Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Podemos citar três componentes práticos interdependentes no ensino inclusivo. São eles:
Programas adequados; trabalho em equipe; aceitação da comunidade.
Limitações funcionais; rotulação; aprendizagem cooperativa.
Redes de apoio; consulta cooperativa e trabalho em equipe; aprendizagem cooperativa.
Trabalho em equipe; apoio institucional; orientação adequada.
Do ponto de vista de Perrenoud (1999), "o ofício de professor está se transformando: trabalho em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem..." cuja meta é antes fazer aprender do que ensinar. A abordagem por competências focaliza-se sobre o aluno, a pedagogia diferenciada e os métodos ativos, e convida os professores a:
Trabalhar regularmente por problemas, conduzir projetos com seus alunos, praticar uma avaliação somativa em situação de tarefas e dar continuidade à compartimentação disciplinar.
Trabalhar regularmente por problemas, negociar e conduzir projetos com seus alunos, praticar uma avaliação formadora em situação de trabalho e dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar.
Trabalhar regularmente por problemas, impor projetos de pesquisa aos seus alunos, praticar uma avaliação formadora disciplinadora, e dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar.
Trabalhar por problemas, trabalhar por disciplina, praticar uma avaliação somativa, impor projetos aos seus alunos.
A escola pública, ao ser chamada a atender demandas da sociedade capitalista que, até então, eram-lhe estranhas, foi assaltada pelas mais díspares motivações, provenientes tanto do Estado como da família. As novas funções sociais da escola emergiram e contribuíram para relegar a finalidade maior da instituição a um segundo plano. Podemos citar algumas das funções da escola pública contemporânea:
Especialização profissional e jornada de trabalho infantil.
Liberação da mulher e aperfeiçoamento da educação doméstica.
Liberação da mulher para o trabalho, com a escola servindo como refeitório para sua clientela e prolongamento do tempo de escolarização.
Radicalização do conhecimento e especialização profissional.
Segundo Vasconcellos (2000), o Plano Político Pedagógico é o plano global da escola que:
Define apenas as políticas internas da escola.
Fica tão somente no nível filosófico.
Define apenas o marco referencial da escola.
Define o tipo de ação educativa que se quer realizar.
O atendimento das necessidades de sono e repouso, nas diferentes etapas da vida da criança, tem um importante papel na saúde em geral e no sistema nervoso em particular. Nesse sentido, é correto afirmar que:
As necessidades e o ritimo de sono variam de indivíduo para indivíduo, mas sofrem influências do clima, da idade e do estado de saúde e se estabelecem também em relação às demandas da vida social.
O educador só deve permitir que a criança durma ou repouse após realizar as atividades previstas para aquele dia.
Aconselha-se manter os bebês e crianças que estão dormindo,ou desejando fazê-lo, em ambientes claros e ruidosos para que tenham consciência de que outras atividades estão ocorrendo naquelemomento.
Os horários de sono e repouso devem ser definidos pelo educador para que não haja prejuízo nas atividades diárias propostas.
Com relação à alimentação, na etapa da Educação Infantil, é correto afirmar que:
O ideal é que as crianças menores se alimentem em grandes refeitórios coletivos, com grande movimentação.
Crianças que estejam sem apetite e que são magras devem ser forçadas a comer, sob o risco de ficarem desnutridas.
O ato de alimentar tem como objetivo, além de fornecer nutrientes para a manutenção da vida e da saúde, proporcionar conforto ao saciar a fome, prazer ao estimular o paladar e contribuir para a socialização ao revesti-lo de rituais. Além disso, é fonte de inúmeras oportunidades de aprendizagem.
AO contrário do que se acredita, oferecer merendas industrializadas ou lanches compostos por salgadinhos, bolachas, balas e chocolates atende a todas as necessidaes do organismo.
F,V, F,V,V.
V, V, F, V, F.
F, F, V, F, V.
V, F, V, F, F.
O jogo.
A imitação.
A auto-estima.
A motricidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...