Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
De acordo com certa concepção de pesquisa participante, a verdade é construída com base em dados empíricos observados pelo pesquisador, que deve formular previamente hipóteses a respeito do comportamento dos diferentes atores sociais envolvidos no processo a ser investigado.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta, relativamente ao planejamento na educação infantil.
Planejar, na educação infantil, é uma atividade necessária, pois proporciona uma reflexão acerca do que se pretende, do que se faz e de como se avalia nessa etapa de ensino. Essa reflexão permite que as decisões tomadas sejam pautadas pela coerência e pela continuidade.
O planejamento na educação infantil deve servir como ferramenta que impeça as variações, de forma que o foco seja mantido nas ações previstas e que os improvisos provocados pelo momento sejam evitados.
O planejamento não requer uma ação intencional. Ao planejar, o professor deve preparar e prever os recursos, prevenindo as possíveis dificuldades e organizando o tempo e os espaços necessários.
Na educação infantil, não é necessário haver um projeto pedagógico na escola, devendo-se focalizar o ensino fundamental, que é o objetivo final da educação infantil.
Com relação à avaliação educacional, é correto afirmar que a avaliação
somativa é realizada no início do processo ensinoaprendizagem para orientar a prática educativa.
formativa é realizada ao final do processo ensinoaprendizagem para verificar a aprendizagem do estudante.
processual é realizada durante o processo ensinoaprendizagem para reorientar o estudante se necessário.
diagnóstica é realizada ao final do processo ensinoaprendizagem para fornecer indicadores da aprendizagem dos estudantes.
A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.
Tanto os instrumentos quanto o conhecimento tecnológico são neutros, sendo, portanto, também neutra a ação daqueles que os utilizam.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções pedagógicas, julgue os seguintes itens.
A repetição de exercícios sistemáticos e a recapitulação dos conteúdos estudados são pressupostos de aprendizagem da concepção liberal tradicional.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.
A escola é o espaço sociocultural, por excelência, de formação das lideranças carismáticas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
A pesquisa participante inscreve-se em um movimento de questionamento da realidade social latino-americana que surgiu na década de 60 do século passado como questionamento do predomínio do positivismo nas práticas das ciências sociais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta quanto à relação professor/aluno na tendência liberal tradicional.
O aluno é o centro do processo educativo e o professor é o especialista em relações humanas para garantir um clima de respeito.
A relação horizontal e o diálogo são os métodos básicos da negociação.
Predominam a autoridade do professor, a atitude receptiva do aluno e a imposição da disciplina.
O professor é o orientador, o sentido da não-diretividade é um princípio e o aluno é livre.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.
Uma das funções dos objetivos específicos de um plano de ensino é expor aos alunos o que se espera deles ao longo do processo.
A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.
A educação tecnológica refere-se, por um lado, ao tipo de educação destinada aos que irão aprender a produzir a tecnologia e, de outro, à educação dirigida àqueles que vão lidar com a realidade de uma sociedade tecnologizada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...