Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

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Segundo a Política de Educação Especial de Santa Catarina, a Educação Especial deve ser entendida como:

  • A.

    Processo multidisciplinar que se ocupa com excelência do atendimento e da educação de pessoas com deficiência em instituições especializadas, tais como escola para surdos, escola para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência mental.

  • B.

    Processo interdisciplinar que visa à prevenção, ao ensino e à reabilitação da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades, objetivando sua inclusão mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.

  • C.

    Processo evolutivo-comportamental definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especializados que visam garantir e promover as potencialidades dos alunos que apresentam NEE (Necessidades Educacionais Especiais) em educação básica.

  • D.

    Processo neuro-psicopedagógico adaptado às diferenças individuais, permitindo ações integradas entre a Educação Especial e o Ensino Regular, possibilitando a detecção e o acompanhamento das exigências escolares.

  • E.

    Processo que tem o objetivo de restaurar o direito à educação, negado a jovens e adultos, oferecendo a eles igualdade de oportunidades para a entrada e permanência no mercado de trabalho e qualificação para uma educação permanente.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam os Temas Transversais de modo que sejam incluídos no currículo novos e importantes temas que não constituem novas áreas. Assim, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de:

1. a inclusão dos temas possibilitará à escola maior poder e controle sobre as famílias, no modo como deverão educar seus filhos.

2. a perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe a limitação da atuação dos professores às atividades formais e amplia a sua responsabilidade com a sua formação dos alunos.

3. a inclusão dos temas implica a necessidade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda a escolaridade, o que possibilitará um tratamento cada vez mais aprofundado das questões eleitas.

4. a proposta de transversalidade traz a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 3.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

De acordo com os princípios estabelecidos na Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina:

1. A construção de uma sociedade inclusiva é um processo que envolve todos os segmentos sociais.

2. A família é a segunda instância socializadora da criança enquanto que a escola, como primeira, é a mediadora na apropriação de conhecimentos científicos.

3. Em uma sociedade inclusiva, a diversidade é atributo essencial para o desenvolvimento humano.

4. O respeito à cidadania e à dignidade está expresso em determinações legais embora tenham objetivos de alcance utópicos.

5. A escola inclusiva precisa letrar e alfabetizar mesmo que em instâncias socializadoras distintas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.

As teorias de aprendizagem têm em comum o fato de assumirem que indivíduos são agentes ativos na busca e construção de conhecimento, dentro de um contexto significativo. Podemos citar como alguns dos principais teóricos do campo de estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem:

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3 – 4 – 5

  • B.

    1 – 3 – 2 – 4 – 5

  • C.

    2 – 5 – 3 – 1 – 4

  • D.

    3 – 1 – 5 – 2 – 4

  • E.

    5 – 4 – 3 – 1 – 2

Assinale a alternativa que melhor conceitua metodologia de trabalho voltada à língua portuguesa.

  • A.

    São objetivos educacionais abstratos, isso porque referem-se a mudanças de comportamento no uso adequado da língua materna.

  • B.

    É a interação entre professor e conhecimento e as relações decorrentes desse convívio, dentro da sala de aula em que se constroem discursos paralelos.

  • C.

    A metodologia de trabalho deve, em primeira instância, ser entendida como orientação pedagógica geral para o processamento de uma prática congruente, não dissociada daqueles princípios que regem a concepção de linguagem assumida, com todas as suas implicações.

  • D.

    É um processo que estimula o repensar a formação docente ou a capacitação daqueles professores de português que já exercem suas funções.

  • E.

    É a ferramenta de que se vale o educador para formar seres humanos, capazes de refletir criticamente sobre o contexto em que vivem.

Cabe aos profissionais do SAEDE e/ou SAESP:

  • A.

    orientarem tecnicamente a escola na qual o educando está matriculado e frequentando regularmente.

  • B.

    orientarem os familiares sobre como deverá ocorrer a educação da criança atendida, quanto a horário de estudos, lazer, rotinas diárias, etc.

  • C.

    nortearem pedagogicamente os encaminhamentos da escola.

  • D.

    atuarem na turma na qual o educando está matriculado, como forma de acompanhar diariamente seus avanços.

  • E.

    dar subsídio a tratamentos extras escolares dos educandos, quando necessário, preferencialmente aos matriculados na rede regular de ensino.

A teoria histórico-cultural ou Sócio-interacionista de Lev S. Vygotsky apresenta como níveis de desenvolvimento:

1. Nível do Desenvolvimento Real: se refere às conquistas já efetivadas pela criança.

2. Nível de Adaptação: envolve um equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação.

3. Nível de Desenvolvimento Potencial: se refere às capacidades a serem construídas. A criança realiza-as através da colaboração com os outros.

4. Zona de Desenvolvimento Proximal: é a distância entre aquilo que ela é capaz de realizar sozinha e aquilo que ela só consegue realizar com a ajuda dos outros.

5. Nível do Desenvolvimento Real: se refere a distância entre aquilo que ela é capaz de realizar com o professor e aquilo que ela consegue realizar com a ajuda dos amigos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Analise o texto:

O desenvolvimento humano depende do aprendizado que a criança realiza num determinado grupo social. Ele é sempre mediado pelos outros (ambiente social).

O texto apresentado resume as características de que teoria da aprendizagem?

  • A.

    Gestaltismo

  • B.

    Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky

  • C.

    Epistemologia Genética de Piaget

  • D.

    Abordagem Behaviorista ou Comportamentalista de Skinner

  • E.

    Inteligências múltiplas

A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político-pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes. De acordo com discussões recentes, podemos considerar currículo como:

1. as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais.

2. essencial para a construção das identidades de nossos/as estudantes.

3. o conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.

4. o coração da escola, o espaço central em que todos atuamos, o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 3.

  • B.

    É correta apenas a afirmativa 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

O planejamento na escola deve:

1. possibilitar um trabalho mais significativo e transformador na sala de aula, na escola e na sociedade.

2. cumprir uma exigência meramente burocrática da escola.

3. corresponder a um projeto-compromisso do professor, tendo, pois, suas marcas.

4. criar e organizar o trabalho. Para tanto, deve ser: objetivo, verdadeiro, crítico e comprometido.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

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