Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

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A respeito dos métodos de alfabetização é correto afirmar:

  • A.

    São etapas do método sintético que partem de um texto significativo: parte/todo, sentenciação, porções de sentido, palavração, silabação, formação de palavras e formação de textos.

  • B.

    O método analítico pode ser dividido em duas etapas: a etapa silábica que compreende o trabalho com a palavra-chave, o destaque de sílabas, a apresentação da família silábica, a formação de palavras novas, a formação de sentenças e a formação de textos; e a etapa fônica que compreende o estudo das vogais, a aglutinação das vogais, o estudo das consoantes e a aglutinação – vogais e consoantes.

  • C.

    Pelo método analítico, parte-se de um texto significativo, para chegar, através de diferentes etapas, às partes que o compõem.

  • D.

    O uso do método eclético pressupõe a negação do uso dos métodos analíticos e sintéticos, pois a alfabetização deve ser trabalhada exclusivamente através da análise lingüística.

Sobre a lingüística, é correto afirmar:

  • A.

    A fonética estuda os sons da fala, preocupando-se com os mecanismos de produção e audição.

  • B.

    A fonologia estuda o signo lingüístico reduzido à sua expressão mais simples (morfemas) e à combinação entre esses morfemas formando unidades maiores, como a palavra e o sintagma.

  • C.

    A semântica estuda tudo o que se relaciona com a combinação linear de morfemas. É a semântica que vai explicar porque o português pode usar um tipo de construção de frase composto de sujeito + verbo + objeto + advérbio, ou um outro tipo de construção com tópico + comentário.

  • D.

    A morfologia preocupa-se com os sons de uma língua, mas do ponto de vista da sua função. Ela se ocupa dos aspectos interpretativos dos sons e de sua estrutura funcional nas línguas.

Vários autores demonstraram que a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. Dentre eles, um biólogo e epistemólogo suíço, que construiu sua teoria ao longo de mais de 50 anos de pesquisa. Sua preocupação central era descobrir como se estruturava o conhecimento. Afirma que conhecer significa inserir o objeto de conhecimento em um determinado sistema de relações, partindo de uma ação executada sobre o referido objeto.

Estamos falando de:

  • A.

    Jean Piaget

  • B.

    Lev Semenovich Vygotsky

  • C.

    Paulo Freire

  • D.

    Henri Wallon

A respeito do texto escrito é correto afirmar:

  • A.

    O texto é dotado de unidade temática, consistência argumentativa e coesão.

  • B.

    O texto admite não recursos extra-lingüísticos.

  • C.

    O texto não pode ser dirigido a um interlocutor virtual.

  • D.

    O texto é um amontoado de frases.

  • A.

    Piolho, Febre, Verminose, Convulsão, Diarréia.

  • B.

    Sarna, Verminose, Piolho, Febre, diarréia.

  • C.

    Verminose, Piolho, Convulsão, Febre, Piolho.

  • D.

    Piolho, Diarréia, Sarna, Convulsão, Verminose.

De acordo com Magda Soares (2001), o letramento constitui-se:

  • A.

    No processo de desenvolvimento de competências e habilidades que permitem ao sujeito, exclusivamente, o sujeito codificar e decodificar as letras.

  • B.

    No estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita.

  • C.

    No estado ou condição de quem sabe ler e escrever, mas não domina, necessariamente as práticas sociais que usam a escrita.

  • D.

    Na ação de ensinar/aprender a ler e escrever.

  • A.

    V,F, F, V,F.

  • B.

    V, V, V, F, F.

  • C.

    F, V, F, F, V.

  • D.

    F, F, V, V, V.

Censo Escolar de 2003 realizado no Brasil aponta uma população de 27,5 milhões de habitantes entre 7 a 14 anos, mas registra 34,7 milhões de matrículas no Ensino Fundamental. Uma das causas desse quadro é a repetência.

Segundo Paro (2001), tal constatação significa que:

I. Em toda prática humana, individual ou coletiva, a avaliação é um processo que acompanha o desenrolar de uma atividade, corrigindolhe os rumos e adequando os meios aos fins.

II. Ao identificar a origem do fracasso da ação educativa que se dá na escola, supõe-se um conjunto de atividades, de recursos, de decisões, de pessoas, de grupos e de instituições, que vão desde as políticas públicas, passando pelas secretarias e órgãos intermediários, chegando à própria unidade escolar.

III. O papel essencial da escola é levar o aluno a querer aprender, valor este que não se adquire geneticamente, exigindo uma consistente relação pedagógica entre aluno e professor.

IV. O papel do professor é executar suas aulas sem um planejamento, mas garantindo o uso de recursos variados.

Dessas afirmações, estão corretas apenas:

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

Pensando em qual relação é mais conveniente estabelecer com a família das crianças da Educação Infantil, assinale a assertativa correta:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

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