Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A respeito do plano de AEE, assinale a opção correta.

  • A. O plano de AEE é de uso exclusivo do professor de sala de aula.
  • B. Se o aluno com deficiência estiver frequentando assiduamente a sala de recursos multifuncionais e sua integração às atividades propostas se der de forma natural, o plano de AEE se torna pouco relevante.
  • C. Elaborado no início do ano, o plano de AEE será desenvolvido com todos os alunos com deficiência que frequentam a sala de recursos multifuncional, independentemente de suas particularidades.
  • D. O plano de AEE deverá considerar as necessidades educacionais específicas de cada aluno e ser elaborado de acordo com elas.
  • E. O currículo proposto pela secretaria de educação deverá ser rigorosamente respeitado e atendido, não se admitindo adequações com o fim de garantir a plena acessibilidade dos alunos com deficiência aos conteúdos.

A respeito do projeto político-pedagógico (PPP), julgue os itens subsequentes. O PPP, documento norteador da organização do trabalho pedagógico, é elaborado pelos gestores escolares, como exigência dos órgãos de inspeção de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme nota técnica do Ministério da Educação, o atendimento educacional especializado (AEE) será desenvolvido

  • A. em salas de recursos multifuncionais dos centros específicos de AEE, não podendo ser substitutivo à escolarização, mas devendo ser ofertada no mesmo turno de aula do aluno para auxiliar o trabalho docente.
  • B. em salas de recursos multifuncionais da escola do aluno, de outra escola ou em centros de AEE, desde que ofertado de forma complementar ou suplementar, sem substitutir à escolarização.
  • C. no turno inverso ao turno do aluno, na própria escola, em outra escola, mas não em centros de AEE, em caráter complementar ou suplementar.
  • D. em salas de recursos multifuncionais da escola do aluno, de outra escola ou em centros específicos de AEE, de forma substitutiva à escolarização.
  • E. exclusivamente em salas de recursos multifuncionais da própria escola do aluno e em caráter complementar ou suplementar à escolarização.

A respeito do projeto político-pedagógico (PPP), julgue os itens subsequentes. O PPP delineia as atribuições dos diversos atores envolvidos no processo educativo, atribuindo ao coordenador pedagógico a responsabilidade de controlar as relações interpessoais que se estabelecem no interior da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

As características de um currículo que pode ser eficiente para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência incluem

  • A. a garantia de livre acesso dos estudantes aos professores e aos conteúdos por eles mediados.
  • B. a imutabilidade curricular, mas com privilégio da motivação dirigida aos estudantes, para que estudem cada vez mais.
  • C. a acessibilidade a todos os conteúdos, mesmo que não sejam processadas adequações às singularidades de cada estudante.
  • D. a disponibilização dos conteúdos de aprendizagem para os estudantes de forma que se dispense qualquer intervenção pedagógica.
  • E. a garantia de adequações necessárias ao tempo, aos procedimentos específicos de cada aluno e, se necessário, a mudança de objetivos.

A respeito do projeto político-pedagógico (PPP), julgue os itens subsequentes. A organização curricular pressupõe a seleção de conhecimentos a serem desenvolvidos e os meios para alcançá-los de forma dinâmica, neutra e culturalmente determinada.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de avaliação de estudantes com deficiência, o uso do portfólio permite que o professor

  • A. mantenha a família afastada do processo de avaliação.
  • B. priorize aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos.
  • C. aborde exclusivamente as dificuldades desses estudantes.
  • D. aplique testes padronizados às especificidades de cada estudante.
  • E. tome decisões sobre quais recursos de acessibilidade deverão ser oferecidos.

A respeito do projeto político-pedagógico (PPP), julgue os itens subsequentes. O PPP privilegia a qualidade e o profissionalismo, para um desempenho competente e comprometido com as responsabilidades da categoria docente, por meio de um comportamento ético e político, próprio de uma prática profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos aspectos psicológicos que dizem respeito ao nascimento e à rotina das famílias de bebês com deficiência, assinale a opção correta.

  • A. A depressão pós-parto, doença que requer muita atenção médica, é considerada irrelevante no caso de mães de crianças com deficiência.
  • B. Os pais de crianças com deficiência são mais vulneráveis ao desenvolvimento de depressão do que as mães dessas crianças.
  • C. Após o nascimento do bebê com deficiência, as mães devem dedicar-se sozinhas a estudos para aprender a cuidar do(a) filho(a).
  • D. Esperança e a alegria são os sentimentos mais observados nos pais após o nascimento de um bebê com deficiência.
  • E. O nascimento de um bebê com deficiência, devido ao impacto que provoca no casal, pode provocar desestruturação e interrupção na estabilidade familiar.

Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue os próximos itens. A primeira etapa do processo de planejamento escolar corresponde à seleção dos conteúdos escolares a serem trabalhados, o que é essencial para a definição dos objetivos específicos de cada disciplina e das estratégias mais adequadas para seu desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado
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