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No processo de alfabetização, o uso das diferentes tipologias textuais é imprescindível. Considerando que cada tipologia textual possui características específicas é correto afirmar:
O texto dissertativo é altamente argumentativo e apelativo visando a modificar comportamentos, manipulando a linguagem e transformando, desta forma, aquilo que é oferecido em objeto de desejo.
O texto narrativo procura ensinar alguma coisa orientando a utilização de determinado objeto ou situação.
O texto epistolar estabelece comunicação escrita com destinatário ausente e ocorre através de correspondência onde o grau de familiaridade entre o emissor e o destinatário definirá a escolha do tipo da escrita: oficial e particular.
O texto literário tem como função básica e central informar o leitor, fazendo-o conhecer o mundo real, possível e imaginário. Oferece uma informação de uso imediato.
Diferentes teóricos influenciaram e permanecem influenciando o fazer e o pensar dos pedagogos na sua intervenção junto ao processo ensinoaprendizagem. Sendo assim, relacione a primeira coluna com a segunda:
Respeitando a ordem das sentenças acima, a alternativa CORRETA é:
1, 3, 4 e 2.
3, 1, 4 e 2.
2, 1, 4 e 3.
4, 3, 2 e 1.
sendo perpetuada, heterogênea, idênticas, independente.
mudando, homogênea, diferentes, dependendo.
mudando, heterogênea, diferente, independente.
sendo perpetuada, homogênea, idênticas, dependendo.
Percebemos que a escola fundamental contemporânea enfrenta sérias dificuldades quando está em questão a aprendizagem qualitativa dos educandos, sobretudo porque a escola ainda lida com um currículo que privilegia um conhecimento parcelado e, como tal, desconectado da mente daqueles que aprendem. Quando se tem como perspectiva a formação de cidadãos, tal situação gera sérias conseqüências. Nesse sentido, é correto afirmar:
O saber parcelado garante a cultura escolar do tratamento das questões básicas que devem preocupar o homem moderno, do que se derivará a possibilidade da utilização do saber para entender o mundo.
O saber parcelado possibilita a prevalência da especialização, que, por sua vez gera a qualificação.
O saber parcelado institui o exame que consiste no rito responsável pela validação da posse concreta do saber, e conseqüentemente, a capacidade para utilizá-lo, ou mesmo, entendê-lo.
O saber parcelado em matérias revela sua utilidade muito tarde para que os alunos possam explicar o mundo. Desse modo, submete-se os aprendizes a um constante processo de apropriação e elaboração conceitual com introduções entrecortadas, o que lhes exige uma espécie de fé em que encontrarão sentido para tudo o que lhe é imposto se se mantiverem disciplinados, esperando sínteses que chegarão mais tarde.
III e V.
I e V.
II e IV.
I e IV.
Dois grandes sistemas de escrita estão constituídos: o sistema de escrita ideográfica e o fonográfico. O sistema fonográfico está dividido em quatro grandes sistemas. Com base nessa afirmação é correto afirmar:
A escrita fonética é um tipo de escrita que foi criado para representar algumas línguas semíticas e, como tal, possui apenas três vogais: a, i e u. Consiste em representar algumas das consoantes do português, para podermos exemplificar o mecanismo desse tipo de escrita.
A escrita silábica propõe um símbolo para cada sílaba existente na língua. A escrita japonesa é um exemplo desse sistema.
A escrita alfabética-ortográfica consiste em representar os sons da fala, exatamente, conforme eles são pronunciados.
A escrita consonantal consiste na conjugação de esforços no campo da linguagem para absorver a questão da invenção do alfabeto e da escrita fonográfica fonética. Escrever ortograficamente significa escolher uma única forma para as palavras de uma língua, independente de quantas pronúncias diferentes possam estar ligadas a elas.
A memorização.
A discrimanação visual.
A motricidade.
A discriminação auditiva.
No que se refere à produção de textos, é correto afirmar:
A relação existente entre o plano da expressão e o plano de conteúdo configura aquilo que pode ser chamado de denotação.
Os valores sobrepostos ao signo constituem aquilo que pode ser denominado de sentido denotativo e esse acréscimo de um novo sentido constitui a denotação.
O sentido denotativo varia de cultura para cultura, de classe social para classe social, de época para época. É profundamente variante e mutável. Nesse contexto, sobreposto ao significado conotativo implanta-se o significado denotativo, que consiste num novo plano de conteúdo investido no signo como um todo.
Significado conotativo é aquele conceito que um certo significante evoca no receptor, ou seja, é o conceito ao qual nos remete um certo significante.
Pensando no processo de avaliação na Educação Infantil é correto afirmar que:
Deve ser um instrumento para o educador reformular a ação educativa que exerce, de modo a contribuir decisivamente par o desenvolvimento integral do potencial infantil.
Serve para rotular a criança a partir do que ela faz.
Precisa ter um caráter seletivo e elitista
Deve ser usada para separar e eliminar os educandos que não preencham os critérios a priori estabelecidos.
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