Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao processo de avaliação dos estudantes com deficiência, assinale a opção correta.

  • A. No momento da realização de provas, todos os estudantes com deficiência devem ser acompanhados por um profissional especializado em AEE.
  • B. A avaliação dos estudantes com deficiência tem caráter classificatório e, por isso, deve ser realizada por meio de notas e provas.
  • C. O estudante com deficiência dificilmente vai apresentar algum avanço significativo na aprendizagem.
  • D. Na realização do processo em questão, devem ser observados os critérios da avaliação contínua e cumulativa do desenvolvimento do estudante, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
  • E. O processo avaliativo é irrelevante no que se refere à realização de adequações curriculares.

Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue os próximos itens. O conselho de classe é um importante momento de avaliação e formação continuada dos profissionais da educação, propiciando uma reflexão sobre a ação educativa, com vistas à busca de alternativas para a superação dos desafios cotidianos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das medidas que viabilizam o acesso de estudantes com deficiência ao currículo, a exemplo de modificações físicas e materiais na escola e na metodologia utilizada pelo professor, assinale a opção correta.

  • A. As ações que favorecem a aprendizagem na escola incluem a organização dos ambientes das salas de aula, a adequação de instrumentos de avaliação e a utilização de sistemas alternativos de comunicação.
  • B. Nas escolas, deve-se evitar a aplicação de uma pedagogia diferenciada como resposta à diversidade, sob pena de discriminação.
  • C. A realização de adaptações no currículo comum tem como objetivo atender, de forma geral, aos estudantes da educação especial.
  • D. De acordo com o paradigma da inclusão, estudantes com deficiência adaptam-se às condições escolares já existentes.
  • E. O plano de trabalho, quando for definido e eleito pelo coletivo escolar, não precisa ser subsidiado pelo projeto político-pedagógico da escola.

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir. No Brasil, há autores que consideram que as principais tendências pedagógicas pertencem a duas categorias: as liberais, em uma perspectiva mais democrática de educação, e as progressistas, fundamentadas em uma análise crítica da sociedade. A adoção tanto de uma quanto de outra categoria nos sistemas de ensino brasileiros resultou na superação do modelo que reproduz a divisão social do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na perspectiva da educação inclusiva, cabe destacar que a educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão escolar do estudante com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação (AH/SD), nas turmas comuns do ensino regular.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as escolas da rede regular de ensino devem organizar suas classes comuns com o objetivo de

  • A. realizar a complementação ou suplementação curricular por meio da utilização de procedimentos, de equipamentos e de materiais específicos.
  • B. concentrar os estudantes com necessidades educacionais especiais na única classe do ano escolar em que foram classificados, de modo que essa turma inteira se beneficie das diferenças.
  • C. identificar potencialidades e dificuldades de aprendizagem dos estudantes bem como detectar problemas de ensino-aprendizagem para, posteriormente, encaminhá-los para centros de atendimento especializados.
  • D. flexibilizar e adaptar o currículo, considerando o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos para atender aos estudantes com necessidades educacionais especiais.
  • E. ter na escola professores que saibam lidar com necessidades educacionais especiais, mas não necessariamente dispor de profissionais com especialização para o atendimento às necessidades educacionais dos alunos.

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir. Na escola observam-se espaços, tempos, papéis sociais, relações de poder e de trabalho decorrentes de convenções sociais e históricas que consolidam rotinas organizacionais que perpassam diversas gerações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD)

  • A. apresentam o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem física, sensorial e(ou) intelectual.
  • B. têm perda bilateral, parcial ou total de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma.
  • C. apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realizam tarefas em áreas de seu interesse.
  • D. apresentam limitações nas habilidades adaptativas que não podem ser reparadas pela inclusão escolar imediata.
  • E. desenham muito bem e encontram-se exclusivamente na faixa etária compreendida entre oito e quatorze anos de idade.

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir. Na formação continuada dos professores, a coordenação pedagógica deve considerar as diferentes tendências pedagógicas, a fim de tornar a ação educativa cada vez mais consciente sobre que sociedade se deseja construir.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao AEE para altas habilidades/superdotação (AH/SD), assinale a opção correta.

  • A. Exame clínico realizado por neurologista é requisito para o ingresso do estudante com AH/SD no AEE.
  • B. A sala de recursos de AH/SD constitui-se em espaço de mediação entre os conhecimentos adquiridos pelo estudante no ensino regular e o desenvolvimento das suas potencialidades em áreas ou tópicos de seu interesse.
  • C. Cabe ao professor do AEE responsável pelo estudante com AH/SD realizar atendimento complementar ao da sala de aula comum.
  • D. O estudante que ingressa no programa de AEE para AH/SD deve permanecer inserido, durante a educação básica, no referido programa, já que este apresenta caráter permanente.
  • E. O estudante que ingressou no programa para AH/SD deve realizar atividades de enriquecimento, no mínimo, duas vezes por semana, preferencialmente no horário das atividades da classe comum.

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. No caso de alunos com transtorno global do desenvolvimento, o atendimento pedagógico em sala de recursos complementa o atendimento educacional na sala de aula regular.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...