Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Em relação à ação consciente, competente e crítica do educador, é correto afirmar que

  • A.

    ele transforma a realidade a partir das reflexões vivenciadas, superando os entraves e repensando sua prática pedagógica.

  • B.

    ele reduz a ação dos demais profissionais da escola, adquirindo autonomia para cumprir as mais variadas funções no ambiente educacional.

  • C.

    ele une as suas experiências adquiridas com as de outros profissionais competentes, com o objetivo de fomentar a evolução do ensino.

  • D.

    se for realizada de maneira autônoma, pode comprometer o desenvolvimento do sistema educacional do qual participa, uma vez que este processo precisa ser coletivo.

Um professor, pela primeira vez, assumiu a coordenação pedagógica de uma escola que além de Ensino Fundamental também possui turmas de EJA. Como não tem experiência com essa modalidade de ensino e o coordenador sempre deve preocupar-se com sua formação, pois uma de suas atribuições é ser formador de professores, resolveu pesquisar um pouco mais sobre o assunto a fim de orientar os professores e descobriu que

  • A.

    no início da oferta dessa modalidade de ensino, a Educação de Jovens e Adultos era intitulada “Supletivo” e tinha por objetivo atender a um perfil diferente de alunos de outras modalidades.

  • B.

    no início, os professores eram voluntários ou docentes que usavam os mesmos procedimentos que os adotados no Ensino Fundamental e Médio, por entenderem que essa modalidade era como uma extensão dos outros níveis.

  • C.

    no início, essa modalidade já via que os jovens e adultos não tinham finalizado os estudos na época adequada e que tinham perfis diferenciados daqueles apresentados por crianças e adolescentes, principalmente, por já estarem inseridos no mercado de trabalho e terem muitas vivências ao longo da vida.

  • D.

    no início, já que era pensado que além da oferta de vagas, era necessário um ensino de qualidade também para essa modalidade de ensino.

Se os adultos com quem as crianças convivem utilizam a escrita no cotidiano e oferecem a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita, elas podem, desde cedo,

  • A.

    pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve. A participação ativa das crianças nesses eventos de letramento configura um ambiente alfabetizador na instituição.

  • B.

    adaptar-se às normais gramaticais básicas para um posterior desenvolvimento do aprendizado da norma-padrão da Língua Portuguesa.

  • C.

    memorizar regras, criar símbolos abstratos para que o educador introduza concepções cada vez mais complexas no ambiente de aprendizado.

  • D.

    desenvolver técnicas de aprendizado cada vez mais rápido no ambiente escolar.

Em relação ao processo avaliativo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O processo de avaliação não deve ser desvinculado de toda a prática educativa.

  • B.

    A avaliação formal faz parte do processo educacional, mas não é fator resultante do ensino versus aprendizagem, por ser um aspecto individual de cada educador.

  • C.

    A avaliação deve ser usada de forma reducionista. O educador deve utilizar e aplicar instrumentos de coleta de informações.

  • D.

    A avaliação deve ser limitada pela hipertrofia que o processo de atribuição de notas ou conceitos assumem na administração escolar.

Em relação às concepções de leitura, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Dar livros às crianças não significa formar leitores. A leitura e a escrita são processos diferentes, mas complementares.

  • B.

    Com a leitura, o leitor apreende facilmente as ideias gerais e principais do texto, torna-se fluente e veloz, mas por outro lado faz excessos de adivinhações.

  • C.

    A leitura é um processo discursivo no qual se insere o sujeito produtor de sentido – a criança –, sem constituição ideológica.

  • D.

    A leitura didática perde sua função essencial de provocar efeitos de sentido no aluno para ser apenas o instrumento de reconhecimento de unidades e estruturas teóricas.

A prática de jogos desenvolve nos alunos

I. regras por meio de brincadeiras, consideradas ferramenta indispensável no processo de formação da personalidade da criança.

II. um caráter educativo.

III. a formação psicomotora e da personalidade.

IV. a competição, a ganância e o desejo descontrolado de vitória.

É correto o que está contido em

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I e IV, apenas.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Durante os últimos anos, estudos têm demonstrado que para a criança aprender a ________, é essencial que ela tenha habilidades de processamento fonológico. A capacidade de refletir sobre a estrutura sonora da fala, bem como manipular seus componentes estruturais, a chamada consciência fonológica, está intimamente relacionada à _____________ da leitura e escrita. Assim, estudos comprovam que a _________ de atividades com rimas, aliterações, sílabas e fonemas pode produzir ganhos importantes no desenvolvimento de conceitos e habilidades, que são requisitos no processo de alfabetização.

  • A.

    falar/ improvisação/ manipulação

  • B.

    ler/ aprendizagem/ introdução

  • C.

    se expressar/ prática/ introdução

  • D.

    falar/ prática/ manipulação

Uma escola municipal da cidade de Campinas acaba de receber o repasse de recursos da Secretaria Municipal de Educação para a manutenção e desenvolvimento do ensino. A diretora notou que outra escola municipal situada em um bairro distinto recebeu um montante diferente daquele que sua unidade escolar obteve. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta os critérios estabelecidos para o repasse de verbas escolares, de acordo com a legislação municipal educacional.

  • A.

    Quantidade de alunos, de turmas e de profissionais destinados à Educação naquela unidade escolar.

  • B.

    A região de localização da unidade educacional, com base em estudos socioseconômicos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; a modalidade de unidade educacional: CIMEI, CEMEI, EMEI e EMEF; número de períodos de funcionamento das unidades educacionais ou de seus agrupamentos.

  • C.

    Necessidade da comunidade escolar (dados fornecidos em relatórios enviados periodicamente à Secretaria) e quantidade de alunos.

  • D.

    Proporcionalidade dos recursos já repassados em anos anteriores e listagem das prioridades a serem realizadas nas escolas.

Os educadores acreditam que os alunos serão capazes de ler e escrever adequadamente os textos de que necessitam durante a vida, como um jornal, uma carta, um manual de instruções. Uma forma de se alcançar isso é

  • A.

    ver a leitura e a escrita como práticas sociais.

  • B.

    ensinar de forma livre as letras e as palavras.

  • C.

    exigindo que o educando memorize as normas e técnicas de leitura e escrita.

  • D.

    por meio da ênfase nas bases e fundamentos teóricos da linguagem.

Dois alunos de uma escola apresentam situações semelhantes. Ambos faltaram muito no decorrer do ano letivo e a família deles não justificou as ausências, embora tenha havido tentativas de contato da escola com as famílias. Um dos alunos faltou em 25% das aulas; o outro tem ausência de 30%. Apesar das faltas, os dois garotos são bons alunos. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o que poderá ocorrer neste caso.

  • A.

    Provavelmente, ambos os alunos serão retidos.

  • B.

    O aluno que teve 25% de ausência será aprovado. O aluno que faltou em 30% das aulas será aprovado se a escola oferecer a ele a possibilidade de compensação de ausências e este participar satisfatoriamente.

  • C.

    Nenhum dos alunos será retido.

  • D.

    Provavelmente, o aluno que teve 30% de faltas será retido.

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