Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção incorreta em relação aos mecanismos de participação na gestão e na organização do trabalho pedagógico.
O conselho escolar, órgão de representação da comunidade educativa, é uma instância colegiada que deve contar com a representação dos diferentes segmentos da comunidade escolar e local.
O conselho escolar, órgão de representação da comunidade educativa, é uma instância individualizada que deve contar somente com a participação dos docentes na realização das atividades.
A autonomia precisa ser cotidianamente construída, não sendo, portanto, resultado de atos e resoluções decretadas. A garantia de progressivos graus de autonomia é fundamental para a efetivação de processos democráticos.
São considerados mecanismos de participação o conselho escolar, o grêmio estudantil, a forma de escolha do dirigente escolar, a descentralização e a autonomia da escola.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.
Em um planejamento considerado estratégico, a dinâmica do processo trabalha na lógica da harmonia social por meio da negociação e com resultados de longo prazo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir da constatação da realidade apresentada no texto, assinale a opção correta acerca da idéia de escola inclusiva.
A escola inclusiva é mantida por um ideal cujo foco é não deixar de fora do ambiente escolar nenhuma criança, jovem ou adulto que não teve acesso ao ensino fundamental na idade própria, independentemente da deficiência por ele apresentada.
Os ideais da escola inclusiva se restringem ao atendimento das pessoas portadoras de necessidades especiais em ambientes específicos, com as condições físicas e pessoal especializado para o atendimento a cada uma das deficiências.
Os índices de reprovação e desistência juntamente com a baixa escolaridade não interferem nos ideais da escola inclusiva, pois esta se preocupa apenas com a inclusão, nos estabelecimentos regulares, das pessoas portadoras de necessidades especiais.
A idéia de inclusão se restringe às pessoas que não tiveram oportunidade de cursar o ensino fundamental na infância e, por isso, necessitam ser incluídas no ambiente escolar por meio de programas de alfabetização de jovens e adultos.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.
A descontinuidade das ações governamentais e a redução do planejamento a orçamento são características do planejamento educacional brasileiro em diferentes momentos históricos do país.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.
No momento da avaliação de um planejamento participativo, a questão dos conflitos inerentes ao processo de implementação das ações não pode ser considerada, pois pode prejudicar a tomada de posteriores decisões de forma homogênea e harmoniosa.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.
A abordagem tradicional, que se baseia em uma teoria positivista e absorve para si características tayloristas, considera o planejamento como responsabilidade de especialistas diretamente vinculados aos níveis hierárquicos mais elevados.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os seguintes itens, que versam sobre a pesquisa em educação.
Em educação, a pesquisa quantitativa restringe-se aos dados apurados, enquanto a pesquisa qualitativa faz uma leitura mais crítica da realidade utilizando esses dados.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os seguintes itens, que versam sobre a pesquisa em educação.
Na pesquisa participante, pesquisador e pesquisados são sujeitos ativos na produção do conhecimento.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os seguintes itens, que versam sobre a pesquisa em educação.
Um projeto de pesquisa em educação precisa contemplar apenas o método adotado, pois os outros elementos estão atrelados ao método escolhido.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.
O processo de formação continuada dos profissionais da escola compromissada com a construção do projeto políticopedagógico não se deve limitar aos conteúdos curriculares, mas estender a temas como cidadania, gestão democrática, avaliação, metodologia de pesquisa e ensino, novas tecnologias de ensino, entre outras que a localidade possa exigir.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...