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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Analisando historicamente a educação, houve um tempo em que se pensou que o desenvolvimento da criança e do adolescente apresentava formas padronizadas, com características bem marcadasem cada fase. Supunha-se que as possibilidades e incapacidades de cada um eram determinadas geneticamente. Atribuíam à criança e a sua família diferentes carências de forma a justificar o insucesso da aprendizagem. Muitas dessas ideias ainda coexistem no meio escolar e influenciam as práticas didáticas, porém anuncia-se um novo tempo. Que tempo será esse?
um tempo de grandes mudanças, em que os meios de ensino têm prioridade sobre o processo de transmissão da aprendizagem pelo professor.
um tempo em que cada vez mais os conteúdos informais são priorizados pelas escolas, pais e sociedade em detrimento dos formais, valorizados pelos discentes.
um tempo em que a questão genética é decisiva para avaliar quem tem ou não chance para aprender, tendo em vista a seleção natural da sociedade.
um tempo em que se assiste a mudanças assustadoras, em que questões morais e éticas, tidas como permanentes, hoje são discutíveis.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O ciclo incorpora a concepção da formação global do sujeito, partindo do pressuposto da diversidade e dos ritmos diferenciados no processo educativo, criando espaços de experiências variadas para dar oportunidade de construção da autonomia e da produção de conhecimentos sobre a realidade. O ciclo para a escola plural é um tempo contínuo que se identifica com o tempo de formação do próprio desenvolvimento humano: infância, puberdade e adolescência. Os elementos a serem considerados pelo professor são, entre outros, a fase do desenvolvimento humano do aluno e suas características:
culturais e psicossociais.
pessoais e socioculturais.
biológicas e psicossociais.
naturais e culturais.
orgânicas e sociais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No título Orientação Profissional em Ação, de Lisboa e Soares (2001), em relação ao papel da escola e da orientação educacional como parte integrante deste complexo contexto, encontra-se que a escola tem a função de desenvolver a capacidade geral de pensamento e julgamento do aluno, para que se estabeleça a identidade no desenvolvimento da personalidade, além de transmitir conhecimento, pois o que acompanha o ser humano até a velhice é a habilidade de discutir, inferir, comparar, adicionar, com baseemtrês fatores básicos:
cognitivo, afetivo e social.
percepção, concentração e memória.
linguístico, cognitivo e social.
percepção, atenção e memória.
biológico, psicológico e moral.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Nos últimos anos, diversos estudos têm sido dedicados à história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas e à investigação do seu campo de conhecimentos.
Vários autores concordam em classificar as tendências pedagógicasemdois grupos: as de cunho liberal Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo Educacional; as de cunho progressista Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Na Pedagogia Tradicional, a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. Nessa Pedagogia, a atividade de ensinar é centrada no(na):
aluno ativo e interessado.
professor que expõe e interpreta a matéria.
planejamento.
organização dos conteúdos.
aluno com dificuldades.
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A escola, inserida em um ambiente onde as transformações tecnológicas estão moldando um novo ser, deve estimular a reflexão sobre o caminho traçado pelo homem quanto às percepções, sentimentos, ideias sobre o tempo, espaço, trabalho, lazer e moral. Os alunos são parte de um contexto social, sendo que a escola deve ampliar os horizontes para além de seus muros. O sistema escolar deve capacitar seus alunos a decifrarem e interpretarem o mundo para contribuírem com o sistema produtivo, social e cultural, setores influenciados, sobremaneira, pela presença das novas tecnologias da informação e comunicação. Aatuação do professor no processo de interação com os alunos em ambiente informatizado também exige uma nova dinâmica, a uma nova educação supõe a necessidade de que novas características estejam presentes no perfil do professor. As descrições abaixo são características do perfil do professor na era do aluno virtual, EXCETO:
ser mais pesquisador do que transmissor.
ser capaz de preparar o aluno para lidar com a incerteza.
abandonar a preocupação exclusivamente didática para criar uma nova ecologia cognitiva.
ser mais memorizador do que reflexivo.
ter a prática cotidiana, a familiaridade e o prazer da intercomunicação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Pode-se afirmar que essa citação contém os princípios:
da Educação Infantil.
da EducaçãoTradicional.
da Educação Construtivista.
da Educação Inclusiva.
da Lei Orgânica daAssistência Social.
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O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Jean Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. Segundo o educador, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.
O segundo período de desenvolvimento considerado por Piaget é o período pre-operatório , que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anosemmédia. Este período é marcado:
pela capacidade de coordenar mãos e olhos e pegar objetos.
pelo aparecimento da linguagem.
pela capacidade mental de realizar operações.
pelo início da construção lógica.
pela capacidade de realizar operações no plano das ideias.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo Vygotsky (1988), o processo de interiorização consiste numa série de transformações, de reorganizações da atividade psicológica do sujeito como produto de sua participação em situações sociais específicas. No desenvolvimento cultural da criança, as funções psicológicas aparecem em dois níveis, respectivamente:
intrapsicológico e interpsicológico.
subjetivo e objetivo.
genético e ontogenético.
interpsicológico e intrapsicológico
genético e filogenético.
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Marque a alternativa correta.
Todas as pessoas com deficiência mental têm atraso global no desenvolvimento.
Algumas crianças com deficiência mental são portadoras de doenças que devem ser tratadas para evitar piores consequências.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, metade da população brasileira é portadora de deficiência.
As deficiências sempre resultam de lesão no cérebro.
Em países desenvolvidos, as deficiências não ocorrem porque esses países dispõem de recursos financeiros que impedem o seu aparecimento.
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Os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança foram chamados por Piaget de período:
sensório-motor.
de esquema.
condicionado.
de aprendizagem.
de avaliação.
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