Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Segundo a Política de Educação Especial de Santa Catarina, a Educação Especial deve ser entendida como:
Processo multidisciplinar que se ocupa com excelência do atendimento e da educação de pessoas com deficiência em instituições especializadas, tais como escola para surdos, escola para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência mental.
Processo interdisciplinar que visa à prevenção, ao ensino e à reabilitação da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades, objetivando sua inclusão mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.
Processo evolutivo-comportamental definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especializados que visam garantir e promover as potencialidades dos alunos que apresentam NEE (Necessidades Educacionais Especiais) em educação básica.
Processo neuro-psicopedagógico adaptado às diferenças individuais, permitindo ações integradas entre a Educação Especial e o Ensino Regular, possibilitando a detecção e o acompanhamento das exigências escolares.
Processo que tem o objetivo de restaurar o direito à educação, negado a jovens e adultos, oferecendo a eles igualdade de oportunidades para a entrada e permanência no mercado de trabalho e qualificação para uma educação permanente.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam os Temas Transversais de modo que sejam incluídos no currículo novos e importantes temas que não constituem novas áreas. Assim, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de:
1. a inclusão dos temas possibilitará à escola maior poder e controle sobre as famílias, no modo como deverão educar seus filhos.
2. a perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe a limitação da atuação dos professores às atividades formais e amplia a sua responsabilidade com a sua formação dos alunos.
3. a inclusão dos temas implica a necessidade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda a escolaridade, o que possibilitará um tratamento cada vez mais aprofundado das questões eleitas.
4. a proposta de transversalidade traz a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
De acordo com os princípios estabelecidos na Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina:
1. A construção de uma sociedade inclusiva é um processo que envolve todos os segmentos sociais.
2. A família é a segunda instância socializadora da criança enquanto que a escola, como primeira, é a mediadora na apropriação de conhecimentos científicos.
3. Em uma sociedade inclusiva, a diversidade é atributo essencial para o desenvolvimento humano.
4. O respeito à cidadania e à dignidade está expresso em determinações legais embora tenham objetivos de alcance utópicos.
5. A escola inclusiva precisa letrar e alfabetizar mesmo que em instâncias socializadoras distintas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
As teorias de aprendizagem têm em comum o fato de assumirem que indivíduos são agentes ativos na busca e construção de conhecimento, dentro de um contexto significativo. Podemos citar como alguns dos principais teóricos do campo de estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem:
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 2 3 4 5
1 3 2 4 5
2 5 3 1 4
3 1 5 2 4
5 4 3 1 2
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que melhor conceitua metodologia de trabalho voltada à língua portuguesa.
São objetivos educacionais abstratos, isso porque referem-se a mudanças de comportamento no uso adequado da língua materna.
É a interação entre professor e conhecimento e as relações decorrentes desse convívio, dentro da sala de aula em que se constroem discursos paralelos.
A metodologia de trabalho deve, em primeira instância, ser entendida como orientação pedagógica geral para o processamento de uma prática congruente, não dissociada daqueles princípios que regem a concepção de linguagem assumida, com todas as suas implicações.
É um processo que estimula o repensar a formação docente ou a capacitação daqueles professores de português que já exercem suas funções.
É a ferramenta de que se vale o educador para formar seres humanos, capazes de refletir criticamente sobre o contexto em que vivem.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Cabe aos profissionais do SAEDE e/ou SAESP:
orientarem tecnicamente a escola na qual o educando está matriculado e frequentando regularmente.
orientarem os familiares sobre como deverá ocorrer a educação da criança atendida, quanto a horário de estudos, lazer, rotinas diárias, etc.
nortearem pedagogicamente os encaminhamentos da escola.
atuarem na turma na qual o educando está matriculado, como forma de acompanhar diariamente seus avanços.
dar subsídio a tratamentos extras escolares dos educandos, quando necessário, preferencialmente aos matriculados na rede regular de ensino.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A teoria histórico-cultural ou Sócio-interacionista de Lev S. Vygotsky apresenta como níveis de desenvolvimento:
1. Nível do Desenvolvimento Real: se refere às conquistas já efetivadas pela criança.
2. Nível de Adaptação: envolve um equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação.
3. Nível de Desenvolvimento Potencial: se refere às capacidades a serem construídas. A criança realiza-as através da colaboração com os outros.
4. Zona de Desenvolvimento Proximal: é a distância entre aquilo que ela é capaz de realizar sozinha e aquilo que ela só consegue realizar com a ajuda dos outros.
5. Nível do Desenvolvimento Real: se refere a distância entre aquilo que ela é capaz de realizar com o professor e aquilo que ela consegue realizar com a ajuda dos amigos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise o texto:
O desenvolvimento humano depende do aprendizado que a criança realiza num determinado grupo social. Ele é sempre mediado pelos outros (ambiente social).
O texto apresentado resume as características de que teoria da aprendizagem?
Gestaltismo
Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky
Epistemologia Genética de Piaget
Abordagem Behaviorista ou Comportamentalista de Skinner
Inteligências múltiplas
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político-pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes. De acordo com discussões recentes, podemos considerar currículo como:
1. as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais.
2. essencial para a construção das identidades de nossos/as estudantes.
3. o conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.
4. o coração da escola, o espaço central em que todos atuamos, o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 3.
É correta apenas a afirmativa 4.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O planejamento na escola deve:
1. possibilitar um trabalho mais significativo e transformador na sala de aula, na escola e na sociedade.
2. cumprir uma exigência meramente burocrática da escola.
3. corresponder a um projeto-compromisso do professor, tendo, pois, suas marcas.
4. criar e organizar o trabalho. Para tanto, deve ser: objetivo, verdadeiro, crítico e comprometido.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 4.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
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