Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.
A missão de uma instituição é estabelecida no nível operacional do planejamento.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, acerca da educação continuada dos profissionais de escola.
A experiência docente é um elemento irrelevante para a organização de um projeto de formação continuada do profissional reflexivo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com a concepção progressista crítico-social,
os conteúdos devem ser colocados à disposição dos alunos, servindo para a promoção da autogestão, sem ser objeto de cobranças de avaliações.
os conteúdos a serem trabalhados devem ser aqueles que possam ser observáveis e mensuráveis, eliminando-se a subjetividade.
não é suficiente que os conteúdos sejam bem ensinados, sendo necessário que tenham uma ligação com seus significados humano e social.
a organização curricular deve privilegiar a aprendizagem dos meios para que os alunos busquem por si mesmos os conhecimentos relevantes.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
De acordo com a concepção construtivista, o aluno assume o papel de protagonista do processo de aprendizagem.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
O diálogo do senso comum com o conhecimento científico é uma das características da metodologia de projetos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, acerca da educação continuada dos profissionais de escola.
A existência de um mediador para colaborar com a condução de grupos de estudos em programas de formação descaracteriza o modelo interativo-reflexivo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma escola realizou uma reformulação curricular que previa o trabalho a partir de salas ambientes nas quais os professores seriam auxiliares, e os alunos buscariam soluções para problemas propostos previamente.
Nessa situação hipotética, prevalece a concepção pedagógica
renovada não-diretiva.
renovada progressivista.
progressista libertadora.
progressista libertária.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
Currículos elaborados com base no princípio de que a função da educação é a formação do homem devem contemplar a aprendizagem de conteúdos importantes para assegurar a inserção do educando no mercado de trabalho.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
No trabalho com uma metodologia de projetos, a autoridade do professor é outorgada pela instância superior.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, acerca da educação continuada dos profissionais de escola.
A orientação teórica do construtivismo histórico-cultural é a mais indicada para a formação de um profissional críticoreflexivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...