Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na organização do trabalho pedagógico, a escola pública da atualidade deve promover
o desenvolvimento de projetos independentes do contexto sociocultural da comunidade local.
a avaliação permanente do trabalho didático-pedagógico em um processo de ação-reflexão-ação.
reuniões com a prefeitura do município para identificar os problemas da comunidade local.
a execução de projeto político-pedagógico elaborado pela secretaria de educação local.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.
O currículo oculto é conseqüência da história de vida dos atores envolvidos no processo de construção do conhecimento.
A Internet e os demais meios de comunicação virtual revolucionaram o acesso à informação em saúde. Acerca desses meios de comunicação, julgue os próximos itens.
A educação a distância, apesar de ainda não implantada, é uma das futuras metas para a formação de conselheiros nacionais na área de saúde.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.
A criança mobiliza os conhecimentos por ela já adquiridos para realizar novas aprendizagens.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a teoria psicogenética, assinale a opção correta.
O método é responsável pela aquisição da aprendizagem.
A obtenção do conhecimento é resultado da própria atividade do sujeito.
O ponto de partida para a aprendizagem é o conhecimento transmitido pelos adultos e assimilado pelas crianças.
A linguagem oral, a escrita e a leitura se desenvolvem separadamente, atuando de maneira interdependente.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
A função social do conhecimento é promover o esclarecimento do homem, rompendo com as pré-noções cristalizadas pelo senso comum. Nesse sentido, o texto acima presta-se ao debate sobre a questão ambiental, que deve ser explorada em várias disciplinas, por ser um dos eixos temáticos estabelecidos pelos PCN.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.
A centralidade na questão orçamentária e a avaliação com ênfase nos produtos são características de uma abordagem emancipadora de planejamento.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O fato de que certas orientações equivocadas presentes nos livros didáticos podem ser aceitas por professores e alunos, muitas vezes, de forma passiva, ocorre porque
I os professores em geral não costumam duvidar dos autores, nem das editoras, e os alunos não costumam duvidar dos livros, nem dos professores.
II a escola é um espaço de transmissão dos conhecimentos e não um espaço de questionamento.
III há professores que não têm conhecimento sólido em sua área que lhes permita questionar os conteúdos dos livros e descobrir os erros conceituais neles contidos.
VI os livros didáticos não deveriam ser utilizados no ensino de ciências.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A pesquisa participante
busca a plena participação da comunidade na análise de sua realidade, com objetivo de promover a participação social em benefício da própria comunidade.
está voltada para o processo de geração de conhecimento científico, visando à fundamentação teórica das ações educativas.
centra a atenção nos processos metodológicos e nas técnicas de pesquisa.
exige que o pesquisador se distancie da realidade para garantir a neutralidade científica.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.
Um currículo organizado a partir da lógica da seriação favorece a análise do desenvolvimento do aluno pelo professor de maneira integral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...