Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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A avaliação como prática de investigação NÃO deverá

  • A. priorizar apenas o resultado.
  • B. analisar os conhecimentos construídos.
  • C. interrogar a relação ensino‐aprendizagem.
  • D. buscar identificar as dificuldades de uma forma dialógica.

Sobre currículo e cultura, analise as afirmativas a seguir.

I. Um currículo multicultural pode harmonizar os conhecimentos comuns a todos com as particularidades culturais de cada grupo, enfrentando a contradição entre a igualdade e as desigualdades sociais e culturais.

II. Uma cultura no encontro com outra não assimila passivamente as influências, mas se hibridiza e se recria na interação, na valorização e no reconhecimento das especificidades de cada uma, levando à construção de um currículo multicultural e híbrido.

III. Cabe ao sistema educacional entender o pluralismo, buscar sua liberdade cultural sem preconceitos com postura crítica e, por meio de um currículo monocultural, conciliar a identidade nacional com a presença de um mundo globalizado.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. III.
  • B. I e II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.

Considerando a prática da Educação Matemática na perspectiva da modelagem, segundo Biembengut e Hein (2002), dá‐se com base em cinco passos; analise‐os.

I. Diagnóstico: da realidade, dos interesses dos alunos e do grau de conhecimento dos mesmos.

II. Escolha do tema ou modelo matemático: para desenvolver o conteúdo programático que estará inserido numa situação problemática.

III. Desenvolvimento do conteúdo programático: a estrutura desses conteúdos constituiu foco central do estudo, e exige do professor o trabalho de condução do estudo matemático, literalmente sendo a relação transmissor‐receptor no ensino da disciplina.

IV. Orientação da modelagem: requer que o sujeito seja capaz de fazer modelos matemáticos. O aluno é incentivado à pesquisa, a desenvolver a criatividade e à habilidade de formular e resolver problemas e o conteúdo matemático. Nesse processo, o aluno é conduzido à formulação de hipóteses, à constituição de alternativas para solucionar as situações‐problema.

V. Avaliação do processo: avaliam‐se a produção e o conhecimento matemático, a produção do trabalho de modelagem em grupo e a extensão e aplicação do conhecimento para, assim, redirecionar o trabalho.

Acerca dos passos da prática da modelagem, estão corretas apenas as afirmativas

  • A. II e III.
  • B. II, III e IV.
  • C. I, II, IV e V.
  • D. I, III, IV e V.

De acordo com o exposto e considerando a etnomatemática para o repensar o fazer pedagógico dos professores, analise as afirmativas a seguir.

I. A Educação Matemática, neste enfoque, contempla o saber oriundo do cotidiano, a qual acredita que está imbuído de saberes e fazeres próprios da cultura.

II. Tem a pretensão de substituir a matemática acadêmica, que é absolutamente inútil na sociedade, considerando a educação multicultural como uma possibilidade a qual valoriza e reconhece como legítimo o saber matemático oriundo das diversas culturas.

III. Tem como objetivo conectar a realidade com a matemática, promovendo o estudo a partir do mundo vivido/concreto para a análise dos conteúdos abstratos e a resolução de problemas que propiciam a compreensão e a constituição de saberes e alternativas para o contexto.

IV. O termo “etnomatemática” foi constituído por Ubiratan D’Ambrósio. Para compor a palavra “etnomatemática”, utilizam‐se as raízes “tica”, “matema” e “etno” para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (ticas) de explicar, de entender, de lidar e de conviver com (matema) distintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etnos).

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I, II e IV apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.

Com base nos estudos existentes no Brasil, de acordo com Libâneo (2001), sobre a organização e gestão escolar e nas experiências levadas a efeito nos últimos anos, é possível apresentar três das concepções de organização e gestão: a técnico‐científica (ou funcionalista), a autogestionária e a democrático‐participativa. Acerca do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A concepção técnico‐científica baseia‐se na hierarquia de cargos e funções visando a racionalização do trabalho, a eficiência dos serviços escolares. A ênfase é maior nas tarefas do que nas pessoas.

( ) A concepção democrático‐participativa baseia‐se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição, em que todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.

( ) A concepção autogestionária baseia‐se na relação orgânica entre a direção e a participação do pessoal da escola. Acentua a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva de gestão em que as decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F.
  • B. V, V, V.
  • C. F, V, V.
  • D. F, F, V.

Ao construir o Projeto Político‐Pedagógico (PPP), a escola deve realizar três fases bem distintas, mas interligadas entre si: o diagnóstico da escola, a identidade da escola e as ações a executar. De acordo com o exposto, analise.

I. No diagnóstico busca‐se uma fundamentação que oriente sua ação conjunta dos segmentos da escola, levantando as concepções do trabalho pedagógico realizado, conhecendo o que cada segmento pensa a respeito da educação, com objetivo de unificar o trabalho coletivo.

 II. Na identidade da escola, trata‐se da coleta de dados sobre a realidade escolar, analisando‐os do ponto de vista qualitativo e quantitativo.

III. As ações a executar trata‐se de como a escola definirá a maneira pela qual superará seus desafios do seu cotidiano, discutindo e analisando as propostas dos participantes.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.

Leia o trecho a seguir para responder às questões 16 e 17.

“De acordo com Libâneo (2002), as tendências pedagógicas originaram‐se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que propiciam também a união das práticas didático‐pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento.”

Acerca destas tendências pedagógicas, assinale a afirmativa correta.

  • A. Dividem‐se em pedagogia liberal e pedagogia progressista.
  • B. A pedagogia liberal é dividida em tendências tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e libertária.
  • C. As tendências liberais partem da análise crítica das realidades sociais que sustentam as finalidades sociopolíticas da educação.
  • D. Nas tendências da pedagogia progressista, os conteúdos são conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados alunos como verdades absolutas.

Sabe‐se que os projetos de trabalho possibilitam um repensar do significado de aprender e ensinar e do papel dos conteúdos curriculares. Isto repercute no sentido que se dá à avaliação e nos instrumentos usados para acompanhar o processo de formação ocorrido durante todo o desenvolvimento desse projeto. Ao mudar a concepção de avaliação é preciso pensar, ainda, nos instrumentos mais adequados a esta nova visão como instrumento de avaliação. Dentro da perspectiva dos projetos, o acompanhamento e a avaliação do trabalho devem ser feitos, principalmente, através da

  • A. elaboração de testes.
  • B. organização de provas.
  • C. construção de portfólio.
  • D. organização de entrevistas.

Sobre a interdisciplinaridade no currículo escolar, assinale a afirmativa INCORRETA.b

  • A. É uma proposta que exige interação entre duas ou mais disciplinas, o que resultará em intercomunicação e enriquecimento recíproco e, consequentemente, em uma transformação das metodologias de pesquisa, em uma modificação de conceitos, de terminologias fundamentais etc.
  • B. Permite a integração de saberes, rompendo com a ideia de que o tempo escolar deveria ser dividido em áreas do conhecimento. É importante que o trabalho pedagógico nos anos/séries iniciais do ensino fundamental, garanta o estudo articulado das ciências sociais, das ciências naturais, das noções lógico‐matemáticas e das linguagens.
  • C. É fundamental que os diferentes componentes curriculares sejam contemplados na rotina escolar e que atendam aos princípios didáticos gerais, devendo ser compreendidos como listas de conteúdos a serem ensinados aos alunos, para a construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas pedagógicas.
  • D. Faz‐se necessário pensar na seleção, organização e distribuição de conhecimentos relevantes para que todos os estudantes possam se apropriar deles, a fim de atuarem na mudança de seus contextos como sujeitos autônomos, críticos e criativos. Por serem vistos como meios, e não fins, os conhecimentos devem ser abordados pelos professores em situações dinâmicas e reflexivas, por meio do planejamento pedagógico coletivo.

Considerando as abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na abordagem qualitativa, o pesquisador procura aprofundar‐se na compreensão dos fenômenos que estuda – ações dos indivíduos, grupos ou organizações em seu ambiente e contexto social – interpretando‐os, segundo a perspectiva dos participantes da situação enfocada, sem se preocupar com representatividade numérica, generalizações estatísticas e relações lineares de causa e efeito.

( ) As divergências entre as abordagens qualitativa e quantitativa refletem diferentes epistemologias, estilos de pesquisa e formas de construção teórica. Portanto, os métodos quantitativos e qualitativos, devido às especificidades de cada uma, se excluem.

( ) Nos estudos organizacionais, a pesquisa quantitativa permite a mensuração de opiniões, reações, hábitos e atitudes em um universo, por meio de uma amostra que o represente estatisticamente.

( ) A pesquisa qualitativa ocorre por meio da interação constante entre a observação e a formulação conceitual, entre a pesquisa empírica e o desenvolvimento teórico, entre a percepção e a explicação, e se apresenta como uma dentre as diversas possibilidades de investigação.

A sequência está correta em

  • A. F, F, F, V.
  • B. V, V, V, F.
  • C. V, F, V, V.
  • D. V, V, F, V.
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