Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48, considere o texto abaixo.

Em uma proposta metodológica emancipadora, o mapeamento de quem são os alunos, como vivem, quais suas experiências, é essencial para que os educadores possam identificar seus conhecimentos prévios e, desta forma, estabelecer estratégias de confronto entre estes e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los.

No desenvolvimento de programas e projetos educativos baseados na concepção de educação emancipadora, espera-se que o estudante valorize

  • A. sua autonomia, suas escolhas, não permitindo se deixar influenciar pela cultura do outro.
  • B. seus valores e se disponha a discuti-los com seus colegas para que estes aprendam diferentes maneiras de se viver melhor.
  • C. sua origem, sua cultura, e não acolha valores e visões de mundo diferentes, garantindo a pedagogia da inclusão.
  • D. e também reexamine sua vivência e seu olhar sobre a realidade, para que compartilhe sua cultura com abertura para romper preconceitos.
  • E. e defenda sua história de vida, sua condição social, mesmo que privilegiada, para que dessa maneira a escola possa se pautar pela luta contra os preconceitos.

Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48, considere o texto abaixo.

Em uma proposta metodológica emancipadora, o mapeamento de quem são os alunos, como vivem, quais suas experiências, é essencial para que os educadores possam identificar seus conhecimentos prévios e, desta forma, estabelecer estratégias de confronto entre estes e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los.

Igualmente importante é que o planejamento do trabalho do professor possa considerar

  • A. a graduação do ensino, de maneira que se parta do conhecimento fácil para o difícil, e do próximo para o distante.
  • B. as habilidades e competências de cada um dos alunos para que o ensino escolar os prepare para ter sucesso no mercado de trabalho.
  • C. os conhecimentos úteis a um ensino eficiente que interesse aos alunos, visando à sua preparação para a vida adulta.
  • D. o exercício dos sentidos para se obter a necessária memorização funcional dos conteúdos.
  • E. os interesses e as vivências dos alunos para que eles próprios se conheçam e se reconheçam, construindo sua identidade individual e de grupo.

Uma proposta metodológica tem como objetivo

  • A. prescrever um conjunto de técnicas de aprendizagem a serem aplicadas de maneira sistemática para se atingir os resultados esperados nesse processo.
  • B. determinar os caminhos a serem percorridos na aprendizagem de competências e habilidades voltadas à eficiência de um trabalho.
  • C. a constituição de um espaço de interação e reflexão na elaboração e aprofundamento de conhecimentos, em um permanente movimento que se volta a práticas educativas.
  • D. estabelecer um conjunto de abordagens para um ensino que especifique, com precisão, os produtos esperados.
  • E. definir, no início do processo de aprendizagem, os conteúdos curriculares que deverão ser desenvolvidos para se alcançar um determinado resultado.

Por método entende-se a

  • A. maneira pela qual se pode alcançar os objetivos comportamentais esperados, visando à aquisição de informações e conhecimentos.
  • B. escolha de um determinado caminho para se alcançar a aprendizagem, adotando-se os procedimentos necessários para a compreensão e reflexão dos conhecimentos aprendidos.
  • C. seleção de estratégias e técnicas para se chegar aos resultados esperados na aprendizagem.
  • D. forma de se obter uma aprendizagem voltada para as mudanças de comportamento dos alunos que apresentam dificuldades cognitivas ou emocionais.
  • E. forma como o professor trabalha para garantir que o planejamento seja cumprido em tempo hábil.

Na sua origem a avaliação serviu como instrumento de poder e de ameaça (...), a avaliação foi e ainda é, na maioria das vezes, considerada como atividade final de processo e não como uma atividade a ser desenvolvida durante o processo.

A avaliação voltada à aprendizagem

  • A. premia o aluno que aprende o conhecimento ensinado para motivar aqueles que não apresentaram resultados desejados.
  • B. examina o conhecimento aprendido pelo aluno para, dessa forma, prosseguir o processo de aprendizado ou encaminhar o aluno para recuperação paralela.
  • C. verifica as dificuldades que os alunos apresentam, para planejar intervenções que promovam a aquisição dos conhecimentos durante o processo de ensino.
  • D. classifica os alunos de acordo com o seu desempenho nas provas realizadas e estabelece uma meta a ser alcançada pela turma.
  • E. possibilita verificar o conhecimento já aprendido pelo aluno para o professor poder verificar se cumpriu, com sucesso, seu planejamento do curso.

A docência não é mais uma profissão com função de transmissão de conhecimentos como fora antes. À vista disso, a formação de um professor crítico deve voltar-se ao

  • A. preparo metodológico de sequências didáticas, visando a uma aula mais eficiente e produtiva.
  • B. estudo dos conhecimentos teóricos que embasam a disciplina que irá ministrar nas suas aulas, para assim obter maior competência em sua prática educativa.
  • C. exercício da reflexão coletiva, que possibilite uma efetiva participação na análise, na compreensão e na proposição do conteúdo e do processo de seu trabalho.
  • D. desenvolvimento de temas geradores escolhidos a partir dos assuntos de maior relevância em sua disciplina.
  • E. aprendizado de técnicas motivacionais que levem o aluno a ter prazer em estudar e apresentar maior rendimento nas aulas.

vaA escola é um dos grandes agentes formadores e transformadores de mentalidades. O preconceito de gênero, que gera discriminação e violência contra as mulheres, se expressa no ambiente educacional de várias maneiras, como conteúdos discriminatórios e imagens estereotipadas da mulher que são ainda reproduzidos em materiais didáticos e paradidáticos, em diferentes espaços e contextos educacionais. Para a inversão desse quadro, é preciso

I. ampliar e melhorar a qualidade do atendimento educacional, incluindo a valorização profissional dessa parcela da população.

II. aumentar as taxas de matrícula feminina em todos os níveis e modalidades de ensino.

III. definir as profissões tipicamente femininas e as tipicamente masculinas na organização da educação superior.

IV. promover ações afirmativas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, II e III.

Qual infância existe para os meninos-trabalhadores das olarias, das carvoarias e tantos outros trabalhos desumanos quando estamos vivendo em plena revolução tecnológica?

Uma saída importante no enfrentamento desta questão é a escola; a criança que frequenta uma escola

  • A. permitirá que seus pais reconheçam sua capacidade de estudar e, assim, obter um trabalho mais qualificado.
  • B. será capaz de profissionalizar-se e, consequentemente, conseguir sua inserção no mercado formal de trabalho.
  • C. poderá ter um certificado que irá permitir obter um emprego e, assim, melhor contribuir com a renda familiar.
  • D. irá obter auxílio da equipe pedagógica para aprender a lidar melhor com sua situação de pobreza.
  • E. terá acesso à informação, ao ensino e poderá, portanto, ter a compreensão da sua condição de explorada e lutar contra essa situação.

Na questão do analfabetismo no Brasil, para além de um descaso de políticas públicas de educação, há que se considerar a importância do papel da mídia no senso comum, especialmente nos últimos anos, no sentido de associar, aos índices divulgados de analfabetismo, a marginalidade, a criminalidade e a miséria.

Em uma escola que ainda tem como perfil um acesso relativamente restrito e uma permanência por vezes precária, estes fatos

  • A. mostram uma clara preocupação em corrigir as injustiças sociais.
  • B. indicam a necessidade de políticas compensatórias na área da alfabetização.
  • C. demonstram a importância da assistência aos pobres e muito pobres.
  • D. apontam para a exigência de políticas assistencialistas.
  • E. denunciam a desigualdade socioeconômica brasileira e a exclusão do analfabeto.

Para compreender a escola é preciso recorrer ao sentido amplo da palavra cultura, isto é, o conjunto de costumes, dos modos de viver, de vestir, das maneiras de pensar, das expressões de linguagem, dos valores das várias origens dos alunos.

Consequentemente, a escola para ser bem sucedida

  • A. deve escolher a cultura que mais se aproxima da maioria de seus alunos, visando a um tratamento democrático.
  • B. é obrigada a equilibrar os diferentes valores dessas diferentes culturas para atender igualmente a todos os alunos.
  • C. precisa colocar-se aberta às diversas culturas existentes nos grupos de alunos.
  • D. necessita perceber qual é a melhor cultura para, assim, poder contribuir com um ensino de qualidade.
  • E. exige a definição de qual cultura propicia uma melhor aprendizagem.
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