Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. A variação dos indicadores possibilita constatar mudanças ocorridas. Os indicadores educacionais permitem avaliar a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões. Os Indicadores da Qualidade na Educação, elaborados pelo INEP e outros colaboradores, estão sendo utilizados no Programa Nacional da Escola Básica. Os indicadores da Qualidade na Educação baseiam-se em uma visão ampla de qualidade educativa e, por isso, abrangem sete dimensões: ambiente educativo; prática pedagógica e avaliação; ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; gestão escolar democrática; formação e condições de trabalho dos profissionais da escola; ambiente físico escolar; acesso e permanência dos alunos na escola. Quanto ao ambiente educativo, é correto afirmar que os indicadores referem-se
Observe a figura abaixo.
A Taxonomia de Bloom é uma ferramenta prática e útil, contribuindo para o planejamento, organização e controle dos objetivos educacionais. A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente, o que significa que
Paulo Freire afirma: Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo. A Andragogia significa ensino para adultos. Busca promover o aprendizado através da experiência, fazendo com que a vivência estimule e transforme o conteúdo, impulsionando a assimilação. Quanto aos princípios da Educação da Andragogia, assinale a alternativa incorreta.
Leia os trechos abaixo.
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar a possibilidade para a sua própria produção ou a sua construção. (Paulo Freire)
Treinar vem do latim trahere significa trazer ou levar alguém a fazer algo. Treinar é então levar alguém a ser capaz de fazer algo que ele nunca fez antes, e fazê-lo sem a assistência de quem o ensina. (Carvalho, 1994)
Com base no pensamento de Paulo Freire, é correto afirmar que os processos formativos, nos lugares de trabalho, têm como finalidades
Observe a figura abaixo.
Segundo Chiavenato, o treinamento relaciona-se com a mudança com abrangência micro e individual. Treinamento é Educação institucionalizada. É aplicado de maneira sistemática e organizada e é pelo qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. São técnicas de treinamento:
Leia o texto abaixo para responder à questão 62.
A Internet está caminhando para ser audiovisual, para transmissão em tempo real de som e imagem (tecnologias streaming, que permitem ver o professor em uma tela, acompanhar o resumo do que fala e fazer perguntas ou comentários). Cada vez será mais fácil fazer integrações mais profundas entre TV e WEB (a parte da Internet que nos permite navegar, fazer pesquisas...). Enquanto assiste a determinado programa, o telespectador começa a poder acessar simultaneamente às informações que achar interessantes sobre o programa, acessando o site da programadora na Internet ou outros bancos de dados. (José Manuel Moran. As possibilidades educacionais que se abrem são fantásticas).
O mundo também do trabalho modificou-se nas últimas décadas. As exigências atuais são por constante aperfeiçoamento técnico e político, em que o indivíduo precisa garantir sua empregabilidade na busca incessante por atualização de habilidades, atitudes e novos conhecimentos, os quais têm prazo de validade (Meister, 1999) cada vez menor.
A Educação a Distância, na perspectiva de Paulo Freire educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano, trabalha com aprendizagem
Educação a Distância é o processo de ensinoaprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É mais adequado para a Educação de adultos. A Educação contínua ou continuada é aquela que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações. As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na Educação a Distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de Educação, a saber
Sobre o aprendizado das crianças, baseado na prática pedagógica, assinale a alternativa correta.
No processo de aprendizagem, todas as crianças aprendem simultaneamente e sob os mesmos aspectos, construindo esquemas figurativos.
As crianças desenvolvem o aprendizado mediante os ensinamentos restritos do professor, que explica, dita regras, apresenta alegorias. A criança ouve, copia, decora e aprende, por meio de um processo cíclico.
O aprendizado acontece por uma ação de categorização, construída por esquemas generalizáveis de experiências.
O pensamento e o aprendizado da criança desenvolvem-se ligados à observação e investigação do mundo. Quanto mais a criança explora as coisas do mundo, mais ela é capaz de relacionar fatos e ideias, tirar conclusões e, desta forma, torna-se capaz de pensar e compreender.
Sueli é mãe de Ana Paula e foi solicitada a comparecer à escola para reunião com a coordenadora e com a professora para tratar de assuntos pedagógicos. A professora mencionou que faz muitas intervenções individuais junto à aluna e que Ana Paula tem dificuldades em compreender os conteúdos, porém é muito dedicada e sempre procura sanar suas dúvidas. A coordenadora explicitou a importância do acompanhamento familiar quanto às tarefas enviadas para casa e que seria muito importante que a aluna frequentasse o reforço, pois poderia avançar mais rapidamente. A mãe disse que não valoriza os estudos porque sabe que o futuro das mulheres é casar, ter filhos e dedicar-se aos afazeres domésticos. Essa fala da mãe remonta a uma época em que no Brasil as meninas eram educadas em casa a, principalmente, aprender tarefas domésticas e não tinham direito à instrução escolar. Sobre a trajetória de exclusão e inserção da mulher na educação formal, é possível afirmar que
no período colonial, as mulheres não podiam frequentar a educação formal e, aquelas que quisessem aprender a ler, iam aos conventos. O ensino passou a ser disponibilizado às mulheres no período do Império Brasileiro.
o Brasil seguia os moldes de Portugal, e lá as mulheres não queriam trabalhar ou estudar, pois preferiam dedicar-se ao lar e à família.
as mulheres começaram a ter acesso à Educação na esfera pública no Brasil somente no século XVIII. Antes, elas eram impossibilitadas de frequentar qualquer tipo de ensino formal.
a escola para meninas foi aberta ainda no período colonial quando foi criada a Lei Magna.
Uma profissional atuará na rede municipal de ensino como orientadora pedagógica e sabe que, de acordo com o Estatuto do Magistério Público, há algumas distinções entre as modalidades de ensino. Cada escola municipal de Campinas conta um diretor, pode contar com vice-diretor e com a assessoria de um orientador pedagógico. A este respeito, é correto afirmar que o orientador pedagógico que atuar
na Educação Infantil e na Educação Especial poderá atender até três Unidades Educacionais.
no 1º grau assessorará uma Unidade Educacional ou duas Unidades Educacionais, neste caso com limite total máximo de 30 classes.
na Educação Infantil poderá assessorar apenas uma escola, com no máximo 20 turmas.
na Educação de jovens e adultos deverá aguardar dois anos para alterar sua escola-sede, sendo proibido a ele atuar na Educação Especial, por não ter formação específica.
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