Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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“Segundo Vasconcellos (2000) (...), o planejamento enquanto construção‐transformação de representações é uma mediação teórica metodológica para ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar e, para isto, é necessário estabelecer as condições objetivas e subjetivas prevendo o desenvolvimento da ação no tempo. Nesse sentido, é de suma importância para um bom andamento e desenvolvimento das atividades em sala de aula, o plano de aula elaborado pelos docentes.”

Acerca do plano de aula, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer. Evita o improviso sendo um norte para as ações educacionais.
  • B. É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas. Serve para evitar o improviso sendo um norte para as ações educacionais, sendo a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento escolar.
  • C. Tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática, mas deve ser um documento rígido e absoluto, pois é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, deve estar organizado didaticamente para todos os desafios e contradições.
  • D. Deve levar em consideração na sua elaboração, em primeiro lugar, que a aula é um período de tempo variável e que o processo de ensino e aprendizagem se compõe de uma sequência articulada de fases, ou seja, a preparação e apresentação dos objetivos; conteúdos e tarefas; desenvolvimento do conteúdo; consolidação (fixação, exercícios, recapitulação, sistematização); síntese integradora e aplicação e avaliação.

A avaliação é parte integrante do processo ensino‐aprendizagem e proporciona apoio ao professor, contribuindo para a obtenção de produtos ou resultados de aprendizagem. As avaliações as quais o professor procede enquadram‐se em três grandes tipos: avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Considerando as funções das avaliações, relacione cada uma das afirmativas dadas aos tipos de avaliação a seguir.

A sequência está correta em

  • A. 2, 2, 1, 3.
  • B. 1, 2, 2, 3.
  • C. 2, 1, 3, 1.
  • D. 3, 1, 3, 2.

Sobre a interdisciplinaridade, analise as afirmativas.

I. Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.

II. A interdisciplinaridade dilui as disciplinas, a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos.

III. Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam para o desenvolvimento de um currículo que contemple a interdisciplinaridade como algo que vá além da justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, promova a diluição das mesmas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Platão, Aristóteles e Jean Piaget pensaram em diferentes concepções sobre a aquisição dos conhecimentos. Considerando estes três grandes estudiosos da aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e complete‐as adequadamente com suas respectivas concepções.

 I. O ______________ estabelece que a capacidade de aprender é desenvolvida e construída nas ações do sujeito por meio do contato ativo com o conhecimento, que é facilitado pelo professor.

II. O ______________ sustenta que o conhecimento está na realidade exterior e é absorvido por nossos sentidos. O professor é quem detém o saber. O aprendizado é obtido por meio da cópia, seguida de memorização.

III. Chamada de ________________, essa perspectiva sustenta que as pessoas naturalmente carregam certas aptidões, habilidades, conceitos, conhecimentos e qualidades em sua bagagem hereditária. Tal concepção motivou um tipo de ensino que acredita que o educador deve interferir o mínimo possível, apenas trazendo o saber à consciência e organizando‐o.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. construtivismo / empirismo / inatismo
  • B. empirismo / inatismo / construtivismo
  • C. inatismo / construtivismo / empirismo
  • D. construtivismo / inatismo / empirismo

Sobre o processo ensino‐aprendizagem em matemática, NÃO é correto afirmar que

  • A. a resolução de problema deve estar sempre presente e integrada nos diversos tipos de atividade.
  • B. desenvolver a capacidade de resolução de problemas nos alunos é considerada uma das finalidades importantes do ensino da matemática.
  • C. a resolução de problemas é considerada uma situação de aprendizagem, em que o aluno se confronta com questões às quais consegue responder de forma imediata.
  • D. para um bom aprendizado de matemática é fundamental que o aluno sinta‐se interessado na resolução de um problema, despertando sua curiosidade e a sua criatividade ao resolvê‐lo.

A andragogia foi definida por Malcolm Knowles como a arte e ciência de ajudar o adulto a aprender, em oposição à pedagogia, que cuida do ensino de crianças. Os conceitos de Knowles foram amplamente discutidos, prevalecendo, hoje, a posição de que os dois campos não são mutuamente excludentes. Sobre a andragogia, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem de adultos, então, a metodologia básica da educação de adultos é a análise da experiência.
  • B. As diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade; portanto, a educação de adultos deve considerar as diferenças de estilo, tempo, local e ritmo de aprendizagem.
  • C. A orientação de adultos para a aprendizagem é centrada na matéria, no conteúdo a ser aprendido; as unidades apropriadas para organizar a aprendizagem do adulto serão aquelas úteis de aplicação no futuro.
  • D. Os adultos são motivados a aprender quando possuem necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará; então, estes são os pontos de partida apropriados para organizar as atividades de aprendizagem de adultos.

Sobre as tendências pedagógicas NÃO é correto afirmar que

  • A. tal qual a concepção tradicional de ensino, a escola tecnicista prioriza a transmissão cultural planejada e os resultados obtidos.
  • B. nas tendências progressista libertadora e libertária, o planejamento e a avaliação perdem o caráter controlador e mensurador da escola formal.
  • C. até a década de 1930, o ensino nas escolas brasileiras é predominantemente orientado por uma pedagogia humanística, tradicional e religiosa.
  • D. a pedagogia libertadora, embora represente no pensamento pedagógico brasileiro uma tendência crítica de educação sem precedente, é institucionalizada pela sociedade capitalista.

Quando se trata de relacionar as ideias dos dois grandes teóricos do interacionismo construtivista (Piaget e Vygotsky) não se pode falar apenas em confronto ou apenas entre os princípios que cada um defende; na verdade, esses autores possuem ideias muito comuns, compartilham concepções e, em muitos momentos, complementam‐se. No que se refere às ideias do desenvolvimento cognitivo e à socialização dos indivíduos, analise as afirmativas a seguir, completando‐as corretamente com seus respectivos teóricos.

I. ____________ refere‐se ao meio como condição para o desenvolvimento cognitivo, mas centraliza sua explicação nos mecanismos de coordenação entre as ações da criança sobre o mundo, dando pouca importância à intervenção social.

II. Para ____________, a criança nasce inserida num meio social que é a família e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros. Nas interações cotidianas, a mediação com o adulto acontece espontaneamente no processo de utilização da linguagem, no contexto das situações imediatas.

III. Para ____________, a criança vai se socializando à medida que a pressão do meio externo exige a adaptação de seus pensamentos àqueles do mundo adulto. Na criança muito pequena, portanto, há uma notória falta de socialização. O desenvolvimento cognitivo se dá a partir de esquemas e estruturas de pensamentos e ocorre em etapas pelas quais todos os indivíduos passam.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. Piaget / Vygotsky / Piaget
  • B. Vygotsky / Piaget / Piaget
  • C. Piaget / Piaget / Vygotsky
  • D. Vygotsky / Vygotsky / Piaget

Analise as afirmativas correlatas.

I. “O planejamento do trabalho em sala de aula é uma dimensão fundamental do trabalho pedagógico.”

PORQUE

II. “Permite aos professores e à escola controlar os resultados desse trabalho, controlar a consecução das finalidades desse trabalho.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A primeira afirmativa contradiz a segunda.
  • C. A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.

Acerca do fragmento anterior e buscando compreender o caráter político e pedagógico do Projeto Pedagógico na escola é necessário considerar os seguintes aspectos, EXCETO:

  • A. A função social da educação e da escola em uma sociedade cada vez mais excludente, compreendendo que a educação, como campo de mediações sociais, deve definir‐se sempre por seu caráter intencional e político.
  • B. A necessária organicidade entre o Projeto Pedagógico e os anseios da comunidade escolar implica a efetiva participação de todos em todos os seus momentos (elaboração, implementação, acompanhamento, avaliação).
  • C. Entender o Projeto Pedagógico como um conjunto de atividades que resultarão em um produto: um documento programático, pronto e acabado, no qual aparecem sistematizadas as principais concepções, os fundamentos, as orientações curriculares e organizacionais de uma instituição educativa. Outorga‐se à escola um documento a ser executado, cuja principal preocupação é inovar para produzir melhores resultados.
  • D. Compreender a dialética entre o político e o pedagógico torna‐se imprescindível para que o Projeto Pedagógico não se torne um documento pleno de intenções e vazio de ações; pois de pouco adianta declarar que a finalidade da escola é formar um sujeito crítico, criativo, participativo, ou anunciar sua vinculação às teorias críticas se, nas suas práticas pedagógicas cotidianas, perduram estruturas de poder autoritárias, currículos engessados, experiências culturais empobrecidas.
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