Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo em vista que a escola é a instituição por meio da qual é transmitida a herança social e, ao mesmo tempo, são desenvolvidos novos conhecimentos, julgue os itens que se seguem. A escola é o espaço da comunicação educativa; nele, a educação se processa em seu aspecto formal, por intermédio da interação entre quem ensina e quem aprende.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens que se seguem. A metodologia triangular no ensino de artes preconiza que o conhecimento do aluno seja construído a partir dos seguintes eixos: o fazer artístico, a contextualização histórica e a apreciação estética. Além de contribuir com o desenvolvimento cognitivo do aluno, esse tripé contempla várias dimensões da integralidade do ser humano, por isso se aproxima da concepção de educação integral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando esse depoimento como referência inicial, assinale a opção correta a respeito da inclusão de pessoas com deficiência.

  • A. Na concepção ouvintista, entende-se que o surdo não tem a possibilidade de se desenvolver tanto como o ouvinte.
  • B. O relato demonstra que chorar é uma alternativa eficaz para o convencimento das famílias de que o surdo aprende melhor em turmas exclusivas de estudantes surdos.
  • C. O comportamento arredio eventualmente apresentado pelo estudante na inclusão deve-se ao seu desconhecimento dos efeitos positivos que ela tem a oferecer-lhe.
  • D. O depoimento mostra que o surdo também tem uma percepção ouvintista da escola.
  • E. A reação da estudante pode ser explicada pelo fato de os surdos possuírem uma experiência visual com o mundo normalmente dissociada da experiência auditiva experimentada pelos ouvintes.

Tendo em vista que a escola é a instituição por meio da qual é transmitida a herança social e, ao mesmo tempo, são desenvolvidos novos conhecimentos, julgue os itens que se seguem. A escola deve selecionar temas socialmente válidos, mas evitar os que sejam polêmicos, como religião, política e preconceito, a fim de resguardar as diferenças de opiniões dos estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê a atuação, no atendimento educacional especializado para os estudantes surdos, de profissional com conhecimentos

  • A. específicos em, no mínimo, dois componentes curriculares e fluência em LIBRAS.
  • B. específicos no ensino da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua.
  • C. específicos no ensino da língua portuguesa na modalidade oral como segunda língua.
  • D. no ensino da LIBRAS, ainda que rudimentares.
  • E. específicos em, no mínimo, três componentes curriculares.

I - transtorno opositivo desafiador, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

II - deficiência, transtorno opositivo desafiador e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

III - deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem nas escolas regulares dos estudantes com as condições descritas

  • A. nos itens II e III.
  • B. em todos os itens.
  • C. no item I.
  • D. no item III.
  • E. nos itens I e II.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva garante

  • A. a educação integral a todos os estudantes surdos matriculados em escolas bilíngues.
  • B. o acesso ao vestibular traduzido em LIBRAS para os candidatos surdos.
  • C. a formação de professores e demais profissionais da escola para o atendimento educacional especializado e para a educação inclusiva.
  • D. o transporte escolar gratuito para todos os estudantes surdos da educação básica.
  • E. a educação especial, em toda a educação básica, em classes bilíngues, com matrícula exclusiva para estudantes surdos.

Acerca da relação entre surdez, desenvolvimento da linguagem e aprendizagem na escola, assinale a opção correta.

  • A. Tradicionalmente, a identidade do surdo veio sendo construída com base na ideia de fracasso e de limitações educacionais.
  • B. A surdez congênita ou precoce não implica limitações de acesso à linguagem falada.
  • C. Os problemas tradicionais apontados como características da pessoa surda não são influenciados por condições educacionais.
  • D. Os estudantes surdos não apresentam limitações cognitivas inerentes à surdez, somente limitações de natureza afetiva.
  • E. A orientação dos pais de crianças surdas sobre aspectos linguísticos e culturais para a promoção da aprendizagem escolar do estudante surdo é sempre adequada no âmbito escolar.

Considerando o texto 15A1AAA, assinale a opção correta em relação às atividades pedagógicas orientadas para o desenvolvimento do léxico em língua portuguesa escrita.

  • A. atividades de escrita contextualizada, a partir de um dado assunto
  • B. linguagens lúdicas para descoberta da escrita
  • C. leitura de texto escrito: texto – frases – palavras – sílabas – letras
  • D. dramatização, contextualização de situações vividas, aula-passeio, sessão de filmes
  • E. leitura de ícones, sinais, índices, símbolos e signos linguísticos

Considerando a ideia expressa no texto 15A1AAA, assinale a opção que apresenta atividades pedagógicas relativas à aquisição de linguagens nas fases iniciais de aprendizado da língua portuguesa.

  • A. desenho e estratégias fonéticas de alfabetização e letramento
  • B. sessão de filmes, interpretação e compreensão de textos
  • C. testes-problema, expressão corporal e facial
  • D. do texto ao desenho, interpretação por meio de desenhos, produção de gêneros textuais
  • E. expressão corporal, expressão artístico-cultural, dramatização, aula-passeio
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...