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Uma docente leciona para uma turma de 2.º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Ela tem uma série de responsabilidades a cumprir, entre elas garantir a efetiva aprendizagem dos alunos. Neste contexto, o aluno inserido na sociedade de aprendizagem, sob a perspectiva de uma visão ampla de Educação, deve ser capaz de
avaliar que o conhecimento advindo da escola supera todos os outros por tratar-se de uma instituição que tem o monopólio do saber.
contribuir com o sistema educacional vigente na sociedade.
notar que o conhecimento é uma capacidade inata do ser humano, que independe da compreensão.
contribuir para a contínua reflexão do professor de rever sua prática cotidiana.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta a respectivamente as lacunas.
As crianças pensam sobre a língua ____________, independentemente do seu grupo social e do maior ou menor acesso a material ____________. Assim, elas elaboram hipóteses sobre a utilidade dos diversos escritos ao seu redor, sobre o que essas estranhas marcas no papel representam e de que maneira funciona o sistema de escrita. A alfabetização implica uma construção conceitual e, desta forma, não é mais possível pensar em um aprendiz ______________, limitado a memorizar mecanicamente as famílias silábicas para que, em seguida, possa, supostamente, colocá-las em conjunto, formando palavras e frases em um texto a ser lido ou _______________.materna/ visual/ perdido/ copiado
escrita/ impresso/ passivo/ produzido
escrita/ visual/ passivo/ copiado
falada/ impresso/ perdido/ produzido
Em uma escola alguns professores comentavam sobre o cotidiano escolar quando um deles afirmou que o currículo, os conteúdos, o ordenamento e sequenciação, as hierarquias e cargas horárias estruturam toda a rotina escolar e definem as relações entre educadores e educandos. Alguns professores comentaram a colocação do docente. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de currículo de acordo com a conversa dos professores.
O currículo é um registro apropriado para demonstrar que objetivos e conteúdos serão desenvolvidos ao longo do ano letivo, mas que na prática tem pouca utilidade.
A lógica estruturante do currículo não determina, em tese, quais são os saberes privilegiados nas escolas.
A organização curricular não condiciona a organização da escola e o trabalho docente.
As categorias docentes mais ou menos prestigiadas estão relacionadas ao prestígio dado pelos currículos aos conhecimentos ensinados por pelos professores.
A língua é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se faz por meio de textos ou discursos falados ou escritos. Isso significa que esse sistema depende da interlocução: ação linguística entre sujeitos. Partindo desta concepção, uma proposta de ensino de língua deve
ensinar novas palavras diariamente para estimular o aprendizado.
valorizar o uso da língua em diferentes situações ou contextos sociais.
ensinar a copiar as letras e o estudo de normas e regras gramaticais.
valorizar a repetição como recurso didático.
Para conhecer mais acerca do currículo ao longo da história, a orientadora pedagógica de uma escola fez pesquisas a fim de aprender um pouco mais sobre o assunto e transmiti-lo aos professores, com a coordenadora pedagógica, durante uma reunião. Assim, sobre as transformações históricas do currículo no Brasil e no mundo, é correto afirmar que,
no Egito, na Suméria e na Grécia, os currículos iniciais tinham como eixos centrais os saberes transmitidos ao longo das gerações, principalmente aqueles relacionados à história dos povos.
na Grécia antiga, a música existia apenas para apreciação, não existia como componente curricular nas escolas.
na Roma antiga, havia os escravos, de um lado, que não frequentavam as escolas e, de outro, os aprendizes, de classes mais abastadas e que eram conhecidos como pedagogos.
antigamente, os três primeiros anos de escolaridade eram reservados somente para aprender a ler e, posteriormente, continuavam nas escolas apenas as classes mais favorecidas para aprender a escrever.
Sobre alfabetização e o tratamento da escrita e da leitura no início da escolarização, assinale a alternativa incorreta.
É a transição da oralidade para a escrita, levando em conta a integração dos saberes sociolinguísticos, que os alunos já detêm ao chegar à escola.
As aulas expositivas, com sólido embasamento teórico e exercícios sistematizados e complexos para a memorização, são as mais eficazes.
É preciso observar que esse processo não se limitará ao trabalho pedagógico com a estrutura e o uso da língua, nem segue uma sequência rígida de conteúdos previamente definida. Ele tem caráter multidisciplinar.
Frequentemente, professores e alunos se envolvem na discussão dos mais variados temas, cujo tratamento leva em conta a idade e o desenvolvimento sociocognitivo dos alunos.
Em uma escola pública, o currículo está sendo revisto de modo a atender a diversidade de alunos matriculados desde o ano anterior. Há crianças com deficiências inseridas nas turmas regulares, alunos que ficaram afastados da escola por mais de um ano, alunos que vieram de outros estados brasileiros, crianças cujos pais não são alfabetizados e não têm condições de ajudá-los nas tarefas de casa, entre outros. Considerando esta situação, assinale a alternativa que apresenta as características imprescindíveis para um adequado currículo.
Currículo multicultural que atenda a cada um, de modo particular, para que as pessoas compartilhem seus próprios saberes das diversas áreas do conhecimento.
Currículo democrático que vise à humanização de todos e favoreça o contato com instrumentos, materiais e conhecimentos que não estejam acessíveis às pessoas.
Currículo tradicionalmente instituído e que possa ser generalizado em diversas realidades brasileiras.
Currículo que transmita noções de conhecimentos que serão utilizados futuramente na localidade em que o aluno vive.
Em relação às formas de conceber e trabalhar com a Matemática, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A Matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como os alunos organizam o pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. ( ) Uma criança aprende muito de Matemática sem que o adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos dos objetos, brincam com as formas, ocupam um espaço e, assim, vivem e descobrem a Matemática. ( ) A representação dos números em forma de registro no papel é o principal fundamento na Matemática. ( ) O professor pode criar seu próprio material de trabalho, confeccionando quebra-cabeças, sequências lógicas, desenvolvendo atividades com ritmo, oferecendo objetos e outros materiais, propondo jogos e brincadeiras e possibilitando a criação das crianças.F/ F/ V/ F
F/ V/ V/ V
V/ V/ F/ V
V/ F/ V/ F
Uma orientadora pedagógica na rede pública. Em reunião de início de ano com os professores de uma escola para reestruturação curricular, explicitou aos presentes que o currículo deve basear-se em alguns aspectos importantes, considerando a perspectiva construtivista. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta todos os aspectos a serem ponderados na realização do projeto curricular.
Saber trabalhar em equipe, levar em conta as múltiplas possibilidades, pesquisar para interpretar indícios, considerar os limites de tempo, espaço e conteúdos a serem ensinados e valorizar o ensino pelo projeto curricular.
Conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais, quantidade de alunos em cada ano/ ciclo e quantidade de professores polivalentes.
Os pilares da Educação, o tempo, o espaço e os conteúdos envolvidos em cada ano/ ciclo.
As aprendizagens imprescindíveis em cada final de ciclo e a disponibilidade formativa dos professores polivalentes e dos auxiliares em Educação.
A mediação do professor no processo de construção da escrita, em atividades que respeitem os conhecimentos prévios, os níveis de representação e faixa etária pressupõem
que os educadores respeitem os modos próprios das crianças se relacionarem, agirem, sentirem, pensarem e construírem seus conhecimentos, mas inserindo aos poucos determinadas regras a serem seguidas.
que o professor tenha uma proposta de letramento que possa promover a interação com as crianças, trocas significativas em um ambiente alegre e prazeroso.
a ação pedagógica, que utiliza portadores de textos diferenciados e leitura e escrita em uso real nas lições de casa, controlando a interação social necessária para construção de conhecimentos.
que o professor lecione os conteúdos didáticos, selecionando os conhecimentos prévios dos alunos e o contexto sociocultural e cognitivo onde estão inseridos, para que o aprendizado seja direcionado ao que realmente é fundamental na formação acadêmica das crianças.
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