Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. A variação dos indicadores possibilita constatar mudanças ocorridas. Os indicadores educacionais permitem avaliar a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões. Os Indicadores da Qualidade na Educação, elaborados pelo INEP e outros colaboradores, estão sendo utilizados no Programa Nacional da Escola Básica. Os indicadores da Qualidade na Educação baseiam-se em uma visão ampla de qualidade educativa e, por isso, abrangem sete dimensões: ambiente educativo; prática pedagógica e avaliação; ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; gestão escolar democrática; formação e condições de trabalho dos profissionais da escola; ambiente físico escolar; acesso e permanência dos alunos na escola. Quanto ao ambiente educativo, é correto afirmar que os indicadores referem-se

  • A. à participação nas decisões, à preocupação com a qualidade, à relação custo-benefício e à transparência.
  • B. à proposta pedagógica da escola, ao planejamento das atividades educativas, às estratégias e recursos de ensino-aprendizagem, aos processos de avaliação dos alunos, incluindo a auto-avaliação e a avaliação dos profissionais da escola.
  • C. aos processos de formação continuada dos professores e demais funcionários, à competência, à assiduidade e à constituição de uma equipe escolar.
  • D. ao respeito à alegria, à amizade e solidariedade, à disciplina, ao combate à discriminação e ao exercício dos direitos e deveres.
  • E. ao bom aproveitamento dos recursos existentes na escola, à disponibilidade e à qualidade desses recursos e à organização dos espaços escolares.

Observe a figura abaixo.

A Taxonomia de Bloom é uma ferramenta prática e útil, contribuindo para o planejamento, organização e controle dos objetivos educacionais. A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente, o que significa que

  • A. o papel do professor é aumentar a incerteza, de tal modo que ela só possa ser reduzida por meio de ação mental que resulte em mudança permanente nas habilidades e conhecimentos.
  • B. o desenvolvimento cognitivo é produzido pelo processo de interiorização da interação social, com materiais fornecidos pela cultura. Durante o processo de ensino e aprendizagem, as potencialidades do aprendiz devem ser levadas em conta. O sujeito não é apenas ativo, mas sim interativo, pois forma conhecimento e constitui-se a partir de relações intrapessoais.
  • C. para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior. No entanto, os educadores decidem o que querem que os aprendizes saibam.
  • D. os alunos são passivos, recebem toda a informação necessária do professor e dos livros didáticos, procuram respostas certas ao invés de formular respostas novas. O aluno reproduz o que o professor diz. Ele aprende se o professor ensinar, sendo ele completamente dependente e repetidor dos ensinamentos do professor.
  • E. o professor deve solicitar ao aluno: planejar, decidir, prever, julgar, criar e não se lembrar de algo.

Paulo Freire afirma: “Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo”. A Andragogia significa “ensino para adultos”. Busca promover o aprendizado através da experiência, fazendo com que a vivência estimule e transforme o conteúdo, impulsionando a assimilação. Quanto aos princípios da Educação da Andragogia, assinale a alternativa incorreta.

  • A. O professor e os alunos compartilham as experiências de um com as experiências do outro, mas compete ao professor o domínio e o ensino dos conteúdos, assim também o aprendizado andragógico é um caminho de mão única.
  • B. O processo de aprendizagem se desenvolve na seguinte ordem: sensibilização (motivação), pesquisa (estudo), discussão (esclarecimento), experimentação (prática), conclusão (convergência) e compartilhamento (sedimentação).
  • C. A essência do relacionamento é o diálogo, portanto, a comunicação só se efetiva através dele.
  • D. Ter como foco central a aprendizagem, não o ensino.
  • E. Compartilhar experiências, tanto para reforçar suas crenças, como para influenciar as atitudes dos outros ou transformar a sua própria prática.

Leia os trechos abaixo.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar a possibilidade para a sua própria produção ou a sua construção”. (Paulo Freire)

“Treinar vem do latim trahere significa trazer ou levar alguém a fazer algo. Treinar é então levar alguém a ser capaz de fazer algo que ele nunca fez antes, e fazê-lo sem a assistência de quem o ensina.” (Carvalho, 1994)

Com base no pensamento de Paulo Freire, é correto afirmar que os processos formativos, nos lugares de trabalho, têm como finalidades

  • A. criar um ambiente propício à aprendizagem e à inovação. Aos operários devem ofertar treinamentos operacionais e aos gerentes treinamentos gerenciais, ferramenta para melhorar o planejamento, organizar e controlar.
  • B. propiciar o acesso generalizado à Educação e melhorar a distribuição do conhecimento, da informação, do poder e da recompensa. Meta de acesso à Educação.
  • C. garantir o treinamento corporativo, aumentando o respeito e a valorização pelo indivíduo e o reconhecimento da subjetividade humana, desenvolvendo o individualismo exacerbado.
  • D. preparar os funcionários para lidarem com as mudanças. O ensino a distância é uma técnica útil e necessária à tarefa de treinamento empresarial.
  • E. não apenas transmitir conhecimentos, mas também fazer com que as pessoas e grupos, em seu processo de aprendizagem, desenvolvam e criem novos conhecimentos. Essa aprendizagem coletiva gera inovação e transforma as empresas em organizações aprendentes.

Observe a figura abaixo.

Segundo Chiavenato, o treinamento relaciona-se com a mudança com abrangência micro e individual. Treinamento é Educação institucionalizada. É aplicado de maneira sistemática e organizada e é pelo qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. São técnicas de treinamento:

  • A. leitura, instrução programada, dramatização, trabalhos em grupo, estudo de caso, jogos, simulações, conferência. É fundamental refletir e problematizar experiências já vivenciadas, estabelecer vínculos entre os conteúdos e experiências. Pedir que os alunos sempre fundamentem aquilo que realizam na prática. Aplicar os métodos de soluções de problemas.
  • B. esclarecer os alunos sobre os objetivos das aulas, a importância dos conhecimentos para o trabalho eficiente; provocar a explicitação da contradição entre ideias e experiências; estimular o aluno a defender seus pontos de vista e a combater o diferente; propor tarefas que exercitem o pensamento e soluções não criativas. Assegurar ao aluno domínio duradouro e seguro dos conhecimentos e formação da personalidade.
  • C. explicar com clareza os objetivos; desenvolver um ritmo de trabalho que seja possível de a turma acompanhar; prevenir a influência de particularidades advindas das experiências laborais desfavoráveis ao trabalho do professor; respeitar e saber diferenciar cada aluno e seus ritmos específicos. Apresentar tarefas dirigidas e orientadas pelo professor, para os alunos resolverem de maneira independente e não criativa, ou seja, estudo dirigido programado individual ou em duplas.
  • D. debates, tempestade mental, grupo de verbalização, grupo de observação, seminário, exposição pelo professor, em que o aluno assume uma posição passiva perante a matéria explanada.
  • E. transmitir o conteúdo selecionado para que o aluno receba e reproduza mecanicamente o que absorve. O ritmo do ato de ensinar não detecta o ritmo de cada aluno no aprender. A temática fica restrita às paredes da sala de aula, com vários tipos de exposição: verbal, demonstração, ilustração, exemplificação.

Leia o texto abaixo para responder à questão 62.

“A Internet está caminhando para ser audiovisual, para transmissão em tempo real de som e imagem (tecnologias streaming, que permitem ver o professor em uma tela, acompanhar o resumo do que fala e fazer perguntas ou comentários). Cada vez será mais fácil fazer integrações mais profundas entre TV e WEB (a parte da Internet que nos permite navegar, fazer pesquisas...). Enquanto assiste a determinado programa, o telespectador começa a poder acessar simultaneamente às informações que achar interessantes sobre o programa, acessando o site da programadora na Internet ou outros bancos de dados.” (José Manuel Moran. As possibilidades educacionais que se abrem são fantásticas).

O mundo também do trabalho modificou-se nas últimas décadas. As exigências atuais são por constante aperfeiçoamento técnico e político, em que o indivíduo precisa garantir sua empregabilidade na busca incessante por atualização de habilidades, atitudes e novos conhecimentos, os quais têm prazo de validade (Meister, 1999) cada vez menor.

A Educação a Distância, na perspectiva de Paulo Freire “educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano”, trabalha com aprendizagem

  • A. fechada, saberes prontos. A EAD dá preferência aos processos de ensino, como a elaboração de materiais e definição de procedimentos instrucionais (Belloni, 1999; Maggio, 2001) enquanto a aprendizagem aberta enfoca processos de aprendizagem.
  • B. fechada e aberta. Considera que a tutoria é uma necessidade técnica dos sistemas de Educação a Distância, principalmente porque a existência de contato humano não é mais uma exigência do processo de ensino-aprendizagem.
  • C. de saberes que possibilitem desenvolver competências que proporcionem o desenvolvimento profissional, para que os funcionários realizem um trabalho com desempenho superior. É essencial às instituições que promovem cursos à distância dispor de órgãos específicos para acompanhamento, atendimento e apoio aos alunos, proporcionandolhes a aquisição de hábitos e técnicas de estudo, interação com tutores e com outros alunos, a fim de motivá-los a permanecer no processo de ensinoaprendizagem. O professor intervém no acompanhamento e nas avaliações.
  • D. aberta. É caracterizada pela flexibilidade e autonomia do aluno. Isso exige que a EAD incorpore as noções de autonomia e flexibilidade em seus programas instrucionais, mudando o foco dos processos de ensino, como a elaboração de materiais e definição de procedimentos instrucionais para o da aprendizagem.
  • E. profissional. As tarefas básicas e imprescindíveis que um tutor deverá desempenhar são: orientação, que se refere a uma orientação continuada ao aluno; acadêmica, na qual o tutor exerce um papel de transmissor de saberes já elaborados; institucional e de conexão, que diz respeito à ligação que o mesmo estabelece entre alunos e instituições; e as de caráter institucional e burocrático.

Educação a Distância é o processo de ensinoaprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É mais adequado para a Educação de adultos. A Educação contínua ou continuada é aquela que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações. As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na Educação a Distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de Educação, a saber

  • A. o relacionamento interpessoal. Trata-se de transpor, para o virtual, adaptações do ensino presencial, ou seja, as aulas multiplicadas ou disponibilizadas. Há uma mudança de técnica e não do papel do professor e do aluno, as relações são verticalizadas.
  • B. a interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo. Tanto professores quanto alunos estarão motivados, entendendo "aula" como pesquisa e intercâmbio. O professor torna-se um supervisor, um mediador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento.
  • C. a conectividade. Desenvolver a aprendizagem por meio da interação virtual fria, formulários, rotinas, provas, e-mail e alguma interação on-line, ou seja, pessoas conectadas ao mesmo tempo, em lugares diferentes. O professor transforma-se em um animador do processo de busca de conhecimentos.
  • D. as relações intrapessoais. A Educação a Distância é predominantemente individual, com intensa utilização de mídias unidirecionais (como o jornal, a televisão e o rádio) e da comunicação off-line, sendo ainda pedagogicamente incorreta a utilização de um mix de comunicação off e on-line (em tempo real).O professor é um anônimo, sem identidade própria.
  • E. as relações intrapessoal e interpessoais. Alguns cursos os educandos podem fazê-los sozinhos, com a orientação virtual de um tutor, e em outros será importante compartilhar vivências, experiências, ideias. É um fast-food em que o aluno se serve de algo pronto. O professor prepara o curso para dirigir e facilitar o processo de aprendizagem.

Sobre o aprendizado das crianças, baseado na prática pedagógica, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No processo de aprendizagem, todas as crianças aprendem simultaneamente e sob os mesmos aspectos, construindo esquemas figurativos.

  • B.

    As crianças desenvolvem o aprendizado mediante os ensinamentos restritos do professor, que explica, dita regras, apresenta alegorias. A criança ouve, copia, decora e aprende, por meio de um processo cíclico.

  • C.

    O aprendizado acontece por uma ação de categorização, construída por esquemas generalizáveis de experiências.

  • D.

    O pensamento e o aprendizado da criança desenvolvem-se ligados à observação e investigação do mundo. Quanto mais a criança explora as coisas do mundo, mais ela é capaz de relacionar fatos e ideias, tirar conclusões e, desta forma, torna-se capaz de pensar e compreender.

Sueli é mãe de Ana Paula e foi solicitada a comparecer à escola para reunião com a coordenadora e com a professora para tratar de assuntos pedagógicos. A professora mencionou que faz muitas intervenções individuais junto à aluna e que Ana Paula tem dificuldades em compreender os conteúdos, porém é muito dedicada e sempre procura sanar suas dúvidas. A coordenadora explicitou a importância do acompanhamento familiar quanto às tarefas enviadas para casa e que seria muito importante que a aluna frequentasse o reforço, pois poderia avançar mais rapidamente. A mãe disse que não valoriza os estudos porque sabe que o futuro das mulheres é casar, ter filhos e dedicar-se aos afazeres domésticos. Essa fala da mãe remonta a uma época em que no Brasil as meninas eram educadas em casa a, principalmente, aprender tarefas domésticas e não tinham direito à instrução escolar. Sobre a trajetória de exclusão e inserção da mulher na educação formal, é possível afirmar que

  • A.

    no período colonial, as mulheres não podiam frequentar a educação formal e, aquelas que quisessem aprender a ler, iam aos conventos. O ensino passou a ser disponibilizado às mulheres no período do Império Brasileiro.

  • B.

    o Brasil seguia os moldes de Portugal, e lá as mulheres não queriam trabalhar ou estudar, pois preferiam dedicar-se ao lar e à família.

  • C.

    as mulheres começaram a ter acesso à Educação na esfera pública no Brasil somente no século XVIII. Antes, elas eram impossibilitadas de frequentar qualquer tipo de ensino formal.

  • D.

    a escola para meninas foi aberta ainda no período colonial quando foi criada a Lei Magna.

Uma profissional atuará na rede municipal de ensino como orientadora pedagógica e sabe que, de acordo com o Estatuto do Magistério Público, há algumas distinções entre as modalidades de ensino. Cada escola municipal de Campinas conta um diretor, pode contar com vice-diretor e com a assessoria de um orientador pedagógico. A este respeito, é correto afirmar que o orientador pedagógico que atuar

  • A.

    na Educação Infantil e na Educação Especial poderá atender até três Unidades Educacionais.

  • B.

    no 1º grau assessorará uma Unidade Educacional ou duas Unidades Educacionais, neste caso com limite total máximo de 30 classes.

  • C.

    na Educação Infantil poderá assessorar apenas uma escola, com no máximo 20 turmas.

  • D.

    na Educação de jovens e adultos deverá aguardar dois anos para alterar sua escola-sede, sendo proibido a ele atuar na Educação Especial, por não ter formação específica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...