Lista completa de Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre inclusão, analise as afirmativas.
I. A educação inclusiva no contexto educacional é uma abordagem que procura responder às necessidades de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos com foco específico para aqueles que são vulneráveis à marginalização e à exclusão.
II. A inclusão se refere apenas aos alunos que apresentam algum tipo de deficiência específica.
III. Educar, na perspectiva inclusiva, supõe dar um novo significado ao papel do professor e sua atuação no contexto educacional.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Analise as afirmativas correlatas.
I. Algumas pesquisas de autores contemporâneos acreditam que se a alfabetização for conduzida de forma a demonstrar que a leitura e a escrita têm função aqui e agora, e não apenas num futuro distante, incerto e imprevisível, o indivíduo poderá ter maior motivação para o esforço que a aprendizagem exige.
PORTANTO
II. O trabalho de despertar o aluno para a compreensão da representação da fala através da língua escrita, serve de alicerce para o desenvolvimento de uma alfabetização significativa para os alunos.
Assinale a alternativa correta.
Sobre as tendências pedagógicas brasileiras, analise.
I. As tendências liberais consistem em princípio democrático, que sustenta a ideia de que o aluno deve ser preparado para papéis sociais de acordo com suas aptidões.
II. As tendências progressistas partem de uma análise crítica das realidades sociais, e é uma tendência que condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo.
III. As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Considerando as diferentes características e as especificidades de cada abordagem entre os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O método de pesquisa qualitativa analisa o comportamento humano, utilizando a observação naturalista e não controlada.
( ) Os métodos de pesquisa qualitativa são subjetivos e estão perto dos dados, orientados ao descobrimento; são exploratórios, descritivos e indutivos.
( ) Os métodos quantitativos são orientados à busca da magnitude e das causas dos fenômenos sociais, sem interesse pela dimensão subjetiva e utilizam procedimentos controlados.
( ) Os métodos de pesquisa qualitativa assumem uma realidade estática, são orientados aos resultados, replicáveis e generalizáveis.
A sequência está correta em
A mediação é um processo transversal a todas as áreas. Atualmente, pode-se assistir a processos de mediação em todo mundo nas mais diversas áreas e sobre os mais diversos assuntos: culturais, políticos, econômicos, patronais e sindicais, comerciais, legais, bem como nas mais diversas interações humanas: interpessoais, intergrupais e intragrupais. A prática da mediação permite focalizar-nos em três objetivos principais. São eles, EXCETO:
O pedagogo deve analisar e fazer uma adequação dos métodos e abordagens a serem utilizadas aos objetivos e condições diferenciadas de ensino-aprendizagem. Considerando os diferentes paradigmas e abordagens para escolha e melhor condução dos trabalhos numa empresa, analise.
I. Na abordagem tradicional, os ensinamentos são definidos alheios à vontade daquele que aprende, pois alguém fará o julgamento e organizará a seleção de temas a serem repassados.
II. Na abordagem comportamentalista, defende-se um comportamento padronizado com o intuito de manter a ordem. O homem tem de se submeter ao ambiente e, a partir daí, explicitar suas ações.
III. Na abordagem cognitivista, o homem e o mundo possuem relação dinâmica de trocas e atuação constantes. O homem, pela sua inteligência em constante aperfeiçoamento, modifica-se sempre e modifica o meio em benefício próprio.
IV. Na abordagem sociocultural, o mundo é o resultado da ação do homem e, por isso, o homem deve pré-avaliar suas ações porque elas têm ascendência sobre o ambiente. Neste paradigma, coloca-se nas mãos dos indivíduos as responsabilidades por suas escolhas.
V. Na abordagem humanista, o homem e o mundo são inseparáveis, mas neste paradigma, o homem se sobressai sobre o mundo por ser o organizador, o estruturador, o grande agente de mudanças.
Estão corretas apenas as afirmativas
Considerando uma abordagem metodológica de entrevista não diretiva para coleta de dados em uma pesquisa qualitativa, assinale a alternativa INCORRETA.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2014
Considerando a andragogia, são características que fundamentam este método:
I. Despertar no adulto a consciência da necessidade de instruir-se e a noção clara da sua participação na sociedade.
II. Partir dos elementos que compõem a realidade do educando, que se destacam como expressão de sua relação direta e contínua com o mundo em que vive.
III. Impor o método ao educando de acordo com a realidade em que vive e sua condição cognitiva de aprendizagem. O professor deve atuar como orientador experiente.
IV. Propor o conteúdo da instrução, o que deve ser justificado como uma contribuição para melhorar as condições de vida do homem.
Estão corretas apenas as afirmativas
No processo de aprendizagem, o professor é o principal responsável por criar situações de: trocas; estímulo na construção de relações entre o estudado e o vivido; integração com outras áreas de conhecimento; e, possibilidades de acesso dos alunos a novas informações. Nesse sentido, é correto afirmar que a avaliação
Ao longo do ensino fundamental espera-se que os alunos gradativamente possam compreender sua realidade, confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas. Nesse sentido, no final do ciclo do ensino fundamental, os alunos deverão ser capazes de:
I. compreender que as histórias individuais são singulares, únicas e fundamentais para a transformação do processo histórico;
II. conhecer e compreender o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços em todas as suas manifestações;
III. dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens;
IV. reconhecer que o conhecimento histórico é fundamental para a conquista da cidadania, anulando o conhecimento interdisciplinar.
Estão corretas as alternativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...