Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo.

  • A. Preparar o aluno surdo para as diferentes formas de comunicação em língua portuguesa, escrita e oral, de modo que ele possa atuar com fluência linguística.
  • B. Desenvolver a leitura labial, a leitura textual e a escrita o quanto possível, evitando-se o processo discriminatório em sala de aula.
  • C. Estimular o aluno a aprender o português escrito, única forma de participar da comunidade ouvinte sem sofrer discriminação.
  • D. Ampliar o acervo textual do surdo na língua portuguesa, para que ele seja capaz de dialogar com os colegas ouvintes de forma escrita e compreensível.
  • E. Desenvolver a competência linguística e textual dos alunos com surdez, para que sejam capazes de ler e escrever em língua portuguesa.

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. Nos termos das normas específicas definidas em cada sistema de ensino, a carga horária presencial mínima a ser cumprida nos cursos técnicos de nível médio oferecidos, na modalidade de educação a distância, é de 10%.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito de necessidades educacionais especiais

  • A. pressupõe a cura clínica como forma de inclusão.
  • B. é mais amplo que o conceito de deficiência.
  • C. contempla o atendimento de acordo com os interesses de cada aluno por determinada área do conhecimento, em respeito à identidade de cada um.
  • D. inclui a pessoa com dificuldade de aprendizagem temporária.
  • E. denomina um conjunto de pessoas com dificuldade de aprendizagem em um componente curricular, salvo as pessoas com transtornos funcionais.

A Política Nacional da Educação Especial, documento que apresenta as diretrizes da educação nacional para a inclusão das pessoas com necessidades especiais,

  • A. prevê que a formação inicial e continuada do professor deve contemplar conhecimentos atualizados para o exercício da docência, voltados para a justiça social.
  • B. prevê a obrigatoriedade de apresentação de laudo ou relatório médico ou de especialista para a inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais nas escolas regulares.
  • C. considera a educação indígena e quilombola uma questão distinta da questão da educação inclusiva.
  • D. aponta que o investimento na formação do professor é garantia suficiente de modificação do sistema educacional, de modo a torná-lo inclusivo.
  • E. prevê a eliminação de barreiras arquitetônicas como mecanismo obrigatório de acessibilidade ao ambiente escolar, considerando todos os demais facultativos por serem de caráter subjetivo.

Na década de 50 do século passado, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com necessidades especiais. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Adotando-se o princípio da normalização, considera-se a deficiência uma característica da diversidade social e humana.
  • B. O princípio da normalização trata exclusivamente da intervenção médica.
  • C. Estudantes com superdotação/altas habilidades, não sendo considerados alunos com deficiência, não fazem jus ao atendimento educacional especializado (AEE).
  • D. O princípio da normalização corresponde ao princípio da inclusão, sendo a diferença entre ambos apenas terminológica.
  • E. Sob o enfoque da normalização, a educação especial deveria criar às pessoas com deficiência condições semelhantes, tanto quanto possível, às condições da sociedade consideradas normais.

Julgue os itens a seguir, considerando o ensino por ciclos e a implementação do 3.º Ciclo para as Aprendizagens. A vivência é uma intervenção pedagógica atrelada aos ciclos de aprendizagem e que permite que o professor, baseando-se no cumprimento dos objetivos pedagógicos, avalie se um aluno, após um período de cinco a dez dias em nova turma, deve avançar de etapa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue os itens subsequentes. Espera-se do professor preparo teórico-prático adequado para superar a fragmentação entre os domínios do conhecimento, de modo que alcance uma visão interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, considerando o ensino por ciclos e a implementação do 3.º Ciclo para as Aprendizagens. Para todo conhecimento deve-se fazer a transição do conhecimento sintético ao conhecimento sincrético, adquirindo-se a capacidade de reunir diferentes saberes em um todo coeso.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue os itens subsequentes. O professor deve ser crítico, reflexivo e responder, por meio da prática docente, às situações que surgem no dia a dia profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, considerando o ensino por ciclos e a implementação do 3.º Ciclo para as Aprendizagens. O ensino por ciclos busca a retomada e aprofundamento contínuo de conhecimentos; para isso, propõe-se a que as turmas não sejam divididas pela idade dos aprendizes, dando-se espaço para as diferentes inteligências e contextos socioculturais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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