Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Conselho de Classe é um dos campos privilegiados de atuação da supervisão educacional. Pode-se afirmar que é um espaço de grande relevância, visto que nele se tem o encontro de vários segmentos reunidos em torno da temática avaliação. Contudo, muitas vezes, esse espaço tem sido utilizado para outros fins. Numa escola que busque um trabalho crítico e transformador, pode-se afirmar que o Conselho de Classe deve ser:
um momento de repasse das normas e avisos oriundos do sistema escolar.
o momento em que todos os professores, já com seus conceitos fechados, os ditam para que o supervisor os registreemata.
o momento em que os professores relacionam os alunos que apresentam problemas de disciplina ou outros, para que os pais possam ser convidados, posteriormente, para uma conversa com a supervisão.
um momento para se pensar, coletivamente (professores, alunos, pais, supervisores, orientadores, funcionários, diretores), a prática educativa comoumtodo e como processo.
um momento de encontro de todos os professores da escola com a supervisão, a orientação e a direção, para resolver problemas do grupo.
O conceito: É um processo que sofre interferências da sociedade e desenvolve pessoas no que diz respeito às suas características de ser humano, o seu potencial e à sua participação na sociedade., se refere:
Ensino.
Educação.
Didática.
Aprendizagem.
Pedagogia.
educacionais ou sociais.
individuais ou coletivos.
objetivos ou subjetivos.
civis ou jurídicos.
éticos ou estéticos.
Ao analisar o processo pelo qual a razão atinge a verdade, Descartes usou o recurso da:
dependência.
dúvida metódica.
não experiência.
experiência sensível.
disciplina.
O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras (Freire e Prado, 1999). A ideia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto, o projeto é inseparável do sentido da ação (Almeida, 2002). Portanto, a pedagogia de projetos traz a ideia de construção, de coletivo, de se pensar uma realidade que ainda não aconteceu, de algo desejável que ainda não foi realizado. Desta forma, a Pedagogia de Projetos trabalha com:
participação
inovação
antecipação
ação.
expressão.
Segundo Campbell (2009), A cidadania plena só é alcançada quando o cidadão possui condições de exercer os seus direitos, e esta condição é dada pelo domínio da leitura e da escrita, que ainda lhe garante melhor qualidade de vida.Aprender a ler e a escrever é direito de todo cidadão, pois só assim pode fazer valer sua opinião, só assim ele exerce papel social emseu Pais, e esta é uma questão de:
educação e autonomia.
ética e moral.
educação e inclusão.
ética e autonomia.
dignidade e oportunidade.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A importância, hoje, da Educação de Jovens e Adultos no Brasil significa:
a necessidade de se garantir a inclusão social de camadas da sociedade brasileira, historicamente vulnerabilizadas.
a importância de se alfabetizar parcelas da população, moradoras de cidades mais distantes.
um avanço pedagógico sustentando na premissa da participação do aluno adulto no processo didático.
uma medida burocrática sintonizada com a legislação educacional brasileira, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
proporcionar informações e conhecimentos para adolescentes que abandonaram cedo a escola.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Educação Infantil assume um papel significativo na formação da criança, porque ela contribui para:
aquisição de boas maneiras, importantes na sua relação com os adultos com os quais convive no seu bairro.
disciplinar, e representa um fator significativo para que ela se torne, mais tarde,umadulto obediente.
adaptação social, no sentido de facilitar as relações com o mundo atual e o futuro.
o desenvolvimento físico como garantia de saúde, bem-estar e vitalidade.
a aprendizagem de diferentes linguagens e para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
a carga horária no fundamental será de cento e oitenta dias, e no ensino médio, de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
cento e cinquenta dias no mínimo de período letivo, com a carga horária de oitocentas horas de estudos, incluindo o tempo reservado aos exames finais oral e escrito.
no ensino fundamental, será utilizado o recurso de aulas de recuperação, após o período letivo, e, no ensino médio, em horário alternativo para o educando.
a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
realização de verificações mensais de aprendizagem e exame final escrito e oral, segunda época para os casos de duas reprovações de disciplinas, tanto no fundamental como no médio.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Regimento Escolar é um documento vigente em cada escola, significando:
uma exigência do Sistema Municipal de Educação para que as escolas funcionem com ordem, exigindo a presença docente e dos estudantes nas diversas funções e tarefas próprias à instituição.
um documento escrito que estabelece as normas comportamentais do magistério, detalhando as suas competências, o quadro de horário semanal das aulas e os dias da realização das provas.
uma expressão da vontade da direção e da supervisão escolar que desejam um funcionamento orgânico da escola, através das definições de competências de todos que atuam profissionalmente na escola.
a definição de competências do corpo docente e dos funcionários administrativos, como também o detalhamento a respeito das penalidades afetas aos alunos indisciplinados, desde a suspensão das aulas até a expulsão da escola.
um dos instrumentos de execução do projeto político-pedagógico da escola, devendo ser discutido e aprovado pela comunidade escolar, tornando-se conhecido por todos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...