Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.
Em linguagem antropológica e educacional, humanização significa combate à violência na escola.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
O texto apresenta determinada concepção filosófica de natureza, de homem, de sociedade e de educação: a holista-cristã, razão por que pode ser adotado apenas nas disciplinas das humanidades.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.
A teoria positivista e o taylorismo são os pressupostos da abordagem tradicional de planejamento.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista os tipos de liderança e suas características, assinale a opção correta.
A liderança autoritária caracteriza-se pelo debate entre todos os elementos do grupo, que fixa metas e objetivos.
O líder democrático, cuja postura é essencialmente diretiva, dá instruções concretas, de forma a evitar problemas.
O líder liberal determina as funções, facilitando o processo de gestão, que é direcionado para a resolução de conflitos.
Na liderança liberal, o líder deixa que o grupo tome suas próprias decisões, não havendo imposição de regras.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um currículo construído mediante condicionamentos obtidos por meio de reforços baseia-se na concepção pedagógica
progressista libertadora.
progressista libertária.
liberal tradicional.
liberal tecnicista.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
No processo de ensino-aprendizagem, os aspectos não intencionais de ensino correspondem às atitudes dos professores em face das questões cotidianas.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.
Uma liderança liberal tem como atitude principal a iniciativa dos indivíduos e uma liderança autocrática, a obediência.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto à concepção e à prática de supervisão recomendadas na atualidade, assinale a opção correta.
O trabalho do supervisor deve estar centrado no controle do trabalho docente.
O supervisor deve agir como mediador das práticas docentes.
É atribuição do supervisor a aplicação de provas aos alunos da escola, para avaliar o trabalho docente.
O supervisor não deve participar da construção do projeto político-pedagógico da escola, mas deve acompanhar sua execução.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta acerca da função do processo educativo na concepção liberal renovada não-diretiva.
No currículo, não deve haver conteúdos tradicionais estruturados externamente, devendo o professor trabalhar com conteúdos que emerjam do próprio grupo.
A organização do currículo deve ser embasada na crença de que a assimilação da criança é idêntica à do adulto, apesar de menos desenvolvida.
No currículo, deve-se enfatizar o desenvolvimento das relações e da comunicação, tornando a transmissão de conteúdos secundária.
O processo de aquisição do saber é mais importante que o saber propriamente dito, ou seja, o mais importante é aprender a aprender.
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
De acordo com a concepção construtivista, o aluno assume o papel de protagonista do processo de aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...