Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As atividades práticas de Matemática, no cotidiano escolar, devem propiciar ao aluno

  • A.

    a escrita simbólica das representações numéricas.

  • B.

    leitura e interpretação de texto para desenvolvimento de teorias matemáticas que envolvam o raciocínio lógico.

  • C.

    capacidade de memorização de fórmulas e teorias matemáticas para a resolução de situaçõesproblemas.

  • D.

    uma oportunidade real e significativa para que a relação número (quantidade) e numeral (signo) seja explorada pelas crianças.

A criança vê o espaço da escola e da própria casa como algo concreto, e, a partir do imaginário infantil, o lugar para ela só é atrativo se puder interagir e vivenciar o ato de brincar. Desta forma, conclui-se que a infância é uma etapa

  • A.

    na qual o indivíduo vive algumas experiências significativas apenas quando tem a oportunidade de explorar as brincadeiras.

  • B.

    diferenciada do mundo adulto; portanto, o seu modo de ver a vida é baseado no poder de manipular os objetos e criar formas lúdicas com eles.

  • C.

    de cuidados específicos com a parte física e baseada na formação do disciplinamento.

  • D.

    de acompanhamento constante e da introdução de regras pré-concebidas, que serão impostas por pais e professores.

Uma professora trabalha com uma turma de alfabetização e sempre utiliza em suas aulas a cartilha, como material didático, e atividades que envolvam as famílias silábicas e a produção de frases. Na lição da letra “Z”, muitos alunos na sala conversavam entre si sobre o fato de que não sabiam o que significava a palavra “zabumba”, mas nenhum deles questionou a professora. A partir desta situação, e considerando as concepções atuais de alfabetização e letramento, é correto afirmar que

  • A.

    ao ingressarem na escola, os alunos já têm um nível de letramento. O que eles não sabem é a tecnologia da escrita e da leitura convencionais. A professora, nesta situação, certamente não considera este fato em suas aulas, nem favorece a reflexão acerca do sistema alfabético de escrita.

  • B.

    a cartilha é o melhor material didático para ensinar a ler e a escrever, pois tem tradição e perdura até hoje. O único erro na situação exposta é os alunos não fazerem questionamentos à professora sobre as palavras que não conhecem.

  • C.

    aprender cada letra inicial separadamente, na ordem alfabética, é o melhor caminho para que os alunos compreendam as palavras e a sequência existente no sistema alfabético de escrita.

  • D.

    letramento e alfabetização são sinônimos, porém “letramento” é uma terminologia mais atual. Ao alfabetizar os alunos, a professora está automaticamente inserindo-os no universo letrado.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

No princípio, a ______________ era utilizada somente para o registro de informações importantes e era reservada a uma elite seleta. Nos dias de hoje seu papel é completamente __________ e é pré-requisito básico na formação do ser. O papel da _________ na formação do sujeito é muito mais profundo do que se pensa. É a porta de ___________ para a cultura, saber tecnológico, científico, erudito etc.

  • A.

    escrita/ independente/ fala/ saída

  • B.

    leitura/ literário/ escrita/ saída

  • C.

    escrita/ diferente/ escrita/ entrada

  • D.

    escrita/ independente/ fala/ chegada

Uma escola está desenvolvendo um projeto interdisciplinar com os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental, proposto pela Orientadora Pedagógica, relacionado à dependência física e ao consumo de drogas. Os professores conversaram com os alunos e esclareceram a ele que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), vender, fornecer, ministrar ou entregar produtos às crianças ou aos adolescentes que causem dependência física ou psíquica é crime e pode levar à

  • A.

    detenção de 2 a 4 anos, e multa, caso o fato não constitua crime mais grave.

  • B.

    prisão de até 10 anos, a depender da gravidade da infração.

  • C.

    multa equivalente à gravidade da infração e detenção, em alguns casos.

  • D.

    pena correspondente à multa, equivalente nos dias atuais a R$56,80, e detenção de 5 anos.

O resultado de diversos estudos evidencia que um grande número de alunos brasileiros tem dificuldade em utilizar a linguagem oral nas mais diversas situações de participação social. Tal situação provém

  • A.

    da metodologia de ensino de língua portuguesa desenvolvida em inúmeras escolas, a qual dá ênfase à prática da escrita, em detrimento de um trabalho voltado para o desenvolvimento das modalidades de expressão oral dos alunos.

  • B.

    do retraimento familiar, que, associado à repressão social, causa uma deficiência no uso da linguagem oral por parte dos alunos brasileiros.

  • C.

    de uma situação de repressão social, que leva em consideração fatores raciais, econômicos e familiares, comprometendo o desempenho oral dos alunos brasileiros.

  • D.

    do preconceito gerado pelas diferentes culturas regionais, como sotaque e manifestações culturais, que podem não ser aceitas em determinado ambiente cultural.

Um orientadora pedagógica de uma escola sempre trabalha em parceria com a coordenadora. Ao verificarem o planejamento dos professores e acompanharem o desenvolvimento das aulas, as duas profissionais têm ciência de que é imprescindível respeitar alguns princípios para haver uma boa situação de aprendizagem. Assim, é preciso ter clareza quanto aos objetivos didáticos e aos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Sobre este assunto, é correto afirmar que

  • A.

    o conteúdo das aulas deve manter suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

  • B.

    nem sempre é preciso apresentar os conteúdos escolares partindo daquilo que os alunos sabem. Às vezes, eles não sabem nada sobre determinado assunto e isso é muito claro ao professor.

  • C.

    ao realizarem as atividades, nem sempre é preciso que os alunos coloquem em jogo tudo o que sabem.

  • D.

    os conteúdos e os objetivos didáticos não precisam, necessariamente, estar relacionados.

Um ambiente alfabetizador de qualidade é aquele em que

  • A.

    a ação pedagógica se baseia na cópia e na mnemônica.

  • B.

    se exige que o aluno leia ou pelo menos mantenha um nível de letramento satisfatório.

  • C.

    os livros estão sempre dispostos de maneira ergonômica para que o aluno se sinta estimulado a ler.

  • D.

    a ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o letramento.

Ao ler um texto teórico da área pedagógica para estudo complementar, o um professor deparou-se com duas palavras desconhecidas: multiculturalidade e interculturalidade. Este léxico estava inserido em uma obra que tratava de questões curriculares. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta a definição correta associada a uma destas palavras, de acordo com a temática apresentada.

  • A.

    Tanto a interculturalidade quanto a multiculturalidade visam ao direcionamento da questão curricular a apenas um grupo social.

  • B.

    A interculturalidade respalda-se no direito à diversidade e à luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social.

  • C.

    Ambos os conceitos estão intimamente relacionados a uma concepção tradicional e antiquada de Educação.

  • D.

    A multiculturalidade expressa que cada indivíduo é único e deve assemelhar-se aos demais para conviver harmonicamente.

Em relação às concepções que envolvem o letramento, assinale a alternativa correta.

  • A.

    São muito variados os usos sociais da escrita, por isso é comum levar em consideração os níveis de letramento, dos mais elementares aos mais complexos.

  • B.

    Capacidade de ligar as palavras novas a referentes do mundo, com a finalidade estrita de decodificar os sinais gráficos.

  • C.

    A fala das crianças deixa de ser telegráfica, na medida em que elas acrescentam grafemas e fonemas, letras e sons como processo de evolução do aprendizado.

  • D.

    Teoria da aprendizagem que transmite o aprendizado por meio da imitação dos símbolos, como consoantes e vogais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...