Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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O Conselho de Classe é um dos campos privilegiados de atuação da supervisão educacional. Pode-se afirmar que é um espaço de grande relevância, visto que nele se tem o encontro de vários segmentos reunidos em torno da temática avaliação. Contudo, muitas vezes, esse espaço tem sido utilizado para outros fins. Numa escola que busque um trabalho crítico e transformador, pode-se afirmar que o Conselho de Classe deve ser:

  • A.

    um momento de repasse das normas e avisos oriundos do sistema escolar.

  • B.

    o momento em que todos os professores, já com seus conceitos fechados, os ditam para que o supervisor os registreemata.

  • C.

    o momento em que os professores relacionam os alunos que apresentam problemas de disciplina ou outros, para que os pais possam ser convidados, posteriormente, para uma conversa com a supervisão.

  • D.

    um momento para se pensar, coletivamente (professores, alunos, pais, supervisores, orientadores, funcionários, diretores), a prática educativa comoumtodo e como processo.

  • E.

    um momento de encontro de todos os professores da escola com a supervisão, a orientação e a direção, para resolver problemas do grupo.

O conceito: “É um processo que sofre interferências da sociedade e desenvolve pessoas no que diz respeito às suas características de ser humano, o seu potencial e à sua participação na sociedade.”, se refere:

  • A.

    Ensino.

  • B.

    Educação.

  • C.

    Didática.

  • D.

    Aprendizagem.

  • E.

    Pedagogia.

  • A.

    educacionais ou sociais.

  • B.

    individuais ou coletivos.

  • C.

    objetivos ou subjetivos.

  • D.

    civis ou jurídicos.

  • E.

    éticos ou estéticos.

Ao analisar o processo pelo qual a razão atinge a verdade, Descartes usou o recurso da:

  • A.

    dependência.

  • B.

    dúvida metódica.

  • C.

    não experiência.

  • D.

    experiência sensível.

  • E.

    disciplina.

O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras (Freire e Prado, 1999). A ideia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto, o projeto é inseparável do sentido da ação (Almeida, 2002). Portanto, a pedagogia de projetos traz a ideia de construção, de coletivo, de se pensar uma realidade que ainda não aconteceu, de algo desejável que ainda não foi realizado. Desta forma, a Pedagogia de Projetos trabalha com:

  • A.

    participação

  • B.

    inovação

  • C.

    antecipação

  • D.

    ação.

  • E.

    expressão.

Segundo Campbell (2009), “A cidadania plena só é alcançada quando o cidadão possui condições de exercer os seus direitos, e esta condição é dada pelo domínio da leitura e da escrita, que ainda lhe garante melhor qualidade de vida”.Aprender a ler e a escrever é direito de todo cidadão, pois só assim pode fazer valer sua opinião, só assim ele exerce papel social emseu Pais, e esta é uma questão de:

  • A.

    educação e autonomia.

  • B.

    ética e moral.

  • C.

    educação e inclusão.

  • D.

    ética e autonomia.

  • E.

    dignidade e oportunidade.

A importância, hoje, da Educação de Jovens e Adultos no Brasil significa:

  • A.

    a necessidade de se garantir a inclusão social de camadas da sociedade brasileira, historicamente vulnerabilizadas.

  • B.

    a importância de se alfabetizar parcelas da população, moradoras de cidades mais distantes.

  • C.

    um avanço pedagógico sustentando na premissa da participação do aluno adulto no processo didático.

  • D.

    uma medida burocrática sintonizada com a legislação educacional brasileira, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

  • E.

    proporcionar informações e conhecimentos para adolescentes que abandonaram cedo a escola.

A Educação Infantil assume um papel significativo na formação da criança, porque ela contribui para:

  • A.

    aquisição de boas maneiras, importantes na sua relação com os adultos com os quais convive no seu bairro.

  • B.

    disciplinar, e representa um fator significativo para que ela se torne, mais tarde,umadulto obediente.

  • C.

    adaptação social, no sentido de facilitar as relações com o mundo atual e o futuro.

  • D.

    o desenvolvimento físico como garantia de saúde, bem-estar e vitalidade.

  • E.

    a aprendizagem de diferentes linguagens e para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

  • A.

    a carga horária no fundamental será de cento e oitenta dias, e no ensino médio, de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

  • B.

    cento e cinquenta dias no mínimo de período letivo, com a carga horária de oitocentas horas de estudos, incluindo o tempo reservado aos exames finais oral e escrito.

  • C.

    no ensino fundamental, será utilizado o recurso de aulas de recuperação, após o período letivo, e, no ensino médio, em horário alternativo para o educando.

  • D.

    a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

  • E.

    realização de verificações mensais de aprendizagem e exame final escrito e oral, segunda época para os casos de duas reprovações de disciplinas, tanto no fundamental como no médio.

O Regimento Escolar é um documento vigente em cada escola, significando:

  • A.

    uma exigência do Sistema Municipal de Educação para que as escolas funcionem com ordem, exigindo a presença docente e dos estudantes nas diversas funções e tarefas próprias à instituição.

  • B.

    um documento escrito que estabelece as normas comportamentais do magistério, detalhando as suas competências, o quadro de horário semanal das aulas e os dias da realização das provas.

  • C.

    uma expressão da vontade da direção e da supervisão escolar que desejam um funcionamento orgânico da escola, através das definições de competências de todos que atuam profissionalmente na escola.

  • D.

    a definição de competências do corpo docente e dos funcionários administrativos, como também o detalhamento a respeito das penalidades afetas aos alunos indisciplinados, desde a suspensão das aulas até a expulsão da escola.

  • E.

    um dos instrumentos de execução do projeto político-pedagógico da escola, devendo ser discutido e aprovado pela comunidade escolar, tornando-se conhecido por todos.

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