Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da supervisão escolar, julgue os itens que se seguem.
O supervisor escolar tem como uma de suas funções estimular grupos de estudo entre os professores, focalizando a formação permanente desse grupo.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
Na construção do projeto político-pedagógico da escola, são fundamentais: a adesão voluntária e consciente da comunidade e a existência de um ambiente favorável às relações de trabalho.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da supervisão escolar, julgue os itens que se seguem.
O supervisor escolar, profissional integrado ao corpo docente, trabalha de forma interdisciplinar, articulando sujeitos e elementos do processo de ensino e aprendizagem: professores, alunos, competências, habilidades, metodologia e avaliação.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
Além do projeto pedagógico, é desejável que, dentro do possível, haja discussões em torno da formação permanente dos educadores escolares.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens seguintes.
Historicamente, as tendências pedagógicas vivenciadas no contexto educacional brasileiro ficaram restritas a um período determinado, de forma que o aparecimento de uma tendência implicou no desaparecimento da outra, tendo em vista as características diferenciadas de cada linha pedagógica.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
Uma das preocupações inócuas na construção do projeto pedagógico refere-se à existência de um referencial teórico.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens seguintes.
A Pedagogia Libertadora configurou-se, no Brasil, durante as décadas de 70 e 80 do século passado, quando diversos educadores se mobilizaram para efetivar uma educação crítica, a serviço de transformações socioeconômicas e políticas, com o objetivo de superar as desigualdades sociais.
Assinale a opção correta em relação ao projeto políticopedagógico (PPP) em uma perspectiva emancipadora.
Em uma organização, o PPP delineia de forma coletiva a competência principal esperada pelo grupo de atores envolvidos naquele processo e, por ser elaborado e assumido coletivamente, oferece garantia de aperfeiçoamento permanente da qualidade esperada em um processo educativo.
Como o PPP é um processo em construção e seus resultados são gradativos e mediatos, fazem-se necessárias diretrizes de apoio, que devem ser elaboradas por terceiros, ou seja, por especialistas externos à organização.
Em uma organização democrática, na qual a participação é elemento fundante para a consecução dos fins assumidos pelo coletivo, torna-se irrelevante a postura de firmeza da equipe diretiva no sentido de encaminhar e viabilizar decisões, para que sejam efetivamente cumpridas por todos.
Na elaboração e na implementação do PPP, devem-se eliminar totalmente os conflitos organizacionais para não inviabilizar a organização em função de conflitos nas relações interpessoais.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
Para que o projeto realmente demonstre a identidade da escola, há que se utilizar comunicação eficiente, tornando-o factível e facilmente compreendido.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens seguintes.
A Pedagogia Renovada valoriza o princípio da aprendizagem por descoberta e estabelece que a aprendizagem parte do interesse do aluno, da experimentação e das descobertas por si mesmo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...