Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A ideia de educação para a cidadania não pode partir de uma visão da sociedade homogênea, como uma grande comunidade [...]. Torna-se necessário entender educação para a cidadania como formação do cidadão participativo e solidário, consciente de seus deveres e direitos − e, então, associá-la à educação em direitos humanos. Segundo estas ideias, uma proposta democrática de educação para a cidadania é aquela que envolve:

I. a participação ativa e a reciprocidade.

II. os direitos humanos.

III. a defesa de políticas afirmativas.

IV. a crença na cidadania como concessão e os direitos humanos como conquista.

V. a defesa da nação como um todo indiviso e heterogêneo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II, IV e V.
  • B. III e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, III e IV.
  • E. I e II.

O planejamento participativo parte da ideia de que o cidadão pode e deve contribuir para o processo de planejamento governamental porque

  • A. o conhecimento que possui sobre a realidade e os problemas locais contribui para a busca das soluções mais adequadas, envolve as pessoas da comunidade no planejamento e cria nelas um compromisso de participação responsável, na fase de implementação do plano.
  • B. uma vez que o cidadão participa do levantamento de problemas, ele tende a escutar os agentes do governo e a aceitar mais docilmente as decisões sem apresentar resistências, diminuindo o tempo necessário para a realização de planos.
  • C. sendo parte convidada a participar, pode reunir suas bases para fazer valer as opiniões de um grupo que, se obtiver maioria nas sessões destinadas ao planejamento, terá o direito de influir no plano de modo a conquistar os objetivos que seu grupo escolheu.
  • D. as decisões do governo podem ser explicadas diretamente ao cidadão, que por sua vez, pode tirar dúvidas de aspectos de difícil compreensão e ainda levar as explicações e notícias diretamente para sua comunidade na qualidade de porta-voz do governo.
  • E. ao participar diretamente e tomar parte nas decisões, se torna responsável pelos resultados do plano, alterando a cultura paternalista que vive a espera de um governo “salvador”, que depois do fracasso do plano, em geral, se torna opressor.

Na trajetória da educação brasileira, em muitos momentos e experiências, o planejamento assumiu uma função essencialmente burocrática e de controle do trabalho alheio, tanto no âmbito da organização dos sistemas de ensino, quanto no interior de nossas escolas. Esse modelo de planejamento burocratizado se sustenta

  • A. na divisão do trabalho, na fragmentação da ação educativa e em concepções de caráter predominantemente instrumental e técnico do planejamento.
  • B. na gestão democrática da educação que implica no planejamento participativo e no fortalecimento dos processos mais que dos produtos.
  • C. no conhecimento técnico-político dos procedimentos de organização e em práticas participativas para aprovação do plano proposto.
  • D. na concepção neoliberal da educação e da escola que zela pela construção da liberdade profissional e autonomia institucional.
  • E. na perspectiva da função de mediador e articulador do trabalho coletivo na educação, em seus diferentes níveis, empoderando os agentes.

Frequentemente, as discussões sobre o fracasso escolar referem-se ao erro do aprendiz, às suas causas e à sua natureza. Inverter a perspectiva, e pensar no erro como sinônimo de inadequação da instituição escolar é também uma necessidade, é talvez a questão crucial. Diante disso, é possível supor que a escola erre de três maneiras diferentes por:

I. desconhecimento das características as várias fases do desenvolvimento humano.

II. adotar as diretrizes curriculares que constam do projeto pedagógico da escola.

III. considerar ideias do segmento cultural que contextua os aprendizes concretos.

IV. levar em conta as histórias de vida próprias de cada um.

V. exigências de conteúdo das provas nacionais aplicadas em larga escala.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III, IV e V.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. I, IV e V.

A democratização, no âmbito da escola, não será alcançada sem que cada escola organize o seu próprio projeto educativo (...) nada impede que cada escola se organize em termos do modo como compreende a tarefa educativa em face das dificuldades específicas que enfrenta...

Nessa compreensão,

  • A. o acesso e a qualidade da educação resultam da participação e da possibilidade de democracia nos mecanismos de gestão educacional.
  • B. a escola pública é uma oportunidade que o Estado oferece à população garantindo ao indivíduo ingressar na vida produtiva do país.
  • C. o projeto político pedagógico voltado a uma educação de qualidade deve ser elaborado pela equipe gestora da escola, pois é formada por especialistas do ensino.
  • D. o projeto educativo da escola precisa estar organizado para atender os alunos que têm capacidade de adquirir conhecimento.
  • E. a qualidade da educação depende da capacidade dos professores elaborarem um projeto pedagógico detalhado no qual se privilegiem o mérito e a dedicação dos alunos.

Para os liberais, a função social da escola é prover o ensino de qualidade para todos os estudantes independentemente do nível socioeconômico.

Para os socialistas, a escola também deve ensinar com qualidade todos os alunos, no entanto para se atingir este objetivo

  • A. o ensino deve ser organizado por conteúdos distintos para cada classe social, visando atender ao mercado de trabalho.
  • B. as diferenças de níveis socioeconômicos entre os alunos não os impedem de aprender igualmente.
  • C. é preciso que o professor elabore propostas pedagógicas diferenciadas, de acordo com a capacidade cognitiva de seus alunos.
  • D. o professor deve planejar um trabalho pedagógico que recupere as deficiências culturais dos alunos pobres.
  • E. é necessária a eliminação dos desníveis socioeconômicos e a distribuição do capital cultural e social.

O currículo do Ensino Médio deve, dentre outros aspectos, organizar os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação de tal forma que ao final do Ensino Médio o estudante demonstre:

I. domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna.

II. conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.

III. apreço pela atividades integradoras artístico-culturais, vinculadas ao meio ambiente e à prática social.

IV. valorização da leitura e da produção escrita em todos os campos do saber.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. II e III.
  • C. I e II.
  • D. I e IV.
  • E. I e III.

Um plano de aula deve prever necessariamente

  • A. abordagens diferentes em relação a assuntos polêmicos.
  • B. realização de atividades lúdicas e propiciadoras de vínculos afetivos.
  • C. aprendizagem de conteúdos que possam ter aplicação prática.
  • D. continuidade das experiências de aprendizagem.
  • E. uniformização de metodologias entre professores do mesmo ano de ensino.

A ampliação dos níveis de avaliação para além da sala de aula e da aprendizagem dos estudantes, em especial a avaliação institucional, trouxe novas possibilidades ao desenvolvimento de escolas reflexivas.

Estas ideias apontam para a avaliação institucional da escola como um processo que

  • A. resgata o papel central das provas nacionais no desenvolvimento de uma educação crítica e de qualidade.
  • B. envolve todos os sujeitos, com vistas a negociar patamares adequados de aprimoramento a partir dos problemas concretos da escola.
  • C. conduz o ensino para uma aprendizagem voltada à autonomia intelectual dos educandos com melhor desempenho escolar.
  • D. impulsiona os pais a serem comprometidos com a aprendizagem de seus filhos, na medida em que a avaliação fornece dados de seu ensino.
  • E. propicia a mudança da cultura de um ensino mecânico e transmissor de conhecimento para uma prática educativa construtivista.

Numa visão linear do processo pedagógico, o planejamento didático é uma sucessão de etapas que começa com a definição dos objetivos do ensino, passa pela definição dos conteúdos e dos métodos, pela execução do planejado e finalmente pela avaliação do estudante. Em forma alternativa de ver o processo pedagógico em sala de aula,

I. a avaliação não figura ao final, mas está justaposta aos próprios objetivos.

II. é preciso que a avaliação classifique os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

III. são os objetivos que dão base para a construção da avaliação.

IV. os conteúdos e o nível de domínio destes, projetados pelos objetivos, permitem extrair as situações que possibilitarão ao aluno demonstrar seu desenvolvimento em uma situação de avaliação.

V. os objetivos e a avaliação orientam todo o processo de aprendizagem.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. II, III e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, III, IV e V.
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