Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correta, a partir do texto apresentado.

  • A. A comunicação de oralizados considera o pensamento como uma estrutura da função educativa.
  • B. O oralismo é uma forma diferente de comunicação total, porque os surdos usam regras específicas da língua deles.
  • C. Entre os surdos, os oralizados são os que mais fazem uso de uma comunicação efetiva.
  • D. A comunicação total é um meio de comunicação proposto por especialistas que se ocupam da estruturação do pensamento.
  • E. O oralismo é um tipo de comunicação total que tem por função integrar e facilitar a veiculação de mensagens.

Tendo em vista que a escola é a instituição por meio da qual é transmitida a herança social e, ao mesmo tempo, são desenvolvidos novos conhecimentos, julgue os itens que se seguem. Uma das funções da escola é auxiliar na promoção do desenvolvimento global da personalidade do educando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens que se seguem. O ensino-aprendizagem em artes visuais constitui-se como um processo criativo em que o aluno contempla e ressignifica as diferentes manifestações artísticas para compreender a diversidade sociocultural, a cidadania e os direitos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No âmbito da inclusão educacional e da inclusão social, observa-se que, em determinadas situações escolares e familiares, pessoas surdas preferem ficar sozinhas e totalmente afastadas das outras pessoas. Em reuniões familiares, em que é comum conversar em língua oral, as pessoas surdas mantêm-se solitárias.

Considerando as informações do texto precedente, assinale a opção correta.

  • A. Em comunidades surdas, os ouvintes ainda são maioria e determinam o fluxo que deve ser seguido pela educação.
  • B. A acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação não afeta o bom desempenho do estudante surdo nas atividades acadêmicas.
  • C. O ambiente escolar, quando hostil, desperta sentimentos que levam o indivíduo surdo a (re)produzir os comportamentos descritos no texto.
  • D. O discurso subjacente às situações descritas no texto denota que as pessoas surdas estão integradas a um ambiente de interação e inclusão.
  • E. Como a escola tem combatido mais fortemente o preconceito, o sentimento de solidão que comumente acomete as pessoas surdas foi extinguido do ambiente escolar, estando limitado, atualmente, ao ambiente familiar.

Tendo em vista que a escola é a instituição por meio da qual é transmitida a herança social e, ao mesmo tempo, são desenvolvidos novos conhecimentos, julgue os itens que se seguem. Na escola, os docentes compõem o grupo responsável por pesquisar e desenvolver projetos educacionais; eles, juntamente com os técnicos em educação, respondem pelas atividades fim da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens que se seguem. Em uma perspectiva de educação integral, a elaboração do projeto político-pedagógico deve ser delegada a especialistas em educação, pois, devido a sua formação técnica, eles são mais bem capacitados para projetar uma escola de qualidade para a comunidade, que, afinal, constitui o legítimo usufrutuário do sucesso do processo educacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta, a respeito da inclusão educacional para os estudantes surdos.

  • A. Campanhas de erradicação do preconceito no ambiente escolar são suficientes para se garantirem a inclusão educacional e o respeito à singularidade dos estudantes.
  • B. A valorização das diferenças no ambiente educacional favorece apenas às pessoas sem deficiência, que ganham a oportunidade de conviver com o diferente nesses ambientes.
  • C. A valorização das diferenças e o convívio com o diferente no ambiente educacional promovem, além de respeito, o direito de os surdos serem atendidos em suas demandas.
  • D. As especificidades dos surdos no âmbito das demandas linguísticas, culturais e arquitetônicas são irrelevantes no discurso de inclusão.
  • E. A socialização dos estudantes surdos e não surdos é o único requisito para a inclusão educacional.

Tendo em vista que a escola é a instituição por meio da qual é transmitida a herança social e, ao mesmo tempo, são desenvolvidos novos conhecimentos, julgue os itens que se seguem. A escola melhora sua eficiência como instituição de ensino à medida que se torna um espaço de aprendizagem com perfil mais bem definido e menos suscetível a mudanças, ainda que isso dificulte a interação entre direção, aluno e professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens que se seguem. Atividades esportivas, de lazer, culturais, artísticas, de educomunicação, de educação ambiental e de inclusão digital são consideradas extracurriculares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência inicial o texto precedente, assinale a opção correta.

  • A. A concepção ouvintista é a mais adequada para abordar questões relativas à surdez, como, por exemplo, a falta de acessibilidade dos surdos ao direito de expressão garantido à sociedade ouvinte.
  • B. A postura ouvintista é uma postura de apoio ao sujeito surdo.
  • C. Os surdos criticam o ouvintismo porque desconhecem as possibilidades que ele oferece para torná-los cidadãos melhores.
  • D. O ouvintismo traz consigo um apelo à normalização da pessoa surda em todas as esferas da sociedade.
  • E. Todos os professores ouvintes da classe comum sentem-se despreparados para propiciar o aprendizado dos estudantes surdos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...