Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Todos têm o direito de aprender. Por isso, sua proposta consiste fundamentalmente no planejamento racional da atividade pedagógica, com operacionalização dos objetivos, privilegiando as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. O plano pedagógico deve se submeter ao administrativo.

As características apresentadas estão relacionadas à tendência da educação

  • A. tecnicista.
  • B. construtivista.
  • C. crítica.
  • D. antiautoritária.
  • E. crítico-reprodutivista.

Os teóricos críticos entendem o currículo como

  • A. experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades dos estudantes.
  • B. organização do ensino por meio de uma grade de conteúdos, na qual de define a quantidade de aulas por disciplinas para cada ano de ensino.
  • C. planos pedagógicos elaborados pelos professores da unidade escolar, em concordância com as determinações da secretaria da educação.
  • D. conjunto de objetivos a serem alcançados no final do ano, por meio de conteúdos a serem ensinados e aprendidos durante o processo de ensino.
  • E. projeto político pedagógico elaborado pelas escolas, com a colaboração dos professores e de especialistas de ensino e aprovado pelos órgãos regionais de educação.

Para se elaborar um projeto é necessário

  • A. considerar criticamente os limites e as possibilidades do contexto de trabalho, definindo os princípios norteadores da ação, determinando o que queremos conseguir, estabelecendo caminhos e etapas para o trabalho e avaliando continuamente o processo e os resultados.
  • B. escolher profissionais de confiança do coordenador do projeto, delimitar o que se quer conseguir na execução das ações planejadas e estabelecer padrões objetivos para os produtos esperados.
  • C. levar em conta os recursos humanos e os recursos materiais já disponíveis, direcionando as ações para garantir maior produtividade e menor custo na execução do projeto.
  • D. prever todas as intercorrências que podem acontecer durante a efetivação do projeto, para assim obter os resultados esperados.
  • E. definir o objetivo de forma clara para que se possa garantir que as estratégias escolhidas viabilizem a contenção de custos e possam apresentar resultados satisfatórios.

O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

Em vista disso, é fundamental reconhecer que educação de jovens e adultos é

  • A. antes de tudo, um resgate à dívida social que se tem com os excluídos do direito a estudar na idade adequada.
  • B. a recuperação do tempo perdido daqueles que ficaram doentes ou moravam longe de escolas e, por isso, não estudaram na idade própria.
  • C. uma última oportunidade de estudo que os governos oferecem àqueles que deixaram de estudar quando crianças.
  • D. um ensino voltado para as pessoas que deixaram de estudar porque foram à procura de um emprego que não exigia qualificação.
  • E. um programa de estudos que beneficia as pessoas que, mesmo adultas, necessitam da escolarização para manterem, com sucesso, sua inserção na sociedade.

Não temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos.

Depoimentos como este confirmam

  • A. o combate ao preconceito e à discriminação racial existente na sociedade.
  • B. a valorização que se tem em relação à diversidade cultural presente na escola.
  • C. a incorporação do multiculturalismo nas práticas educativas dos professores.
  • D. o complexo, variado e conflituoso cenário cultural em que a escola está imersa.
  • E. a sala de aula como um espaço rico pelo convívio de várias culturas.

A partir do estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96 – LDB), a democratização, no âmbito da escola,

  • A. está subordinada à aprovação do projeto pedagógico pela direção da escola.
  • B. não será alcançada sem que cada escola organize o seu próprio projeto educativo com a participação de todos sujeitos da escola.
  • C. depende da participação dos professores e da equipe gestora da escola.
  • D. ocorre quando o projeto pedagógico da escola está de acordo com as normas e definições estabelecidas pela Secretaria da Educação.
  • E. só será desenvolvida quando os alunos puderem criar sua própria representação por meio dos grêmios estudantis.

O educador preocupado em reconhecer e respeitar a cultura e as diferenças do outro precisa

I. refletir sobre o papel social da escola na formação dos indivíduos. II. pensar seu educando como indivíduo portador de conhecimentos, códigos, valores, tradições, costumes e a cultura de seu contexto.

III. dominar o conteúdo e a forma de ensinar os conhecimentos propostos pelo currículo escolar.

IV. questionar conteúdos apresentados nos livros didáticos que, muitas vezes, reforçam preconceitos ou situações preconceituosas.

V. reconhecer as aptidões de seus diversos educandos para democraticamente escolher os conhecimentos a serem ensinados de acordo com a capacidade de cada um.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e V.
  • B. II, III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. I, III e V.
  • E. III, IV e V.

A professora que acredita saber como melhor ensinar, já que domina o método, se limitando a planejar e executar o que planeja, sem buscar explicações para o sucesso de uns e o fracasso de outros, se limitando a aprovar os que revelam ter aprendido o que ela ensinou, e reprovar os que não mostram ter aprendido o ensinado, decididamente nada aprendeu ao ensinar.

Baseando-se nesta concepção de ensino aprendizagem, depreende-se que a prática docente crítica

  • A. proporciona o reconhecimento de quais conteúdos foram assimilados pelos alunos.
  • B. exige uma dinâmica pedagógica de perguntas e respostas.
  • C. possibilita a escolha de um método de ensino que garante o aprendizado dos alunos.
  • D. permite um desempenho mais seguro no processo de ensino.
  • E. envolve um movimento dinâmico entre o fazer e o pensar sobre o fazer.

Analisar e promover o desenvolvimento da inteligência no educando é algo inerente à função social atribuída à escola. No entanto, este educando vive imerso em relações com um universo objetivo e subjetivo...

Dessa maneira, é importante compreender que o aspecto intelectual é

  • A. o componente responsável pelo desenvolvimento integral do ser humano, permitindo sua inserção na sociedade e sua distinção dos outros animais.
  • B. um dos elementos constituintes que integra o desenvolvimento humano; a formação integral incorpora também os aspectos físicos, psicológicos e sociais.
  • C. responsável por nossas ações na sociedade, ou seja, é o desenvolvimento intelectual que define a posição social que a pessoa irá ter em sua fase adulta.
  • D. valorizado em todas as etapas da vida do indivíduo porque permite ser aceito em seus grupos sociais.
  • E. constitutivo da natureza humana e é ele que define a essência do homem em todas as fases de sua vida (da infância à velhice).

Numa concepção de educação tecnicista, o currículo escolar é visto como um

  • A. local de vivências e aprendizagem de conhecimentos advindos da experiência de vida dos alunos.
  • B. conjunto de conhecimentos científicos direcionados a uma educação voltada à formação integral da personalidade.
  • C. arranjo centrado em disciplinas, conteúdos e áreas de estudo voltados ao desenvolvimento da inteligência e à capacidade reflexiva do aluno.
  • D. instrumento para educar o indivíduo segundo suas potencialidades e aptidões, introduzindo os alunos em uma sequência eficiente de conhecimentos.
  • E. planejamento de atividades que leva em conta os interesses e conhecimentos prévios dos alunos na aprendizagem.
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