Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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A sociedade e a escola inclusivas, como ideais, têm angariado simpatias dos pais, dos educadores e da sociedade em geral. Afinal, o movimento de não excluir está implícito nos ideais democráticos, aceitos e proclamados universalmente. No entanto, a história das ideias sobre educação deixa evidente que pouco ou nada tinha de inclusiva, seja em termos da universalização do acesso, seja em termos da qualidade do que era oferecido. Hoje em dia, o panorama é, felizmente, outro, pois tem-se mais consciência acerca dos direitos humanos, embora a prática da proposta de educação inclusiva ainda não conte com o consenso da unanimidade, mesmo entre aqueles que defendem a ideia.

 Em relação à proposta de inclusão escolar, as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

  • A.

    A resistência dos professores e de alguns pais é por eles explicada em razão da insegurança no trabalho educacional escolar a ser realizado, nas classes regulares, com os alunos com deficiência.

  • B.

    Familiares referem-se ao temor de que a inserção de seus filhos portadores de necessidades especiais nessas classes regulares não contribua, na intensidade desejada, para sua aprendizagem.

  • C.

    Os pais dos alunos “ditos normais” alegam que o nível de ensino fica prejudicado, porque os professores precisam atender aos ritmos e às limitações de aprendizagem dos alunos com deficiências.

  • D.

    Os professores, em geral, apresentam segurança ao trabalhar com a inclusão escolar, pois se sentem bem preparados e bem formados.

  • E.

    Os professores alegam que, em seus cursos de formação, não tiveram a oportunidade de estudar a respeito, nem de estagiar com alunos da educação especial.

Piaget considera quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana, que são caracterizados “por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor”, no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as maneiras de o indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas fases na mesma sequência, porém, o início e o término de cada uma delas pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Num dos períodos do desenvolvimento humano classificado por Piaget, a criança conquista por meio da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. No final desse período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio de alcançar um objeto”.

 O referido conceito diz respeito ao período:

  • A.

    sensório-motor

  • B.

    pré-operatório.

  • C.

    das operações concretas.

  • D.

    das operações formais.

  • E.

    da juventude.

A tendência tecnicista em educação resultou da tentativa de aplicar na escola o modelo empresarial, que se baseia na “racionalização”, própria do sistema de produção capitalista. No Brasil, a tendência tecnicista foi introduzida no período da ditadura militar, nas décadas de 1960 e 1970, e prejudicou sobretudo as escolas públicas. A partir daí, desenvolveu-se uma reforma autoritária, vertical, domesticadora, que visava a atrelar o sistema educacional ao modelo econômico dependente, imposto pela política norte-americana para a América Latina. A reforma citada assentava-se em três pilares. São eles:

  • A.

    educação e desenvolvimento / educação e segurança / educação e comunidade.

  • B.

    desenvolvimento e ação / desenvolvimento e política / desenvolvimento e educação.

  • C.

    segurança e comunidade / segurança e ordem / segurança e educação.

  • D.

    disciplina e desenvolvimento / disciplina e ordem / disciplina e educação.

  • E.

    ordem e educação / ordem e segurança / ordem e progresso.

A Educação Especial, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – LDBEN, em obediência aos princípios da Declaração de Salamanca (1994), deve permear todos os níveis da educação e promover inclusão de todos os alunos com necessidades educacionais especiais, estabelecendo parceria com outros órgãos da comunidade, por meio. de:

  • A.

    métodos e técnicas.

  • B.

    adaptações e estratégias.

  • C.

    métodos e estratégias.

  • D.

    recursos e estratégias.

  • E.

    técnicas e recursos.

Educadores, alunos e famílias manifestam suas preocupações em relação ao momento de opção do curso superior que ocorre no período da adolescência. A orientação profissional, numa proposta renovadora, aponta para um trabalho de parceria família e escola na facilitação da opção dos jovens adolescentes. Nas escolas, o trabalho de orientação profissional pode acontecer dentro do currículo exigindo, para tal, a formulação de um plano de orientação:

  • A.

    vocacional e profissional.

  • B.

    pedagógica e profissional.

  • C.

    vocacional e psicossocial.

  • D.

    vocacional e educacional.

  • E.

    psicológica e profissional.

O Projeto Político Pedagógico é um meio eficaz para a superação da ação fragmentada tanto na educação quanto na escola, motivando e reanimando o ânimo de toda a comunidade escolar, na qual cada um tenha o sentido da pertença, sentindo-se corresponsáveis pelo crescimento e pela melhoria do ensino.Oprojeto deve ser construído tendo por base tarefas simples, passíveis de ser executadas no dia a dia da escola. Mas ele não dispensa o planejamento cuidadoso, a imaginação criadora e o:

  • A.

    compromisso pedagógico.

  • B.

    suporte teórico.

  • C.

    princípio filosófico.

  • D.

    apoio tecnológico.

  • E.

    espírito de equipe.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), “cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas. Para cuidar é preciso, antes de tudo, estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solitário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de vínculo entre quem cuida e quem é cuidado. É preciso que o professor possa ajudar a criança a identificar suas necessidades e priorizá-las, assim como atendê-las de forma adequada, entendendo o cuidado em seu aspecto:

  • A.

    afetivo e relacional.”

  • B.

    educacional e social.”

  • C.

    relacional e educacional.”

  • D.

    lúdico e afetivo.”

  • E.

    afetivo e educacional.”

A gestão responsabiliza-se pela qualidade da educação, entendida como mediação de conhecimento e como prática social da formação humana de cidadãos. A gestão democrática da educação necessita assegurar uma educação comprometida com a sabedoria de viver junto respeitando as diferenças. Nessa perspectiva, segundo Cury (2002) [ apud RANGEL (2009)] a gestão como forma superior de encontro das pessoas e solução de conflitos, implica o:

  • A.

    planejamento.

  • B.

    diálogo.

  • C.

    compromisso.

  • D.

    currículo.

  • E.

    respeito.

A interdisciplinaridade realiza-se como uma forma de ver e sentir o mundo, de estar no mundo, de perceber, entender o mundo de forma holística, em sua rede infinita de relações, em sua complexidade, de entender as múltiplas implicações que se realizam, ao analisar um acontecimento, um aspecto da natureza, isto é, os fenômenos, na dimensão:

  • A.

    biológica, psicológica ou social.

  • B.

    emocional, natural ou comportamental.

  • C.

    social, natural ou cultural.

  • D.

    familiar, escolar e social.

  • E.

    mundial, global ou planetária.

A pedagogia de projetos, embora constitua um novo desafio para o professor, pode viabilizar ao aluno um modo de aprender pautado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias (computador, televisão, livros), disponíveis no contexto da escola. Por outro lado, esses novos desafios educacionais ainda não se encaixam na estrutura do sistema de ensino, que mantém uma organização:

  • A.

    tradicional e burocrática.

  • B.

    reprodutora e burocrática.

  • C.

    tradicional e operacional.

  • D.

    burocrática e funcional.

  • E.

    funcional e operacional.

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