Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

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Compreender a infância como construção histórica, isto é, compreender as crianças como sujeitos históricos implica:

  • A.

    tomar como ponto de partida o universo em que a criança está inserida, seu processo particular e natural de se relacionar com o mundo, buscando, para isso, o desenvolvimento de práticas adequadas ao seu nível biológico e psicológico.

  • B.

    respeitar os contextos infantis, valorizar a natureza biológica e psicológica de cada criança, a especificidade de seu mundo mágico e suas diferentes formas de adaptação ao meio-ambiente.

  • C.

    considerar a classe social em que a criança está inserida, seu processo de socialização no interior da família e da comunidade, procurando conhecer às interações sociais as quais esta sujeita nesses diferentes contextos.

  • D.

    buscar conhecer o contexto social da criança, considerando sua natureza infantil, seus fatores biológicos e psicológicos como determinantes para a organização da prática pedagógica.

Enumere a coluna B de acordo com a tendência pedagógica descrita na coluna A:

Coluna A

1. Abordagem tradicional. 
2. Abordagem comportamentalista.
 3. Abordagem humanista. 
4. Abordagem cognitivista 
5. Abordagem sócio-cultural.

Coluna B

( ) O conhecimento é considerado como uma construção humana. A passagem de um estado de desenvolvimento para o seguinte é sempre caracterizada pela formação de novas estruturas que não existiam anteriormente no individuo. 
( ) Toda ação educativa para ser valida, deve, necessariamente, ser precedida tanto de uma reflexão sobre o homem como de uma análise do meio de vida desse homem concreto. 
( ) A experiência planejada é considerada a base do conhecimento. Fica clara a orientação empirista: o conhecimento é o resultado direto da experiência.
 ( ) Todo aluno tem potencialidade para aprender a tendência e realizar essa potencialidade, todo aluno possui capacidade organísmica de valoração e a criatividade é função da autoavaliação.
 ( ) A realidade é algo que será transmitido ao individuo, principalmente pelo processo de educação formal, além das outras instâncias, como família e Igreja.

A seqüência correta da Coluna B, de cima para baixo é:

  • A.

    5, 3, 4, 1, 2.

  • B.

    4, 5, 2, 3, 1.

  • C.

    1, 2, 5, 4, 3.

  • D.

    4, 2, 3, 1, 5.

Entender as instituições educacionais hoje pressupõe compreendê-las e colocar em relação com novos paradigmas acerca das funções do conhecimento, da relação escola - sociedade e das interações produzidas nestes contextos. Diante da afirmação acima, escreva "C" para as alternativas corretas e "E"para as alternativas erradas.

( ) Edgar Morin na busca do "ser"e do "saber", aponta para um caminho em que as novas descobertas e certezas se elaboram, compreendendo o ser humano ao mesmo tempo sujeito e objeto de sua construção e mundo.

( ) A produção da profissão docente/professor reflexivopesquisador associados com desenvolvimento de habilidades e competências buscam apresentar um perfil docente que de conta das novas dimensões do conhecimento, das relações interpessoais, entre outras, investigando novas análises.

( ) A educação instrumento centrado em si mesma tem como atribuição a única e exclusivamente, assegurar aos indivíduos a transmissão de conteúdos científicos, sistematizados e produzidos ao longo da história da humanidade.

( ) A reflexão do trabalho docente guarda estreita vinculação com o pensamento e a ação nas situações reais e históricas em que os professores se encontram. Não é uma atividade individual, pois pressupõe relações sociais que servem aos interesses humanos.

( ) O professor como sujeito que não reproduz apenas o conhecimento pode fazer do seu próprio trabalho em sala de aula, um espaço de práxis docente e de transformação humana.

A seqüência é:

  • A.

    E, C, E, C, E.

  • B.

    C, C, C, E, C.

  • C.

    E, E, C, E, C.

  • D.

    C, C, E, C, C.

Desenvolver a educação em âmbito municipal, nos remete necessariamente a uma análise da organização dos conteúdos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, que os agrupa, em três grandes categorias. Quais sejam:

  • A.

    Conteúdos conceituais, que envolvem conceitos simbólicos, conteúdos reais, que envolvem os conceitos científicos e conteúdos éticos, que envolvem os comportamentos.

  • B.

    Conteúdos científicos, conteúdos não científicos e conteúdos comportamentais.

  • C.

    Conteúdos humanos que envolvem conceitos de História, Geografia, Filosofia, etc., conteúdos científicos, que envolvem conteúdos das Ciências Naturais, da Química, da Física, Matemática, etc. e conteúdos comportamentais que envolvem conceitos de como ser um bom aluno, bom cidadão, etc.

  • D.

    Conteúdos conceituais envolvem fatos e princípios; conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.

Nos fundamentos que postulam conceitos sobre a formação de professores, estão presentes as concepções: acadêmica, tecnológica e prática. Muito se tem discutido que a prática docente tem que estar alicerçada na concepção do professor reflexivo: Pensando nesta reflexivilidade, enumere correspondentemente as características do professor, quanto:

1 - Reflexividade crítica

2 - Reflexividade neoliberal (linear, dicotômica, pragmática)

( ) Fazer pensar, a relação teoria e prática. 
( ) Preocupação com a preensão das contradições.
( ) Agente de uma realidade pronta e acabada.
( ) Reflexividade de cunho sócio-crítico e emancipatório.
( ) Reflexividade cognitiva e mimética.
( ) Atuação dentro da realidade instrumental.

A seqüência é:

  • A.

    1, 2, 1, 2, 1, 1.

  • B.

    1, 1, 1, 2, 2, 2.

  • C.

    1, 1, 2, 1, 2, 2.

  • D.

    2, 1, 2, 2, 1, 1.

Quando falamos em constituição de sujeitos, produzidos pela inserção social num determinado espaço geográfico e momento histórico, é de fundamental importância observarmos que este sujeito pode ser analisado através de algumas categorias: etnia, classe, geração, orientação sexual, gênero, entre outras. Os Parâmetros Curriculares Nacionais tratam as questões de gênero e orientação sexual como temas transversais, propondo os seguintes conteúdos:

  • A.

    Doenças sexualmente transmissíveis, corporeidade espiritual, gênero e o homossexualismo, sexualidade precoce, normalidades e anormalidades no desenvolvimento sexual da criança.

  • B.

    Violências sexuais, corpo e relações de gênero, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, sexualidade na educação básica.

  • C.

    Estigmas sexuais, doenças sexualmente transmissíveis, gênero e avaliação escolar, corpo, orientação sexual.

  • D.

    Sexualidade, manifestações sexuais na escola, corpo, relações de gênero e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A abordagem sócio-cultural cuja obra referente mais significativa e difundida é a de Paulo Freire percebe a prática educativa a partir dos seguintes pressupostos básicos:

  • A.

    Ensino centrado no aluno, o que implica técnicas de dirigir sem dirigir, ou seja, dirigir o aluno à sua própria experiência para que, dessa forma, ela possa estruturar-se e agir. O professor se abstém de intervir diretamente no campo cognitivo e afetivo do aluno.

  • B.

    É responsabilidade do professor assegurar a aquisição do conhecimento. O ensino corresponde ao arranjo ou à disposição de contingências para uma aprendizagem eficaz. A ênfase da proposta de aprendizagem dessa abordagem se encontra na organização (estruturação) dos elementos para as experiências curriculares.

  • C.

    A ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são instruídos e ensinados pelo professor. A educação está subordinada à instrução, considerando a aprendizagem do aluno como um fim em si mesmo: os conteúdos e as informações têm de ser adquiridos, os modelos imitados.

  • D.

    Educação problematizadora ou conscientizadora. Desenvolvimento da consciência crítica e a liberdade como meios de superar as contradições da educação bancária. A dialogicidade é a essência desta educação. Educador e educando são sujeitos de um processo em que crescem juntos.

Quanto a Pedagogia Brasileira é correto afirmar:

  • A.

    A pedagogia de cunho religioso católico reproduzia, em muitos aspectos os preceitos educacionais do protestantismo, que foi responsável pelo ensino no Brasil por mais de duzentos anos.

  • B.

    A pedagogia tradicional muito deve aos princípios do jesuitismo. A Pedagogia Tradicional compôs-se na verdade das teorias pedagógicas modernas americanas e alemãs, com substrato comum no herbartismo.

  • C.

    Para o pensamento da Pedagogia Libertária, a tríade capitalismo, Estado e Igreja, representavam a sociedade moderna, que deveria se firmar como Estado-nação brasileira.

  • D.

    O movimento Escola Nova enfatizou os métodos tradicionais da Pedagogia Tradicional, dando ênfase ao trabalho pedagógico centrado no professor.

Podemos afirmar que uma pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais de acordo com as aptidões individuais. Nesta perspectiva qual tendência pedagógica, abaixo, que NÃO se concatena com os pressupostos da pedagogia liberal?

  • A.

    Tendência pedagógica histórico-crítica.

  • B.

    Tendência pedagógica tradicional.

  • C.

    Tendência pedagógica não diretiva.

  • D.

    Tendência pedagógica tecnicista.

A atual LDB (9394/96) resultou de um processo de discussões que iniciaram na abertura democrática a partir da década de 1980. É correto afirmar que em relação à escola sua maior contribuição foi apontar legalmente a necessidade de construção coletiva da:

  • A.

    realização semanal do planejamento escolar.

  • B.

    identificação da problemática educacional.

  • C.

    proposta pedagógica escolar.

  • D.

    semana da alfabetização no Brasil.

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