Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ambas se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimentos que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeito a um ato de conhecer, isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas diferem uma da outra, uma vez que uma se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos do conhecimento, enquanto a outra diz respeito principalmente à dimensão didática. São elas:

  • A.

    transversalidade e multidisciplinaridade.

  • B.

    interdisciplinaridade e multiculturalidade.

  • C.

    transversalidade e interdisciplinaridade.

  • D.

    interculturalidade e transversalidade.

  • E.

    transdisciplinaridade e interculturalidade.

Segundo Libâneo (2004),“uma escola bem organizada e bem gerida é aquela que cria condições pedagógico-didát icas, organizacionais e operacionais que propiciam o bom desempenho dos professores em sala de aula, de modo que todos os seus alunos sejam bem-sucedidos na aprendizagem escolar”. Para se alcançar a qualidade social e pedagógica do projeto educativo, reafirma-se a relevância de ações pensadas e geridas de forma:

  • A.

    cooperada e participativa.

  • B.

    ética e funcional.

  • C.

    cooperada e funcional.

  • D.

    ética e cooperada.

  • E.

    funcional e participativa.

A educação deve romper com essas fragmentações, para mostrar as correlações entre os saberes, a complexidade da vida e dos problemas que hoje existem. Enfatiza Morin (2000): “a inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional”. De acordo com Brasil (1999), a reorganização curricular em áreas de conhecimento tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de:

  • A.

    transdisciplinaridade e conhecimento.

  • B.

    interculturalidade e informação.

  • C.

    pluralidade e contextualização.

  • D.

    interdisciplinaridade e contextualização.

  • E.

    contextualização e conhecimento.

À luz da relação entre tecnologia e subjetividade, cabe pensar no papel educativo que as mídias da comunicação e da informação exercem no processo de formação dos indivíduos, as quais estão centradas no uso (e abuso) das imagens. Nessa direção, Benjamin (1994) [ apud Leite e Filé (2002)] cita o fato de que “no interior de grandes processos históricos, a forma de percepção das coletividades humanas se transforma ao mesmo tempo em que seus modos de existência”. É inegável que se vive num período de intensa tecnificação da vida humana, marcado fortemente pelo uso da imagem, capaz de interferir na construção da subjetividade contemporânea à medida que a forma de percepção dos indivíduos é permeada pelos sistemas de:

  • A.

    imagens e conceitos.

  • B.

    objetos e informações.

  • C.

    conceitos e ações.

  • D.

    objetos e ações.

  • E.

    informações e ações.

A educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e reflexão dos alunos, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. Muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que tratam de questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social. O que norteia os temas transversais é a:

  • A.

    contextualização e o conhecimento.

  • B.

    liberdade e a responsabilidade.

  • C.

    cidadania e a democracia.

  • D.

    informação e conhecimento.

  • E.

    ética e moral.

Segundo Ferreira (2029), “[...] o fenômeno educativo só acontece quando tratado em sua totalidade, constituída de elementos que se associam como partes de um todo. [...]”. Ensinar e aprender gestão e supervisão da educação significa compreender que todo conhecimento científico é conduzido e ganha sentido em sua relação intrínseca com as políticas e a formação educacional, por meio de uma base:

  • A.

    humanística e política.

  • B.

    social e ética.

  • C.

    política e pedagógica.

  • D.

    teórica e prática.

  • E.

    social e política.

Aqueixa, para o Psicopedagogo, expressa:

  • A.

    o fio condutor da anamnese.

  • B.

    a devolução.

  • C.

    a avaliação.

  • D.

    a causa.

  • E.

    o diagnóstico.

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na educação escolar, favorece:

  • A.

    o processo ensino-aprendizagem, por oferecer um novo suporte com novas ferramentas, permitindo a ampliação das diferentes formas de interação e comunicação para o aluno.

  • B.

    a curiosidade do educando, ávido pelas novidades do mundo atual, facilitando o seu uso pessoal e novas amizades.

  • C.

    o professor, que, com novos instrumentos, não precisa mais planejar suas aulas diárias e semanais.

  • D.

    o espírito inovador do aluno, cansado de ler textos didáticos e de literatura nacional e estrangeira.

  • E.

    a disciplina escolar, porque todos os alunos, concentrados no uso do computador, ficarão em silêncio, evitando balbúrdiaemsala de aula.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Termas Transversais – “A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo no qual se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição a manutenção da vida. A demanda global dos recursos naturais deriva de uma formação econômica cuja base é a produção e o consumo em larga escala. A lógica, associada a essa formação, que rege o processo de exploração da natureza hoje, é responsável por boa parte da destruição dos recursos naturais e é criadora de necessidades que exigem, para a sua própria manutenção, um crescimento sem fim das demandas desses recursos, nos aspectos:

  • A.

    orgânicos e climáticos.”

  • B.

    biológicos e ecológicos.”

  • C.

    micro e macro.”

  • D.

    quantitativos e qualitativos.”

  • E.

    ambientais e planetários.”

“Globalização, multiculturalismo, questões de gênero e de raça, novas formas de comunicação, manifestações culturais de adolescentes e jovens, expressões de diferentes classes sociais, movimentos culturais e religiosos, diversas formas de violência e exclusão social configuram novos e diferenciados cenários sociais, políticos e culturais.” Desta forma, segundo Candau (2000), é preciso superar a didática voltada ao aluno padrão e reinventar a didática escolar, numa perspectiva:

  • A.

    transdisciplinar.

  • B.

    holística

  • C.

    interdisdisciplinar.

  • D.

    multidisciplinar.

  • E.

    multidimensional.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...