Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Todos têm o direito de aprender. Por isso, sua proposta consiste fundamentalmente no planejamento racional da atividade pedagógica, com operacionalização dos objetivos, privilegiando as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. O plano pedagógico deve se submeter ao administrativo.
As características apresentadas estão relacionadas à tendência da educação
Os teóricos críticos entendem o currículo como
Para se elaborar um projeto é necessário
O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
Em vista disso, é fundamental reconhecer que educação de jovens e adultos é
Não temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos.
Depoimentos como este confirmam
A partir do estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96 LDB), a democratização, no âmbito da escola,
O educador preocupado em reconhecer e respeitar a cultura e as diferenças do outro precisa
I. refletir sobre o papel social da escola na formação dos indivíduos. II. pensar seu educando como indivíduo portador de conhecimentos, códigos, valores, tradições, costumes e a cultura de seu contexto.
III. dominar o conteúdo e a forma de ensinar os conhecimentos propostos pelo currículo escolar.
IV. questionar conteúdos apresentados nos livros didáticos que, muitas vezes, reforçam preconceitos ou situações preconceituosas.
V. reconhecer as aptidões de seus diversos educandos para democraticamente escolher os conhecimentos a serem ensinados de acordo com a capacidade de cada um.
Está correto o que se afirma APENAS em
A professora que acredita saber como melhor ensinar, já que domina o método, se limitando a planejar e executar o que planeja, sem buscar explicações para o sucesso de uns e o fracasso de outros, se limitando a aprovar os que revelam ter aprendido o que ela ensinou, e reprovar os que não mostram ter aprendido o ensinado, decididamente nada aprendeu ao ensinar.
Baseando-se nesta concepção de ensino aprendizagem, depreende-se que a prática docente crítica
Analisar e promover o desenvolvimento da inteligência no educando é algo inerente à função social atribuída à escola. No entanto, este educando vive imerso em relações com um universo objetivo e subjetivo...
Dessa maneira, é importante compreender que o aspecto intelectual é
Numa concepção de educação tecnicista, o currículo escolar é visto como um
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...