Lista completa de Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ambas transversalidade e interdisciplinaridade se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas diferem uma da outra, uma vez que a ____________________ refere‐se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a ____________________ diz respeito principalmente à dimensão da didática. A ____________________ questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter‐relação e a influência entre eles. A ___________________ diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados.
(Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, 1997.)
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente o fragmento de texto apresentado.
Considerando os aspectos‐chave de Lindeman, que foram base das pesquisas mais recentes que constituem, hoje, os fundamentos da educação de adultos, o modelo andragógico que, diferentemente do modelo pedagógico projetado para o ensino de crianças, possui preceitos enfocados na educação de adultos, analise.
I. Os adultos são motivados a aprender quando possuem necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará; então, esses são os pontos de partida apropriados para organizar as atividades de aprendizagem de adultos.
II. A orientação de adultos para a aprendizagem é centrada na vida; portanto, as unidades apropriadas para organizar a aprendizagem de adultos são as situações da vida, não os assuntos.
III. Experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem de adultos; dessa forma, a metodologia básica da educação de adultos é a análise da experiência.
IV. Os adultos têm uma grande necessidade de serem dirigidos; assim, o papel do professor é de transmitir o seu conhecimento e avaliar o desempenho deles em relação ao processo.
V. As diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade; portanto, a educação de adultos deve considerar as diferenças de estilo, tempo, local e ritmo de aprendizagem.
Estão corretas apenas as afirmativas
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2014
Em relação à gestão democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A administração das decisões e das ações devem ser elaboradas e executadas de forma hierarquizada.
( ) Todos os envolvidos no cotidiano escolar devem participar da gestão: professores, alunos, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola e toda comunidade do entorno da escola.
( ) As decisões e ações implantadas têm que ser definidas, primeiramente, pela direção da escola.
( ) As ações e decisões implantadas na escola devem ser divulgadas, preferencialmente, para os professores.
A sequência está correta em
Acerca do Projeto Político-Pedagógico, é INCORRETO afirmar que
Sobre os deveres fundamentais do orientador educacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Exercer funções com competência para que se evidencie o seu papel e o seu espaço na escola.
( ) Nas atividades profissionais, mostrar-se dinâmico, organizado e aberto ao diálogo.
( ) Respeitar os códigos sociais e expectativas morais da comunidade em que trabalha.
( ) Atender, particularmente, casos que podem ser atendidos na instituição onde trabalha.
( ) Atender casos em que esteja emocionalmente envolvido.
A sequência está correta em
A orientação familiar é uma das atribuições do orientador educacional. São ações que podem ser desenvolvidas junto às famílias, EXCETO:
Acerca do orientador educacional, analise as afirmativas.
I. Deve atender a todos os alunos em suas solicitações e expectativas.
II. Deve acompanhar os alunos com problemas disciplinares.
III. Seu atendimento deve se restringir aos alunos com problemas de aprendizagem.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
As instituições de educação infantil devem criar procedimentos para a avaliação do desenvolvimento das crianças com o objetivo de
É INCORRETO afirmar que a relação professor‐aluno no processo de uma aprendizagem significativa consiste
Acerca das dificuldades de aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...