Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A educação a distância (EAD) é uma metodologia de ensino cada vez mais popularizada no Brasil. A grande extensão territorial do país tem sido um dos motivos mais fortes no convencimento dos educadores sobre a necessidade do fortalecimento da oferta de educação de qualidade nos vários níveis de ensino proporcionados pela EAD.

A partir das idéias do texto acima, assinale a opção correta acerca da EAD.

  • A.

    De acordo com os estudiosos no assunto, a EAD é uma metodologia de ensino que deve apresentar vida curta no Brasil. Uma de suas principais desvantagens é que oferece o risco de acabar com o modelo de escola tradicional e com a profissão de professores.

  • B.

    A transformação de professores em tutores é uma forma de degradação daquela categoria profissional, uma vez que, para o exercício da atividade de tutor, a exigência de formação é menor que para a de professor.

  • C.

    O tutor de EAD deve atuar como um autor de obras de fundamentação teórica ao escrever os conteúdos oferecidos na modalidade a distância. Com o passar do tempo, os conteúdos de EAD devem substituir os livros tradicionais.

  • D.

    A EAD exige dos profissionais da educação uma nova postura diante das metodologias de ensino e do desenho pedagógico dos cursos. Atenção especial deve ser focada nos padrões de qualidade e por isso deve haver grande investimento na capacitação de professores nessa metodologia de ensino.

Julgue os itens que se seguem a respeito dos projetos políticopedagógicos e suas implicações.

O projeto político-pedagógico tem como objetivo centralizar a tomada de decisões pedagógicas na figura do diretor da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento educacional, assinale a opção correta.

  • A.

    Qualquer planejamento de atividades educativas deve apresentar três fases: estabelecimento dos objetivos, previsão dos conteúdos a serem desenvolvidos e previsão das formas de avaliação.

  • B.

    A elaboração do projeto político pedagógico é obrigatória para todo estabelecimento de ensino e, de acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — Lei n.º 9.394/1996 —, deve contemplar todas as fases do planejamento educacional.

  • C.

    A sondagem de aptidões do educando, ou a diagnose das potencialidades e limitações das habilidades dos alunos, deve ser contemplada no plano de aula, a fim de que as atividades a serem desenvolvidas venham a criar oportunidades de desenvolvimento das aptidões e habilidades dos discentes.

  • D.

    De acordo com a Lei n.º 9.394/1996, o planejamento das atividades didáticas a serem desenvolvidas é uma das atribuições dos docentes e deve contemplar todas as fases do planejamento educacional.

No início da década de 60 do século passado surgiram diversos movimentos de educação popular no Brasil, preocupados com a promoção do povo a partir da conscientização política. A ênfase desses grupos ora era colocada na alfabetização, ora na educação de base, mas sempre no sentido de difusão e preservação da cultura. Desses movimentos, nasceu uma teoria educacional de alfabetização, original e inovadora, que posteriormente teve repercussão mundial. Com o golpe militar de 1964, essas atividades foram extintas por serem acusadas de subversivas. O educador brasileiro que se destacou nesses movimentos foi

  • A. Anísio Teixeira.
  • B. Francisco Campos.
  • C. Paulo Freire.
  • D. Fernando Azevedo.

Julgue os itens que se seguem a respeito dos projetos políticopedagógicos e suas implicações.

Atualmente, o plano da escola é concebido como projeto político-pedagógico uma vez que contempla decisões dos órgãos responsáveis pela educação e as ações educacionais do estabelecimento de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à pedagogia liberal e à progressista, julgue os itens a seguir.

I Segundo a pedagogia liberal, a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

II A pedagogia progressista parte da análise crítica das realidades sociais e trabalha com as finalidades sociopolíticas da educação.

III A pedagogia liberal considera relevante a igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições.

IV A pedagogia progressista procura minimizar as diferenças de classes, dando ênfase ao aspecto cultural da sociedade.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Julgue os itens que se seguem a respeito dos projetos políticopedagógicos e suas implicações.

No projeto político-pedagógico de uma escola, não deve ser mencionada a responsabilidade específica de cada segmento da escola ou da comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das diversas tendências pedagógicas, assinale a opção correta.

  • A.

    A pedagogia libertária tem como princípio instrumentalizar o indivíduo para a participação organizada e ativa na democratização da sociedade, por meio de conteúdos com forte significação humana e social.

  • B.

    A pedagogia progressista libertadora é caracterizada por considerar a realidade como mediadora do processo de aprendizagem, que é significativa apenas se for resultado de uma aproximação crítica dessa realidade.

  • C.

    A pedagogia liberal renovada progressivista afirma que o papel da escola é formar atitudes e mudar internamente o indivíduo. A educação é vista então como um ato interno.

  • D.

    A pedagogia liberal tecnicista valoriza a idéia de aprender fazendo, por meio de atividades experimentais, de pesquisa e de solução de problemas, garantindo, dessa forma, o controle do comportamento individual em relação a objetivos preestabelecidos.

Na concepção democrático-participativa, ao se planejar um currículo,

  • A.

    é necessário considerar a garantia de uma base cultural comum e uma base de formação moral de práticas de cidadania. Deve-se constituir um espaço de síntese entre a cultura articulada e as experiências concretas dos alunos, sem perder de vista o espaço democrático na organização escolar.

  • B.

    o diretor da escola deve ter autonomia, com base na legislação vigente nos sistemas de ensino, para selecionar os profissionais que participarão no processo de ensino e deliberar sobre os conteúdos que devem ser ensinados na escola e em outros ambientes educacionais.

  • C.

    é preciso considerar apenas as necessidades locais da comunidade, criando e reinventando os objetivos e as metas compatíveis com os interesses do grupo de profissionais que atuam na instituição.

  • D.

    não é necessário criar um sistema de acompanhamento e avaliação das práticas de gestão para que as decisões sejam revistas pelos responsáveis das ações na implantação e na execução das mesmas.

Uma professora da quarta série do ensino fundamental solicitou aos alunos uma pesquisa sobre o impacto do lixo em sua comunidade. Sugeriu que entrevistassem moradores para opinar sobre a temática e estudassem livros, revistas etc. Combinou com os alunos que teriam o prazo de 1 (um) mês para a entrega do trabalho e colocou-se à disposição deles para tirar qualquer dúvida. No dia combinado, recebeu os trabalhos e notou que alguns alunos haviam copiado trechos de livros e de enciclopédias que não estavam relacionados com os impactos do lixo em sua comunidade.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Na educação, pesquisa participante é a descrição dos fenômenos educativos, com a finalidade de auxiliar os profissionais do ensino melhorar os sistemas de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado
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