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De acordo com esse trecho, nas aulas de matemática seria importante que os professores
pedissem a seus alunos que esquecessem os conhecimentos anteriores, trazidos de suas relações familiares e sociais, a fim de que eles não impedissem o aprendizado dos novos conceitos matemáticos.
formassem grupos diferentes dentro da sala de aula com base no conhecimento prévio dos alunos; aqueles que trazem conhecimento maior agrupam-se paralelamente àqueles que trazem conhecimentos menores.
mostrassem às crianças que fatores de natureza lingüística, religiosa, moral e genética impedem que elas se desenvolvam intelectualmente, e que, por isso mesmo, são os primeiros problemas a serem atacados.
envolvessem as crianças em atividades cujos procedimentos e contextos permitissem a elas compreender a importância do estudo acadêmico em suas profissões futuras.
respeitassem as origens culturais dos alunos e os conhecimentos matemáticos adquiridos por eles em suas relações sociais.
... terá a função de dar apoio ao processo educacional, auxiliando a direção nas atividades relativas a:
I. documentação e escrituração escolar e de pessoal;
II. organização e atualização de arquivos;
III. expedição, registro e controle de expedientes;
IV. registro e controle de bens patrimoniais, bem como de aquisição, conservação de materiais e de gêneros alimentícios;
V. registro e controle de recursos financeiros.
Os itens de I a V identificam na escola o núcleo
técnico.
executivo.
pedagógico.
administrativo.
operacional.
Os autores Juan Ignácio Pozo e Yolanda Postigo Angon, em capítulo do livro "A solução de Problemas" - Editora Artmed -Porto Alegre, 1998, definem critérios para a formulação de problemas em sala de aula. Em um trecho do livro, citam:
Para que se configurem verdadeiros problemas que obriguem o aluno a tomar decisões, planejar e recorrer à sua bagagem de conceitos e procedimentos adquiridos, é preciso que as tarefas sejam abertas, diferentes umas das outras, ou seja, imprevisíveis. Um problema é sempre uma situação de alguma forma surpreendente.
Leia atentamente as afirmações abaixo.
I. Exigir que as tarefas propostas sejam resolvidas segundo estratégias pré-definidas e acordadas entre todo o grupo classe.
II. Propor tarefas abertas que admitam vários caminhos possíveis de resolução.
III. Enunciar tarefas de modo a evitar que o aluno faça, de antemão, associação da tarefa com um tipo de problema conhecido.
Está de acordo com o texto o que se afirma APENAS em
I
III
I e III
II e III
I e II
Ao examinar os prontuários dos professores o Secretário de Escola deparou-se com as seguintes situações:
I. Elisangela, professora de português, com jornada básica de trabalho docente e carga suplementar de oito horas semanais na unidade escolar e professora de inglês, com jornada inicial de trabalho docente em outra unidade escolar.
II. Elisabete, professora de geografia, com jornada inicial de trabalho docente na unidade escolar e gerente de uma das agências do Banco do Brasil, com jornada de quarenta horas semanais.
III. Ângela, coordenadora pedagógica da unidade escolar, com jornada completa de trabalho e professora de ciências em outra unidade escolar, com jornada básica de trabalho docente.
De acordo com as normas em vigor constitui-se situação regular o que está identificado em, APENAS,
I
II
III
I e III
II e III
Segundo Philippe Perrenoud, existem dez novas competências para ensinar, que podem ser reconhecidas como prioritárias para um novo papel do professor e com a necessidade de renovação da escola. As três competências que traduzem a idéia do autor são:
administrar crises ou conflitos individuais; trabalhar em projetos de grupos, sem esquecer o individual; envolver os alunos.
participar da administração da escola, junto com os pais; garantir uma representação consensual; prevenir a violência intra-institucional da escola.
enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; modernizar a escola; priorizar os trabalhos individuais.
envolver os alunos em suas aprendizagens e em seus trabalhos; instituir novos papéis para os educadores, como disciplinadores; instalar laboratórios de informática em educação.
administrar a progressão das aprendizagens; conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; administrar a sua própria formação contínua.
A Lei complementar 836/97, que institui Plano de Carreira, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria de Estado da Educação, dispõe que o provimento dos cargos e o preenchimento das funçõesatividades serão feitos mediante, respectivamente,
lotação e substituição.
remoção e transposição.
ingresso e transferência.
nomeação e admissão.
acesso e designação.
Segundo Antonio Flavio Moreira, "currículos não têm uma existência à parte dos homens que os criam. Currículos são, sim, invenções sociais, como as cidades ou partidos políticos..." Nesta perspectiva, todo currículo implicaria uma seleção da cultura num determinado momento histórico do que se considera ser educação. Para o autor,
as disciplinas escolares tradicionais são aceitas sem questionamento como se fossem eternas e imutáveis, independentes das circunstâncias históricas e sociais que as produzem.
deve se justificar o caráter de permanência atribuída a certas disciplinas que se tornam cristalizadas e são tomadas como o único conhecimento.
os conteúdos das disciplinas têm que obedecer uma seqüência fixa para possibilitar que todos os alunos de diferentes origens sociais e etnias recebam as mesmas informações.
aos alunos de classe subalternas que têm a produção de seu discurso impedidas, a escola não é mera ponte para o conhecimento acadêmico.
a escola não deve ter papel preponderante na criação de um novo saber para uma nova sociedade.
Considere os conjuntos abaixo.
A alternativa que reúne corretamente os elementos do Conjunto A e do Conjunto B.
I - a ; II - b ; III - c
I - b ; II - c ; III - d
I - d ; II - a ; III - b
I - c ; II - d ; III - a
I - c ; II - a ; III - d
Marília P. Spósito, no livro Gestão Democrática, defende que a gestão democrática poderá constituir um caminho real de melhoria da qualidade de ensino se ela for concebida como mecanismo capaz de
padronizar o sistema de avaliação.
alterar práticas pedagógicas.
implementar o orçamento participativo nas escolas.
criar grêmios estudantis e associação de professores.
oferecer cursos de atualização aos professores.
Adriana, mãe de um aluno matriculado na sexta série de uma escola pública estadual, precisava requerer uma declaração de matrícula de seu filho, para fins de comprovação de escolaridade. Ao dirigir-se à escola em que ele estuda deparou-se com um cartaz com os seguintes dizeres:
Esta escola permanecerá fechada durante o recesso escolar de julho.
O fechamento da escola a que o texto se refere
está de acordo com as normas em vigor, que dispensa do ponto por dez dias os funcionários administrativos, durante o recesso escolar.
contraria a legislação vigente, pois cabe ao Diretor de Escola garantir a continuidade dos trabalhos técnico-administrativos durante o recesso escolar.
é assegurado por lei complementar, que atribui competência ao Diretor de Escola para decidir sobre a abertura ou o fechamento da escola no recesso escolar.
é motivado pela ausência de funcionários e servidores, que são impedidos, por lei, de trabalhar durante o recesso escolar.
apóia-se no regimento comum das escolas públicas estaduais, que dispõe sobre o direito de descanso remunerado dos funcionários administrativos no recesso escolar.
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