Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Atualmente agrupam-se sob a denominação de transtornos do espectro autista os seguintes transtornos:

  • A. autismo, síndrome de Rett e transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação.
  • B. síndrome de Rett, síndrome de Asperger e dificuldades de aprendizagem.
  • C. transtorno desintegrativo da infância, síndrome de Asperger e síndrome de Rett.
  • D. autismo, dificuldades de aprendizagem e síndrome de Down.
  • E. síndrome de Rett, síndrome de Asperger e síndrome de Down.

Assinale a opção correta, em relação ao DNPM.

  • A. O atraso do DNPM é caracterizado por uma condição permanente, que resulta em déficit intelectual.
  • B. O DNPM inicia-se logo após o nascimento.
  • C. Para a avaliação de atraso do DNPM em crianças, basta a realização de entrevistas com seus professores e familiares.
  • D. A síndrome de Down é um dos fatores associados ao atraso do DNPM.
  • E. O sistema sensorial de um bebê que nasça saudável somente estará formado por volta dos vinte e quatro meses de idade.

Acerca do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), assinale a opção correta.

  • A. Sendo o desenvolvimento físico normal, os reflexos primitivos desaparecem em torno dos vinte e quatro meses de idade.
  • B. As etapas do desenvolvimento do sistema nervoso central são estáticas, independentes entre si.
  • C. Características hereditárias não interferem no desenvolvimento neuropsicomotor.
  • D. Os fatores que determinam susceptibilidade ao atraso no DNPM podem ser de natureza biológica, social e familiar ou ambiental.
  • E. A pobreza é considerada um fator de risco ao atraso do DNPM.

No que se refere à comunicação aumentativa e alternativa (CAA), assinale a opção correta.

  • A. Serviços de TA, a exemplo da fisioterapia, da psicologia e da terapia ocupacional, são recursos exclusivos da CAA.
  • B. Os sistemas de símbolos gráficos são recursos de CAA utilizados por fonoaudiólogos, únicos profissionais habilitados para operacionalizá-los.
  • C. Expressões faciais e corporais, sons e gestos são considerados elementos da comunicação alternativa que não dependem de auxílios externos.
  • D. O vocalizador é um recurso de CAA específico para o auxílio de estudantes cegos no processo de aprendizagem.
  • E. Os recursos de CAA para o atendimento aos estudantes com dificuldade de fala são construídos de modo a atender o maior número possível de estudantes da escola.

A respeito de tecnologia assistiva (TA), assinale a opção correta.

  • A. No contexto das avaliações, não se deve empregar a TA, para não configurar situação de privilégio para o estudante com deficiência.
  • B. Cabe ao profissional habilitado em informática a operacionalização dos recursos da TA.
  • C. A TA visa promover a funcionalidade relacionada à atividade e à participação de pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, visando, por exemplo, sua autonomia e inclusão social.
  • D. O termo tecnologia assistiva refere-se aos recursos de acessibilidade ao computador, como, por exemplo, teclados programáveis e teclados virtuais, para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
  • E. O objetivo central da TA é a alfabetização de pessoas com deficiência.

Cabe ao professor do AEE

  • A. oferecer o atendimento clínico aos alunos com diagnóstico clínico.
  • B. oferecer aulas de reforço escolar aos alunos com deficiência.
  • C. oferecer o AEE, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular.
  • D. decidir pela promoção ou retenção de alunos com deficiência que estudam em classes comuns.
  • E. desenvolver atividades pedagógicas diferenciadas com necessidades especiais enquanto o professor da sala de aula trabalha com os demais alunos.

Em sala de aula, o professor pode e deve usar instrumentos de avaliação distintos da tradicional prova escrita. Esses instrumentos alternativos podem ser utilizados para desenvolver, além do aspecto cognitivo, outras habilidades relacionadas à matemática.

Com relação a instrumentos de avaliação alternativos, assinale a opção correta.

  • A. Testes coletivos devem ser evitados: o aluno que não domine o conteúdo em avaliação será beneficiado por aqueles que já o tenham absorvido, o que prejudica a avaliação.
  • B. Produções escritas pelos alunos, de forma individual ou em grupo, realizadas a partir de situações-problemas, também servem como instrumentos de avaliação.
  • C. Testes-relâmpagos e de surpresa não são recomendados nas avaliações: o aluno não terá tempo hábil para estudar e se preparar para essas avaliações.
  • D. Os testes individuais em duas fases são recomendados como instrumentos alternativos de avaliação: em uma primeira fase, o aluno realiza o teste na sala de aula, durante determinado tempo; depois, durante um período maior de tempo, retoma a avaliação para detectar os erros cometidos, sem a ajuda do professor.
  • E. O professor deve evitar entrevistas e conversas informais para avaliar o aluno: questionamentos verbais podem provocar medo no aluno e fazê-lo sentir mais dificuldades com a matemática.

No processo de avaliação dos alunos em matemática, o professor deve privilegiar alguns aspectos particulares. Assinale a opção que apresenta aspectos a ser enfatizados pelo professor na avaliação.

  • A. Não se recomenda que o professor utilize computadores, calculadoras e outros materiais manipuláveis nas avaliações.
  • B. Cada situação e cada problema proposto pelo professor deve envolver a aplicação de um conjunto mínimo de ideias matemáticas, de forma a restringir o processo de solução e aperfeiçoar o processo de avaliação.
  • C. O professor deve avaliar se o aluno é capaz de resolver uma série de problemas formulados previamente e se ele conhece todas as etapas para a resolução.
  • D. É fundamental que o professor avalie o processo de resolução e o grau de criatividade das soluções apresentadas pelos alunos.
  • E. O uso de diferentes formas de avaliação deve ser evitado; isto é, o professor deve optar por apenas um modelo alternativo de avaliação.

Com relação ao uso de jogos e mídias digitais no ensino de matemática, assinale a opção correta.

  • A. Os jogos em geral são indicados para uso em sala de aula, pois, ao demandarem dos alunos, por exemplo, que relembrem fórmulas ou algoritmos, ajudam na fixação de conceitos relacionados a algum conteúdo.
  • B. Os jogos são capazes de resgatar o aspecto lúdico do ensino, o que pode contribuir para a diminuição dos bloqueios apresentados pelos alunos que se sentem, de alguma forma, incapacitados para aprender matemática.
  • C. Os jogos e as mídias digitais favorecem unicamente os aspectos cognitivos da aprendizagem: na sua aplicação individualizada, são propostas para cada estudante situações-problemas que exigem estratégias e táticas interferentes nos processos cognitivos.
  • D. No ensino de matemática, os jogos podem ajudar no desenvolvimento da autonomia e do pensamento dos alunos, elementos fundamentais apenas para a aprendizagem cognitiva.
  • E. Por favorecem diversas habilidades do aluno, produzindo os efeitos desejados mesmo sem o acompanhamento de educadores, as mídias digitais e os jogos podem ser utilizados em sala de aula para o ensino de matemática.

O uso de material concreto e de aplicativos digitais de apoio em sala de aula, desde que satisfeitas algumas condições, favorece a aprendizagem significativa teorizada por David Ausubel. No entanto, é importante que certas condições indispensáveis sejam obedecidas e que as novas ideias trabalhadas com esses materiais não sejam propostas de forma arbitrária.

A respeito desse assunto, assinale a opção correta acerca das atribuições do professor que visem favorecer a aprendizagem significativa.

  • A. Para favorecer a aprendizagem significativa, o professor deve utilizar métodos de avaliação dos alunos que meçam basicamente a habilidade e a capacidade de reconhecer fatos e de reproduzir ideias em contextos idênticos aos encontrados originalmente no estudo de determinado assunto.
  • B. O professor deve identificar quais conceitos estão presentes no conteúdo a ser ensinado e organizá-los de forma lógica para trabalhar com os alunos. Nesse contexto, o professor deve iniciar pelos conteúdos menos inclusivos e específicos e, em seguida, para finalizar, trabalhar com os conteúdos mais gerais.
  • C. Segundo Ausubel, independentemente dos conceitos e da clareza das ideias que o aluno possua na sua estrutura cognitiva, ele será capaz de aprender um novo conteúdo a ser trabalhado e ensinado, desde que o professor privilegie a aprendizagem significativa.
  • D. É dispensável qualquer avaliação a respeito de quais conceitos os alunos já possuem em sua estrutura cognitiva antes da introdução de novo conteúdo em sala de aula. Caso o professor perceba alguma defasagem nos requisitos necessários, a simples introdução dos novos conceitos fará que os alunos absorvam esses requisitos.
  • E. O professor deve trabalhar no sentido de favorecer o interesse do estudante em aprender determinado assunto: a significação é um fenômeno pessoal e normalmente só é alcançada se o estudante se dispuser a um esforço ativo para incluir um novo conhecimento em sua estrutura cognitiva.
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