Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Em relação ao atendimento especial especializado (AEE) direcionado ao aluno com transtorno global do desenvolvimento (TGD), assinale a opção correta.

  • A. As atividades do AEE para o estudante com TGD substituem as atividades ofertadas na classe comum, sendo necessário somente que, no atendimento educacional especializado, sejam reforçados os conteúdos não compreendidos pelo estudante na sala de aula da classe comum.
  • B. O professor do AEE não deve compartilhar seu conhecimento a respeito do TGD com a comunidade escolar devido ao fato de todas as informações relacionadas a esse transtorno serem sigilosas.
  • C. Compete ao profissional do AEE atuar como docente nas atividades de suplementação curricular específica para o estudante com TGD.
  • D. O AEE para os estudantes com TGD deve acontecer, preferencialmente, no turno da classe comum e na própria instituição educacional.
  • E. As atribuições do professor do AEE incluem orientar os profissionais da escola quanto à utilização de recursos e à organização das rotinas de trabalho, de acordo com as peculiaridades de cada estudante e da escola.

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. Os centros de ensino especial atendem, entre outros alunos, aqueles que necessitam do currículo funcional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que corresponde ao transtorno que acomete o indivíduo habitualmente entre sete e vinte quatro meses de idade e é caracterizado por um desenvolvimento inicial, aparentemente normal, seguido da perda parcial ou completa de linguagem, da marcha e das habilidades com o uso das mãos, associado a um atraso no desenvolvimento craniano.

  • A. transtorno desintegrativo da infância
  • B. transtorno de Aspeger
  • C. autismo atípico
  • D. transtorno autista
  • E. transtorno de Rett

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. A educação especial/inclusiva tem caráter complementar ou suplementar, conforme o caso concreto.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM – VI-TR), os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) apresentam

  • A. comprometimento grave global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidade de interação social e recíproca, habilidades de comunicação ou presença de esterotipias de comportamento, interesses e atividades.
  • B. duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem física, sensorial e(ou) intelectual.
  • C. potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
  • D. incapacidade caracterizada por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual como no comportamento adaptativo, expressa nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas.
  • E. comprometimento do aparelho locomotor, o qual compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso.

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. O material direcionado ao atendimento educacional especializado (AEE) é elaborado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC e deve ser enviado às escolas que prestem esse serviço antes do início do ano letivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento das atividades do atendimento educacional especializado para alunos surdos, o professor deve

  • A. estudar os termos científicos próprios das áreas específicas em LIBRAS para ensiná-los aos professores das classes comuns.
  • B. utilizar estratégias de dramatização e pantomima para que o aluno surdo permaneça relaxado e bem humorado durante o processo de ensino-aprendizagem.
  • C. manter uma relação pessoal afetiva com o aluno surdo, para que ele se sinta acolhido e valorizado.
  • D. identificar as habilidades e necessidades do aluno surdo para atendê-lo em aulas de reforço dos conteúdos que não foram compreendidos na classe regular.
  • E. estabelecer parceria com os professores da sala de aula comum para a discussão dos conteúdos curriculares.

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. O atendimento especializado na escola não se restringe às crianças portadoras de laudos médicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto precedente é parte do depoimento de um aluno com cegueira congênita. Considerando esse relato como reflexo da experiência escolar de deficientes visuais, assinale a opção correta a respeito da comunicação entre o professor e o aluno com deficiência visual (baixa visão, cegueira congênita ou adquirida).

  • A. O aluno com cegueira congênita tem comprometimento da noção espacial, por isso é inadequado o professor empregar expressões de direção, como direita e esquerda, para se comunicar com esse aluno.
  • B. A afirmação de que o cego congênito tem dificuldade para entender símbolos e conceitos abstratos relaciona-se à experiência pessoal do autor do depoimento, pois são raras as queixas nesse aspecto.
  • C. Na transmissão de informações aos alunos deficientes visuais, o professor deve utilizar verbos associados à percepção sonora (ouçam, percebam) em lugar de verbos cujo significado remeta à percepção visual (vejam, olhem).
  • D. Ao falar com o aluno deficiente visual, em especial com os que têm cegueira congênita ou adquirida, o professor deve explicar e descrever cenas, imagens e situações cujo entendimento dependa de visualização.
  • E. É inadequado mencionar as cores para alunos com cegueira congênita, mesmo que associadas a elementos da natureza, aromas ou outras simbologias.

Com relação à atuação da equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, psicólogos, médicos, assistentes sociais, entre outros profissionais, no atendimento educacional especializado para alunos com deficiências múltiplas, assinale a opção correta.

  • A. O desenvolvimento e a seleção de atividades relacionadas ao perfil do estudante com deficiências múltiplas não exigem o envolvimento de toda a equipe multidisciplinar, por serem responsabilidades dos profissionais da educação.
  • B. As intervenções do psicólogo possuem caráter preventivo e de apoio institucional, além de auxiliarem na organização e sistematização de ações da equipe pedagógica.
  • C. As oficinas de elaboração de currículo e de orientações para o apoio às limitações dos estudantes com deficiências múltiplas são atribuições exclusivas dos pedagogos.
  • D. As atividades prescritas pelos profissionais da saúde devem ser priorizadas em relação às atividades pedagógicas planejadas pelos demais membros da equipe multidisciplinar.
  • E. São atribuições exclusivas dos profissionais da educação a identificação das necessidades educacionais dos estudantes e a definição dos recursos necessários à sua inclusão.
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