Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos aos tipos de liderança que podem ser identificados em diferentes espaços educativos.
A liderança natural é uma característica que deve estar presente em qualquer líder, independentemente do estilo sob o qual ele exerça o seu poder.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções pedagógicas, julgue os seguintes itens.
O trabalho com uma situação-problema e com temas geradores é a marca da concepção progressista libertária.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Os conteúdos das disciplinas de todas as áreas são organizados, nos paradigmas curriculares tradicionais, no sentido de assegurar o conhecimento objetivo e capaz de ser investigado e descrito de maneira neutra.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
Relacionar o cotidiano escolar rico em história à totalidade do processo histórico social é condição indispensável ao bom desenvolvimento de uma pesquisa participante.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.
O nível tático refere-se a estratégias e ações que afetam uma parte da organização no grau intermediário do planejamento.
Com relação ao processo de avaliação no ensino de ciências, assinale a opção correta.
A avaliação do ensino-aprendizagem não apresenta maiores dificuldades, pois, por ser um processo exato, exclui aspectos subjetivos.
As pesquisas indicam que as concepções espontâneas dos professores refletem enormemente nos aspectos avaliativos, tendo uma forte influência subjetiva nos resultados.
Para avaliar o ensino de ciências, o procedimento mais adequado é a elaboração de provas discriminatórias, que resultem em uma distribuição de notas de tipo gaussiano, pois tal conduta evita as influências subjetivas.
Trabalhos em grupo, investigação do ambiente, criação de experimentos novos, entre outras ações dos alunos, devem ser evitados pelo professor para avaliar o processo de ensinoaprendizagem.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos aos tipos de liderança que podem ser identificados em diferentes espaços educativos.
Em um município no qual os diretores de escolas são indicados pelo prefeito, a liderança inicial dos gestores é a institucional.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções pedagógicas, julgue os seguintes itens.
A tendência crítico-social dos conteúdos não concebe uma oposição entre cultura erudita e cultura popular, mas uma relação de continuidade entre elas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
O pesquisador, ao realizar pesquisa participante, deve evitar a intermediação de categorias analíticas na apreensão do objeto ou fenômeno investigado.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.
Devido aos projetos e às facilidades de revisões periódicas, o nível operacional é caracterizado pelo fato de que possíveis impactos limitam-se a setores específicos da instituição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...