Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos currículos do ensino fundamental e médio, assinale a opção correta.

  • A.

    O ensino de artes constitui componente curricular obrigatório, sendo as artes cênicas conteúdo obrigatório, mas não exclusivo.

  • B.

    A educação física deve ser integrada à proposta pedagógica da escola, sendo componente curricular obrigatório na sua oferta, mas optativo para alunos maiores de dezoito anos de idade.

  • C.

    O ensino de História do Brasil deve levar em conta as contribuições de diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente as matrizes indígena, africana e européia.

  • D.

    Obrigatoriamente, pelo menos uma língua estrangeira moderna deve ser incluída na parte geral do currículo a partir da quarta série do ensino fundamental.

As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.

Algumas características de um líder democrático são: pontualidade; sabe o que deve fazer; transforma o trabalho em rotina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

Entre as modalidades de pesquisa participativa, destacam-se a pesquisa-ação, a autoinvestigação e o levantamento participativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.

A seleção de conteúdos ou métodos de ensino não pode ser direcionada pelas condições objetivas de trabalho de uma instituição educativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

As notas e conceitos atribuídos nas avaliações têm caráter objetivo por revelarem a verdadeira capacidade de aprendizagem dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas várias áreas do currículo escolar, existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais, isto é, todas essas áreas educam em relação a questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que veiculam nos conteúdos. Os temas transversais

  • A.

    devem ser integrados nos currículos escolares por meio da instauração de disciplinas específicas.

  • B.

    têm a finalidade de favorecer a compreensão da realidade e a participação social.

  • C.

    foram pensados dentro de uma concepção de neutralidade.

  • D.

    devem ser trabalhados visando apenas os aspectos e problemas internos da escola.

As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.

Algumas características de um líder autoritário são: impaciência para ouvir os argumentos da alteridade; intolerância para com pontos de vista divergentes; concentração de decisões; imposição de tarefas; culpabilização da alteridade pelo fracasso; assunção pessoal do sucesso; personalismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

De acordo com a concepção da pesquisa do tipo participante, deve-se abordar a escola apenas quanto a seus componentes internos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.

A flexibilidade das ações previstas em um plano de aula compromete a seqüência lógica do planejamento em sua totalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Entre os instrumentos de verificação de aprendizagem, o único válido do ponto de vista da aferição do rendimento escolar são as provas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...