Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito dos métodos de alfabetização é correto afirmar:
São etapas do método sintético que partem de um texto significativo: parte/todo, sentenciação, porções de sentido, palavração, silabação, formação de palavras e formação de textos.
O método analítico pode ser dividido em duas etapas: a etapa silábica que compreende o trabalho com a palavra-chave, o destaque de sílabas, a apresentação da família silábica, a formação de palavras novas, a formação de sentenças e a formação de textos; e a etapa fônica que compreende o estudo das vogais, a aglutinação das vogais, o estudo das consoantes e a aglutinação – vogais e consoantes.
Pelo método analítico, parte-se de um texto significativo, para chegar, através de diferentes etapas, às partes que o compõem.
O uso do método eclético pressupõe a negação do uso dos métodos analíticos e sintéticos, pois a alfabetização deve ser trabalhada exclusivamente através da análise lingüística.
Sobre a lingüística, é correto afirmar:
A fonética estuda os sons da fala, preocupando-se com os mecanismos de produção e audição.
A fonologia estuda o signo lingüístico reduzido à sua expressão mais simples (morfemas) e à combinação entre esses morfemas formando unidades maiores, como a palavra e o sintagma.
A semântica estuda tudo o que se relaciona com a combinação linear de morfemas. É a semântica que vai explicar porque o português pode usar um tipo de construção de frase composto de sujeito + verbo + objeto + advérbio, ou um outro tipo de construção com tópico + comentário.
A morfologia preocupa-se com os sons de uma língua, mas do ponto de vista da sua função. Ela se ocupa dos aspectos interpretativos dos sons e de sua estrutura funcional nas línguas.
Vários autores demonstraram que a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. Dentre eles, um biólogo e epistemólogo suíço, que construiu sua teoria ao longo de mais de 50 anos de pesquisa. Sua preocupação central era descobrir como se estruturava o conhecimento. Afirma que conhecer significa inserir o objeto de conhecimento em um determinado sistema de relações, partindo de uma ação executada sobre o referido objeto.
Estamos falando de:
Jean Piaget
Lev Semenovich Vygotsky
Paulo Freire
Henri Wallon
A respeito do texto escrito é correto afirmar:
O texto é dotado de unidade temática, consistência argumentativa e coesão.
O texto admite não recursos extra-lingüísticos.
O texto não pode ser dirigido a um interlocutor virtual.
O texto é um amontoado de frases.
Piolho, Febre, Verminose, Convulsão, Diarréia.
Sarna, Verminose, Piolho, Febre, diarréia.
Verminose, Piolho, Convulsão, Febre, Piolho.
Piolho, Diarréia, Sarna, Convulsão, Verminose.
De acordo com Magda Soares (2001), o letramento constitui-se:
No processo de desenvolvimento de competências e habilidades que permitem ao sujeito, exclusivamente, o sujeito codificar e decodificar as letras.
No estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita.
No estado ou condição de quem sabe ler e escrever, mas não domina, necessariamente as práticas sociais que usam a escrita.
Na ação de ensinar/aprender a ler e escrever.
V,F, F, V,F.
V, V, V, F, F.
F, V, F, F, V.
F, F, V, V, V.
Censo Escolar de 2003 realizado no Brasil aponta uma população de 27,5 milhões de habitantes entre 7 a 14 anos, mas registra 34,7 milhões de matrículas no Ensino Fundamental. Uma das causas desse quadro é a repetência.
Segundo Paro (2001), tal constatação significa que:
I. Em toda prática humana, individual ou coletiva, a avaliação é um processo que acompanha o desenrolar de uma atividade, corrigindolhe os rumos e adequando os meios aos fins.
II. Ao identificar a origem do fracasso da ação educativa que se dá na escola, supõe-se um conjunto de atividades, de recursos, de decisões, de pessoas, de grupos e de instituições, que vão desde as políticas públicas, passando pelas secretarias e órgãos intermediários, chegando à própria unidade escolar.
III. O papel essencial da escola é levar o aluno a querer aprender, valor este que não se adquire geneticamente, exigindo uma consistente relação pedagógica entre aluno e professor.
IV. O papel do professor é executar suas aulas sem um planejamento, mas garantindo o uso de recursos variados.
Dessas afirmações, estão corretas apenas:
II, III e IV.
I, II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
Pensando em qual relação é mais conveniente estabelecer com a família das crianças da Educação Infantil, assinale a assertativa correta:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...