Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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No que se refere às características dos adolescentes com deficiência múltipla e sua relação com o planejamento de estratégias e atividades pedagógicas, assinale a opção correta.

  • A. As atividades desenvolvidas na escola devem tornar o aluno com deficiência múltipla capaz de conviver com sentimentos de rejeição e autopiedade.
  • B. Na adaptação curricular, os professores devem superestimar as condições e as indisposições físicas desses adolescentes, como forma de não expor suas limitações.
  • C. Propostas pedagógicas que visem à aquisição de novas aprendizagens podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades já adquiridas, por isso é recomendável desconsiderá-las no processo de adaptação curricular.
  • D. É recomendável que o desempenho de um aluno com deficiência múltipla seja comparado ao de outros alunos com essa mesma condição, para que se definam os critérios de avaliação mais adequados a todos.
  • E. O adolescente com deficiência múltipla enfrenta alguns desafios adicionais no desenvolvimento do autoconceito, da autoestima e na construção da própria identidade, e tais peculiaridades devem ser consideradas no planejamento pedagógico direcionado a esses alunos.

O uso de recursos ópticos e não ópticos pode contribuir com a qualidade, o conforto e o desempenho visual dos alunos com baixa visão. Acerca dos tipos de recursos ópticos e não ópticos e seu uso em sala de aula, assinale a opção correta.

  • A. Alguns recursos ópticos, como lupas manuais, de mesa ou de apoio, são bastante utilizados em sala de aula, apesar de provocarem mais fadiga visual que recursos não ópticos.
  • B. A escolha dos recursos ópticos é feita por oftalmologistas, sem a participação de psicopedagogos, por demandar conhecimentos estritamente clínicos.
  • C. As lentes esferoprismáticas e monofocais são recursos ópticos que otimizam o potencial da visão de longo alcance e são adequados à leitura de livros e mapas.
  • D. Os alunos com baixa visão devem ser orientados a se sentar próximo a janelas e portas, pois a iluminação natural proporciona melhores condições para a leitura dos textos.
  • E. O material didático a ser utilizado em sala de aula deve ter cores neutras e pouco contrastantes, para não interferir na funcionalidade e adaptação de recursos ópticos.

Com o intuito de proporcionar assistência educacional, tecnológica, psicológica, moral e técnica aos portadores de deficiência múltipla, as ações de apoio devem

  • A. exigir do deficiente múltiplo o máximo de eficiência na execução das atividades.
  • B. ser planejadas com o objetivo de promover experiências de sucesso.
  • C. ser executadas em ritmo acelerado, para que o deficiente múltiplo consiga se desenvolver mais rapidamente.
  • D. ter como meta a manutenção do nível de comprometimento da pessoa com deficiência múltipla.
  • E. condicionar-se às deficiências diagnosticadas, que balizam o planejamento das atividades.

No que se refere às dimensões sensoriais, físicas e psíquicas a serem consideradas no AEE para alunos com deficiências múltiplas, assinale a opção correta.

  • A. No planejamento da avaliação de aprendizagem, os aspectos que acarretam atraso na capacidade adaptativa são mais relevantes que aqueles relacionados ao desenvolvimento global do deficiente múltiplo.
  • B. A efetividade do AEE depende do funcionamento global do deficiente múltiplo; nesse sentido, estudantes com deficiência sensoriais e físicas apresentam maior déficit de aprendizagem que alunos com deficiência mental grave.
  • C. As atividades psicopedagógicas a serem aplicadas aos estudantes com deficiências físicas ou sensoriais devem prever a existência de deficiências socioafetivas ou psíquicas concomitantes.
  • D. Os estudantes com deficiências múltiplas socioafetivas ou psicomotoras tendem a ter menor desempenho em atividades avaliativas quando comparados aos que possuem deficiências sensoriais.
  • E. Na adequação curricular, as atividades propostas devem ser individualizadas em virtude do nível de comprometimento funcional de cada estudante e devido a outras peculiaridades de seu desenvolvimento.

Acerca das tecnologias assistivas adequadas ao atendimento educacional especializado para alunos cegos ou com baixa visão, assinale a opção correta.

  • A. O sorobã auxilia o deficiente visual a desenhar mapas e a ampliar esquemas geométricos.
  • B. O reglete é um aparelho eletrônico que ajuda o deficiente visual a superar dificuldades de natureza linguística.
  • C. Os sintetizadores de voz têm a função de gravar e ampliar o som da voz humana como meio de facilitar a leitura labial.
  • D. Lupas eletrônicas, impressoras braille e scanners de mesa são softwares que permitem a ampliação de textos.
  • E. A punção e a máquina braille são recursos que auxiliam o deficiente visual na produção de textos escritos.

A equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os professores para discutir a implantação de um ambiente educacional bilíngue para os alunos com deficiência auditiva.

Com relação à educação bilíngue nessa escola, assinale a opção correta.

  • A. Nas aulas, o uso de recursos visuais para a aprendizagem do português como segunda língua pelos surdos deverá ser evitado.
  • B. O acervo textual em língua portuguesa deve ser reduzido ao mínimo possível na educação dos surdos.
  • C. O ensino da LIBRAS exige uma organização metodológica e didática especializada.
  • D. É opcional à escola ofertar o ensino da LIBRAS, uma vez que a língua oficial do Brasil é o português.
  • E. A educação bilíngue pressupõe a realização de tradução literal das palavras do português para LIBRAS.

Os múltiplos fatores que podem ocasionar deficiência intelectual são classificados em pré-natais, quando ocorrem antes do nascimento, perinatais, quando ocorrem durante o parto, e pós-natais, quando ocorrem depois do nascimento. Nesse sentido, o uso de álcool, tabaco ou drogas pela gestante e traumas obstétricos são fatores de risco ao desenvolvimento de deficiência intelectual nos períodos

  • A. pós-natal e perinatal, respectivamente.
  • B. perinatal e pré-natal, respectivamente.
  • C. pré-natal e perinatal, respectivamente.
  • D. pós-natal e pré-natal, respectivamente.
  • E. pré-natal e pós-natal, respectivamente.

Acerca da deficiência visual, assinale a opção correta.

  • A. A visão depende exclusivamente do bom funcionamento do olho.
  • B. A aprendizagem da pessoa com deficiência visual depende do uso de softwares e aplicativos de computador.
  • C. A baixa visão apresenta uma definição clara e objetiva, ao contrário da cegueira que inclui uma variedade de comprometimentos visuais.
  • D. Do ponto de vista educacional, considera-se deficiente visual especificamente aquele que utiliza os sentidos remanescentes no processo de aprendizagem.
  • E. A deficiência visual inclui dois grupos de condições distintas: cegueira e baixa visão.

A deficiência intelectual caracteriza-se por

  • A. limitações significativas no funcionamento adaptativo de habilidades como autocuidados e vida doméstica.
  • B. funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado a distúrbios comportamentais.
  • C. funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado à dificuldade visual.
  • D. limitações significativas no funcionamento adaptativo na área da comunicação associada à deficiência auditiva.
  • E. dificuldade de mobilidade e de comunicação iniciada antes dos dois anos de idade.

Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta.

  • A. O quadro de deficiência múltipla é caracterizado exclusivamente por fraturas provocadas por traumas ou acidentes.
  • B. Alunos com altas habilidades/superdotação são aqueles que apresentam potencial elevado em uma área isolada ou combinada, apresentando também um repertório de interesses estereotipado e repetitivo.
  • C. Alunos com transtorno global do desenvolvimento integram a categoria das pessoas com deficiência, dadas as características desses transtornos.
  • D. Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de médio e longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial e cuja participação plena na escola e na sociedade pode ser restringida, em interação com diversas barreiras.
  • E. Os principais critérios considerados no diagnóstico de aluno com altas habilidades/superdotação são o bom desempenho escolar em todas as disciplinas e o fato de não precisar de ajuda no contexto escolar.
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