Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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As atividades práticas de Matemática, no cotidiano escolar, devem propiciar ao aluno

  • A.

    a escrita simbólica das representações numéricas.

  • B.

    leitura e interpretação de texto para desenvolvimento de teorias matemáticas que envolvam o raciocínio lógico.

  • C.

    capacidade de memorização de fórmulas e teorias matemáticas para a resolução de situaçõesproblemas.

  • D.

    uma oportunidade real e significativa para que a relação número (quantidade) e numeral (signo) seja explorada pelas crianças.

A criança vê o espaço da escola e da própria casa como algo concreto, e, a partir do imaginário infantil, o lugar para ela só é atrativo se puder interagir e vivenciar o ato de brincar. Desta forma, conclui-se que a infância é uma etapa

  • A.

    na qual o indivíduo vive algumas experiências significativas apenas quando tem a oportunidade de explorar as brincadeiras.

  • B.

    diferenciada do mundo adulto; portanto, o seu modo de ver a vida é baseado no poder de manipular os objetos e criar formas lúdicas com eles.

  • C.

    de cuidados específicos com a parte física e baseada na formação do disciplinamento.

  • D.

    de acompanhamento constante e da introdução de regras pré-concebidas, que serão impostas por pais e professores.

Uma professora trabalha com uma turma de alfabetização e sempre utiliza em suas aulas a cartilha, como material didático, e atividades que envolvam as famílias silábicas e a produção de frases. Na lição da letra “Z”, muitos alunos na sala conversavam entre si sobre o fato de que não sabiam o que significava a palavra “zabumba”, mas nenhum deles questionou a professora. A partir desta situação, e considerando as concepções atuais de alfabetização e letramento, é correto afirmar que

  • A.

    ao ingressarem na escola, os alunos já têm um nível de letramento. O que eles não sabem é a tecnologia da escrita e da leitura convencionais. A professora, nesta situação, certamente não considera este fato em suas aulas, nem favorece a reflexão acerca do sistema alfabético de escrita.

  • B.

    a cartilha é o melhor material didático para ensinar a ler e a escrever, pois tem tradição e perdura até hoje. O único erro na situação exposta é os alunos não fazerem questionamentos à professora sobre as palavras que não conhecem.

  • C.

    aprender cada letra inicial separadamente, na ordem alfabética, é o melhor caminho para que os alunos compreendam as palavras e a sequência existente no sistema alfabético de escrita.

  • D.

    letramento e alfabetização são sinônimos, porém “letramento” é uma terminologia mais atual. Ao alfabetizar os alunos, a professora está automaticamente inserindo-os no universo letrado.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

No princípio, a ______________ era utilizada somente para o registro de informações importantes e era reservada a uma elite seleta. Nos dias de hoje seu papel é completamente __________ e é pré-requisito básico na formação do ser. O papel da _________ na formação do sujeito é muito mais profundo do que se pensa. É a porta de ___________ para a cultura, saber tecnológico, científico, erudito etc.

  • A.

    escrita/ independente/ fala/ saída

  • B.

    leitura/ literário/ escrita/ saída

  • C.

    escrita/ diferente/ escrita/ entrada

  • D.

    escrita/ independente/ fala/ chegada

Uma escola está desenvolvendo um projeto interdisciplinar com os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental, proposto pela Orientadora Pedagógica, relacionado à dependência física e ao consumo de drogas. Os professores conversaram com os alunos e esclareceram a ele que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), vender, fornecer, ministrar ou entregar produtos às crianças ou aos adolescentes que causem dependência física ou psíquica é crime e pode levar à

  • A.

    detenção de 2 a 4 anos, e multa, caso o fato não constitua crime mais grave.

  • B.

    prisão de até 10 anos, a depender da gravidade da infração.

  • C.

    multa equivalente à gravidade da infração e detenção, em alguns casos.

  • D.

    pena correspondente à multa, equivalente nos dias atuais a R$56,80, e detenção de 5 anos.

O resultado de diversos estudos evidencia que um grande número de alunos brasileiros tem dificuldade em utilizar a linguagem oral nas mais diversas situações de participação social. Tal situação provém

  • A.

    da metodologia de ensino de língua portuguesa desenvolvida em inúmeras escolas, a qual dá ênfase à prática da escrita, em detrimento de um trabalho voltado para o desenvolvimento das modalidades de expressão oral dos alunos.

  • B.

    do retraimento familiar, que, associado à repressão social, causa uma deficiência no uso da linguagem oral por parte dos alunos brasileiros.

  • C.

    de uma situação de repressão social, que leva em consideração fatores raciais, econômicos e familiares, comprometendo o desempenho oral dos alunos brasileiros.

  • D.

    do preconceito gerado pelas diferentes culturas regionais, como sotaque e manifestações culturais, que podem não ser aceitas em determinado ambiente cultural.

Um orientadora pedagógica de uma escola sempre trabalha em parceria com a coordenadora. Ao verificarem o planejamento dos professores e acompanharem o desenvolvimento das aulas, as duas profissionais têm ciência de que é imprescindível respeitar alguns princípios para haver uma boa situação de aprendizagem. Assim, é preciso ter clareza quanto aos objetivos didáticos e aos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Sobre este assunto, é correto afirmar que

  • A.

    o conteúdo das aulas deve manter suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

  • B.

    nem sempre é preciso apresentar os conteúdos escolares partindo daquilo que os alunos sabem. Às vezes, eles não sabem nada sobre determinado assunto e isso é muito claro ao professor.

  • C.

    ao realizarem as atividades, nem sempre é preciso que os alunos coloquem em jogo tudo o que sabem.

  • D.

    os conteúdos e os objetivos didáticos não precisam, necessariamente, estar relacionados.

Um ambiente alfabetizador de qualidade é aquele em que

  • A.

    a ação pedagógica se baseia na cópia e na mnemônica.

  • B.

    se exige que o aluno leia ou pelo menos mantenha um nível de letramento satisfatório.

  • C.

    os livros estão sempre dispostos de maneira ergonômica para que o aluno se sinta estimulado a ler.

  • D.

    a ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o letramento.

Ao ler um texto teórico da área pedagógica para estudo complementar, o um professor deparou-se com duas palavras desconhecidas: multiculturalidade e interculturalidade. Este léxico estava inserido em uma obra que tratava de questões curriculares. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta a definição correta associada a uma destas palavras, de acordo com a temática apresentada.

  • A.

    Tanto a interculturalidade quanto a multiculturalidade visam ao direcionamento da questão curricular a apenas um grupo social.

  • B.

    A interculturalidade respalda-se no direito à diversidade e à luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social.

  • C.

    Ambos os conceitos estão intimamente relacionados a uma concepção tradicional e antiquada de Educação.

  • D.

    A multiculturalidade expressa que cada indivíduo é único e deve assemelhar-se aos demais para conviver harmonicamente.

Em relação às concepções que envolvem o letramento, assinale a alternativa correta.

  • A.

    São muito variados os usos sociais da escrita, por isso é comum levar em consideração os níveis de letramento, dos mais elementares aos mais complexos.

  • B.

    Capacidade de ligar as palavras novas a referentes do mundo, com a finalidade estrita de decodificar os sinais gráficos.

  • C.

    A fala das crianças deixa de ser telegráfica, na medida em que elas acrescentam grafemas e fonemas, letras e sons como processo de evolução do aprendizado.

  • D.

    Teoria da aprendizagem que transmite o aprendizado por meio da imitação dos símbolos, como consoantes e vogais.

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