Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Para Regina Leite Garcia, a avaliação da aprendizagem sempre foi "uma atividade de controle que visava selecionar e, portanto, incluir alguns e excluir outros". Uma das propostas da autora, para que se mude esta prática, é a ênfase no processo e não no produto, considerando

  • A.

    que a estrutura social, por ser injusta, acaba por dispensar os exames.

  • B.

    a avaliação como o único instrumento de controle de aprendizagem.

  • C.

    a possibilidade do erro como momento para reflexão e aprendizagem.

  • D.

    as diferenças individuais como exigência de um processo unificado de avaliação.

  • E.

    a inovação tecnológica como uma ferramenta para a democratização do ensino.

Na festa junina realizada este ano conseguimos arrecadar uma quantia em dinheiro significativa para a escola, afirmou a Diretora, em reunião na sala dos professores.  Vamos aplicar tudo na fanfarra da escola, defendeu o professor de educação artística.

 Calma, disse a Diretora. É preciso, primeiro, discutir as nossas prioridades.

 

A instituição competente para discutir e deliberar sobre a aplicação do dinheiro a que o texto se refere, nas escolas públicas estaduais, é

  • A.

    a Associação de Amigos do Bairro.

  • B.

    a Associação de Pais e Mestres.

  • C.

    o Conselho de Escola.

  • D.

    o Conselho de Classe.

  • E.

    o Grêmio Estudantil.

Para José Carlos Libâneo, dos requisitos abaixo, qual deles NÃO é necessário para uma boa organização do processo de ensino pelo professor:

  • A.

    um bom plano de aula contendo os objetivos, conteúdos, os métodos e procedimentos de condução da aula.

  • B.

    a estimulação para a aprendizagem que suscite a motivação dos alunos.

  • C.

    avaliação do rendimento escolar com um controle da aprendizagem.

  • D.

    identificar e excluir as boas e más lideranças grupais.

  • E.

    estabelecimento de normas e exigências que assegurem o ambiente de trabalho escolar favorável ao ensino.

O artigo 133 da Constituição Estadual dispõe que o servidor que tenha exercido ou venha a exercer, a qualquer título, cargo ou função que lhe proporcione remuneração superior à do cargo de que seja titular, ou função para a qual foi admitido, incorporará um décimo dessa diferença, por ano, até o limite de dez décimos, desde que tenha de efetivo exercício mais de

  • A.

    um ano.

  • B.

    três anos.

  • C.

    quatro anos.

  • D.

    cinco anos.

  • E.

    dez anos.

Ao se discutir a qualidade do ensino público no Brasil, Vitor Paro afirma ser necessário

  • A.

    confirmar o senso comum de que a má qualidade do ensino público é somente devida à má preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

  • B.

    a aceitação de que a má qualidade é um fato concreto por não oferecer a mesma qualidade da escola privada.

  • C.

    que as escolas públicas tornem possível, aos alunos, subir na escala social por meio do esforço pessoal.

  • D.

    considerar o fato da escola particular atender apenas os filhos das famílias mais ricas.

  • E.

    a escola compreender-se como locus da educação sistematizada e espaço para a apropriação da cultura.

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 49 e 50.

A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

                    (Art. 23 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

No sistema de ensino do Estado de São Paulo a concretização de uma das alternativas de organização do ensino, a que o texto se refere, pode ser identificada

  • A.

    na progressão continuada.

  • B.

    no currículo modularizado.

  • C.

    na educação profissional.

  • D.

    na progressão parcial.

  • E.

    no ensino técnico.

"Toda prática educativa demanda a existência de sujeitos, um que ensinando aprende, outro que aprendendo, ensina..." Segundo Paulo Freire, uma prática educativa NÃO pode ser

  • A.

    radical.

  • B.

    bancária.

  • C.

    libertadora.

  • D.

    progressista.

  • E.

    popular.

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 49 e 50.

A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

                    (Art. 23 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

O artigo da Lei a que o texto se refere identifica o princípio da

  • A.

    burocratização.

  • B.

    flexibilidade.

  • C.

    centralização.

  • D.

    autonomia.

  • E.

    legalidade.

A Declaração Mundial sobre a Educação para Todos, realizada em Salamanca, em 1994, explicita que a organização educacional deve considerar como alunado, "crianças deficientes e super-dotadas, crianças de rua e que trabalham, crianças de origem remota ou de população nômade, crianças pertencentes a minorias lingüísticas, étnicas ou culturais, e crianças de outros grupos desavantajados ou marginalizados".

Portanto, esta Declaração

  • A.

    prioriza o atendimento escolar às crianças e jovens com necessidades especiais.

  • B.

    prioriza o atendimento à criança ou jovem vivendo em desamparo social.

  • C.

    demonstra que, infelizmente, nem todos podem ter acesso à educação escolar.

  • D.

    reafirma o direito social à educação, como direito de todos.

  • E.

    garante o direito ao ensino fundamental público às populações em conflito étnico.

Considere os itens abaixo.

I. Participação dos profissionais da escola na elaboração da proposta pedagógica.

II. Participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, direção, professores, pais, alunos e funcionários - nos processos consultivos e decisórios, através do conselho de escola e associação de pais e mestres.

III. Transparência nos procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros, garantindo-se a responsabilidade e o zelo comum na manutenção e otimização do uso, aplicação e distribuição adequada dos recursos públicos.

 

Uma gestão escolar baseada nos princípios a que os itens se referem caracteriza-se como

  • A.

    tradicional.

  • B.

    libertadora.

  • C.

    progressista.

  • D.

    democrática.

  • E.

    conservadora.

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