Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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“Ambas – transversalidade e interdisciplinaridade – se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas diferem uma da outra, uma vez que a ____________________ refere‐se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a ____________________ diz respeito principalmente à dimensão da didática. A ____________________ questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter‐relação e a influência entre eles. A ___________________ diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados.”

(Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, 1997.)

 Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente o fragmento de texto apresentado.

  • A. interdisciplinaridade / transversalidade / transversalidade / interdisciplinaridade
  • B. interdisciplinaridade / transversalidade / interdisciplinaridade / transversalidade
  • C. transversalidade / interdisciplinaridade / interdisciplinaridade / transversalidade
  • D. transversalidade / interdisciplinaridade / transversalidade / interdisciplinaridade

Considerando os aspectos‐chave de Lindeman, que foram base das pesquisas mais recentes que constituem, hoje, os fundamentos da educação de adultos, o modelo andragógico que, diferentemente do modelo pedagógico projetado para o ensino de crianças, possui preceitos enfocados na educação de adultos, analise.

I. Os adultos são motivados a aprender quando possuem necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará; então, esses são os pontos de partida apropriados para organizar as atividades de aprendizagem de adultos.

II. A orientação de adultos para a aprendizagem é centrada na vida; portanto, as unidades apropriadas para organizar a aprendizagem de adultos são as situações da vida, não os assuntos.

III. Experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem de adultos; dessa forma, a metodologia básica da educação de adultos é a análise da experiência.

IV. Os adultos têm uma grande necessidade de serem dirigidos; assim, o papel do professor é de transmitir o seu conhecimento e avaliar o desempenho deles em relação ao processo.

V. As diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade; portanto, a educação de adultos deve considerar as diferenças de estilo, tempo, local e ritmo de aprendizagem.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II, III e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II, III e V.

Em relação à gestão democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A administração das decisões e das ações devem ser elaboradas e executadas de forma hierarquizada.

( ) Todos os envolvidos no cotidiano escolar devem participar da gestão: professores, alunos, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola e toda comunidade do entorno da escola.

( ) As decisões e ações implantadas têm que ser definidas, primeiramente, pela direção da escola.

( ) As ações e decisões implantadas na escola devem ser divulgadas, preferencialmente, para os professores.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V
  • B. V, V, F, F
  • C. F, V, F, F
  • D. V, F, V, F
  • E. F, F, F, V

Acerca do Projeto Político-Pedagógico, é INCORRETO afirmar que

  • A. deve ser feito de forma sistematizada.
  • B. é uma referência para o trabalho dos educadores.
  • C. pode ser construído de forma natural, sem intencionalidade.
  • D. deve ser um documento construído pela comunidade escolar.
  • E. trata-se de um documento escolar; um processo incluso.

Sobre os deveres fundamentais do orientador educacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Exercer funções com competência para que se evidencie o seu papel e o seu espaço na escola.

( ) Nas atividades profissionais, mostrar-se dinâmico, organizado e aberto ao diálogo.

( ) Respeitar os códigos sociais e expectativas morais da comunidade em que trabalha.

( ) Atender, particularmente, casos que podem ser atendidos na instituição onde trabalha.

( ) Atender casos em que esteja emocionalmente envolvido.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, F, F
  • B. V, F, F, V, V
  • C. V, F, V, F, V
  • D. F, V, V, F, V
  • E. V, V, F, F, F

A orientação familiar é uma das atribuições do orientador educacional. São ações que podem ser desenvolvidas junto às famílias, EXCETO:

  • A. Comprometer-se com a integração pais – escola, professores – pais e pais – filhos.
  • B. Orientar os pais sobre as questões financeiras da família, assim como os gastos dos filhos.
  • C. Relacionar-se com pais e familiares de forma que desenvolva a participação dos mesmos na escola.
  • D. Acompanhar o aluno e sua família nas possíveis dificuldades, encaminhando-os a outros especialistas, se necessário.
  • E. Orientar a família sobre o desenvolvimento dos alunos, sempre que for necessário, através de reuniões com os pais.

Acerca do orientador educacional, analise as afirmativas.

I. Deve atender a todos os alunos em suas solicitações e expectativas.

II. Deve acompanhar os alunos com problemas disciplinares.

III. Seu atendimento deve se restringir aos alunos com problemas de aprendizagem.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. I e III.

As instituições de educação infantil devem criar procedimentos para a avaliação do desenvolvimento das crianças com o objetivo de

  • A. seleção.
  • B. retenção.
  • C. promoção.
  • D. acompanhamento.

É INCORRETO afirmar que a relação professor‐aluno no processo de uma aprendizagem significativa consiste

  • A. na relação empática do professor e alunos.
  • B. na sua capacidade de ouvir e refletir sobre seus alunos.
  • C. unicamente na absorção de informação por parte dos alunos.
  • D. na criação de “pontes” entre o seu conhecimento e o dos alunos.

Acerca das dificuldades de aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Centrar o problema das dificuldades de aprendizagem na má formação dos professores parece ser puro reducionismo.
  • B. O professor precisará do apoio dos demais profissionais envolvidos para diagnóstico das dificuldades de aprendizagem.
  • C. O estudo das dificuldades de aprendizagem constitui‐se num campo amplo e complexo, envolvendo determinantes sociais, culturais, pedagógicos, psicológicos e médicos.
  • D. A maior dificuldade no relacionamento entre professores e alunos com dificuldade de aprendizagem é a falta de visão específica desse aluno, pois a tendência é analisá‐lo de forma global.
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