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Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Texto para as questões 36 e 37
Em um mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, o ato de estar formando para a vida significa mais do que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos. De fato, tal ação significa: saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir; enfrentar problemas de diferentes naturezas; participar socialmente de forma prática e solidária; ser capaz de elaborar críticas e propostas.
A partir das idéias do texto, assinale a opção incorreta.
Uma proposta pedagógica com abertura para as questões sociopolíticas colabora na concepção de uma escola comprometida com o aspecto social.
Não trabalhar os temas transversais como proposta escolar impossibilita a promoção do enfrentamento de problemas de diferentes naturezas.
Ações de solidariedade no espaço escolar proporcionam a tomada de consciência e a abertura para o compromisso com o próximo.
Não é papel da escola formar cidadãos críticos e comprometidos com a realidade social.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Texto para as questões 36 e 37
Em um mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, o ato de estar formando para a vida significa mais do que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos. De fato, tal ação significa: saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir; enfrentar problemas de diferentes naturezas; participar socialmente de forma prática e solidária; ser capaz de elaborar críticas e propostas.
Tendo o texto como referência inicial, assinale a opção correta.
A tradição escolar que compartimenta as disciplinas em atividades padronizadas sem relacioná-las com contextos reais necessita ser repensada para atender às necessidades educacionais atuais.
A mudança de atitude diante da passividade depende exclusivamente do educando e não, dos métodos de ensino e de uma nova sintonia entre a escola e a realidade.
As alterações na forma de ensino dependem exclusivamente dos professores e das metodologias utilizadas em sala de aula, e, a partir da mudança de postura desse profissional, a escola estará comprometida com a contemporaneidade.
Atitudes e compromissos sociais não devem ser ensinados na escola, pois fazem parte da capacidade individual do educando e dependem de seu livre arbítrio. A única instituição capaz de transformar essas atitudes é a família.
A moderna pedagogia trata o tema da orientação sexual a partir da compreensão da sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, presente no ser humano ao longo de toda a sua existência. Apoiar o aluno para que ele exerça sua sexualidade com prazer e responsabilidade é uma das finalidades essenciais desse tipo de trabalho na escola. Nessa perspectiva, espera-se que a escola se organize de modo a levar o estudante a
questionar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, meio eficaz para impedir a promiscuidade.
reconhecer que os papéis atribuídos ao masculino e ao feminino são naturais, biologicamente marcados e livres de discriminações.
identificar e expressar livremente seus sentimentos e desejos, entendidos como direito individual que não se subordina aos sentimentos e aos desejos de outrem.
conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir prazer sexual.
A necessidade de se abordar transversalmente o tema saúde, permeando todas as áreas componentes do currículo escolar, decorre da constatação de que a mera transmissão de informações acerca do funcionamento do corpo, das características das doenças e dos hábitos de higiene, ainda que importantes, não garantem o desenvolvimento de atitudes de vida saudável. Entre as opções abaixo, assinale a que não reflete atitude de um educador comprometido com a promoção da saúde.
Entender a escola como um todo, da sala de aula aos banheiros, da área de recreação ao local em que se prepara e é servida a merenda, zelando pela existência de um ambiente saudável.
Promover a ativa participação da comunidade escolar, a começar pelo conjunto dos educadores, na elaboração do projeto pedagógico da educação para a saúde.
Eximir-se da tarefa de oferecer opções para a prática de ações promotoras da saúde para não tolher a liberdade individual de seus alunos.
Buscar um modelo de saúde o mais amplo possível, no qual interajam aspectos físicos, psíquicos, socioculturais e ambientais.
Hoje, mais que em qualquer outra época, a questão ambiental ocupa posição de relevo na agenda das sociedades. Isso se dá em face dos preocupantes resultados de um modelo de civilização centrado na industrialização. Por seu impacto na vida das pessoas, o tema do meio ambiente não pode passar ao largo da educação. Em linhas gerais, espera-se que a escola contribua para que seu aluno seja capaz de
compreender os encadeamentos de diversos fenômenos naturais e seu relacionamento com a vida, posicionando-se criticamente ante as condições ambientais de seu meio.
entender que os problemas ambientais não interferem na qualidade de vida das pessoas quando ficam restritos a determinadas localidades.
adotar posturas distintas, relativas à preservação do meio ambiente, na escola, em casa e na comunidade, já que distintas são essas realidades.
assimilar a diferença intransponível entre patrimônio natural, étnico e cultural, condição necessária para se ligar afetivamente à natureza e aos seres humanos.
É característica da avaliação
I controlar a disciplina dos alunos.
II possibilitar a revisão do plano de ensino.
III ajudar a desenvolver capacidades e habilidades nos alunos.
IV refletir os valores e expectativas do professor em relação aos alunos.
Estão certos apenas os itens
No que se refere à função educativa da avaliação na prática escolar, assinale a opção correta.
A avaliação deve ser utilizada como recompensa aos bons alunos e punição para os desinteressados ou indisciplinados.
O bom professor é aquele que confia em seu olho clínico, por isso não necessita de verificações parciais no decorrer das aulas.
No processo de avaliação, deve-se considerar a relação mútua entre aspectos quantitativos e qualitativos, visando ao desenvolvimento autônomo e independente do educando.
As avaliações qualitativas devem ser valorizadas em detrimento das quantitativas, que não medem o conhecimento dos alunos.
Acerca da segmentação em textos escritos, durante o processo de aquisição da escrita, assinale a opção correta.
O educando necessita apenas dominar a língua falada para fazer a transposição de palavras e expressões para a escrita.
Trata-se de problema conceitual complexo, que exige o reconhecimento de diferentes unidades lingüísticas.
Essa fase corresponde ao início do processo de aquisição da escrita, que o educando domina com muita facilidade.
A segmentação se refere ao processo de escrita formal que se dá com a aquisição de apenas uma unidade lingüística.
O nível de escrita em que a criança representa fielmente o som oral, por meio de um grafema para cada um dos fonemas da língua, é denominado
Em cada item a seguir é apresentada uma ação pedagógica. Julgue se a ação pedagógica apresentada favorece as práticas de escrita.
I Reconhecer a capacidade de escrita das crianças e dar legitimidade às escritas iniciais.
II Desenvolver atividades que promovam escritas significativas para as crianças.
III Promover atividades que permitam diversidade de estratégias na resolução de problemas.
IV Desenvolver atividades que permitam à criança reler o texto produzido para possível reestruturação e para ampliação da compreensão acerca do processo de escrita.
A quantidade de itens certos é igual a
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