Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

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Podemos citar três componentes práticos interdependentes no ensino inclusivo. São eles:

  • A.

    Programas adequados; trabalho em equipe; aceitação da comunidade.

  • B.

    Limitações funcionais; rotulação; aprendizagem cooperativa.

  • C.

    Redes de apoio; consulta cooperativa e trabalho em equipe; aprendizagem cooperativa.

  • D.

    Trabalho em equipe; apoio institucional; orientação adequada.

Do ponto de vista de Perrenoud (1999), "o ofício de professor está se transformando: trabalho em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem..." cuja meta é antes fazer aprender do que ensinar. A abordagem por competências focaliza-se sobre o aluno, a pedagogia diferenciada e os métodos ativos, e convida os professores a:

  • A.

    Trabalhar regularmente por problemas, conduzir projetos com seus alunos, praticar uma avaliação somativa em situação de tarefas e dar continuidade à compartimentação disciplinar.

  • B.

    Trabalhar regularmente por problemas, negociar e conduzir projetos com seus alunos, praticar uma avaliação formadora em situação de trabalho e dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar.

  • C.

    Trabalhar regularmente por problemas, impor projetos de pesquisa aos seus alunos, praticar uma avaliação formadora disciplinadora, e dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar.

  • D.

    Trabalhar por problemas, trabalhar por disciplina, praticar uma avaliação somativa, impor projetos aos seus alunos.

A escola pública, ao ser chamada a atender demandas da sociedade capitalista que, até então, eram-lhe estranhas, foi assaltada pelas mais díspares motivações, provenientes tanto do Estado como da família. As novas funções sociais da escola emergiram e contribuíram para relegar a finalidade maior da instituição a um segundo plano. Podemos citar algumas das funções da escola pública contemporânea:

  • A.

    Especialização profissional e jornada de trabalho infantil.

  • B.

    Liberação da mulher e aperfeiçoamento da educação doméstica.

  • C.

    Liberação da mulher para o trabalho, com a escola servindo como refeitório para sua clientela e prolongamento do tempo de escolarização.

  • D.

    Radicalização do conhecimento e especialização profissional.

Segundo Vasconcellos (2000), o Plano Político Pedagógico é o plano global da escola que:

  • A.

    Define apenas as políticas internas da escola.

  • B.

    Fica tão somente no nível filosófico.

  • C.

    Define apenas o marco referencial da escola.

  • D.

    Define o tipo de ação educativa que se quer realizar.

O atendimento das necessidades de sono e repouso, nas diferentes etapas da vida da criança, tem um importante papel na saúde em geral e no sistema nervoso em particular. Nesse sentido, é correto afirmar que:

  • A.

    As necessidades e o ritimo de sono variam de indivíduo para indivíduo, mas sofrem influências do clima, da idade e do estado de saúde e se estabelecem também em relação às demandas da vida social.

  • B.

    O educador só deve permitir que a criança durma ou repouse após realizar as atividades previstas para aquele dia.

  • C.

    Aconselha-se manter os bebês e crianças que estão dormindo,ou desejando fazê-lo, em ambientes claros e ruidosos para que tenham consciência de que outras atividades estão ocorrendo naquelemomento.

  • D.

    Os horários de sono e repouso devem ser definidos pelo educador para que não haja prejuízo nas atividades diárias propostas.

Com relação à alimentação, na etapa da Educação Infantil, é correto afirmar que:

  • A.

    O ideal é que as crianças menores se alimentem em grandes refeitórios coletivos, com grande movimentação.

  • B.

    Crianças que estejam sem apetite e que são magras devem ser forçadas a comer, sob o risco de ficarem desnutridas.

  • C.

    O ato de alimentar tem como objetivo, além de fornecer nutrientes para a manutenção da vida e da saúde, proporcionar conforto ao saciar a fome, prazer ao estimular o paladar e contribuir para a socialização ao revesti-lo de rituais. Além disso, é fonte de inúmeras oportunidades de aprendizagem.

  • D.

    AO contrário do que se acredita, oferecer merendas industrializadas ou lanches compostos por salgadinhos, bolachas, balas e chocolates atende a todas as necessidaes do organismo.

  • A.

    F,V, F,V,V.

  • B.

    V, V, F, V, F.

  • C.

    F, F, V, F, V.

  • D.

    V, F, V, F, F.

  • A.

    O jogo.

  • B.

    A imitação.

  • C.

    A auto-estima.

  • D.

    A motricidade.

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