Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ambas se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimentos que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeito a um ato de conhecer, isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas diferem uma da outra, uma vez que uma se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos do conhecimento, enquanto a outra diz respeito principalmente à dimensão didática. São elas:
transversalidade e multidisciplinaridade.
interdisciplinaridade e multiculturalidade.
transversalidade e interdisciplinaridade.
interculturalidade e transversalidade.
transdisciplinaridade e interculturalidade.
Segundo Libâneo (2004),uma escola bem organizada e bem gerida é aquela que cria condições pedagógico-didát icas, organizacionais e operacionais que propiciam o bom desempenho dos professores em sala de aula, de modo que todos os seus alunos sejam bem-sucedidos na aprendizagem escolar. Para se alcançar a qualidade social e pedagógica do projeto educativo, reafirma-se a relevância de ações pensadas e geridas de forma:
cooperada e participativa.
ética e funcional.
cooperada e funcional.
ética e cooperada.
funcional e participativa.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A educação deve romper com essas fragmentações, para mostrar as correlações entre os saberes, a complexidade da vida e dos problemas que hoje existem. Enfatiza Morin (2000): a inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional. De acordo com Brasil (1999), a reorganização curricular em áreas de conhecimento tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de:
transdisciplinaridade e conhecimento.
interculturalidade e informação.
pluralidade e contextualização.
interdisciplinaridade e contextualização.
contextualização e conhecimento.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
À luz da relação entre tecnologia e subjetividade, cabe pensar no papel educativo que as mídias da comunicação e da informação exercem no processo de formação dos indivíduos, as quais estão centradas no uso (e abuso) das imagens. Nessa direção, Benjamin (1994) [ apud Leite e Filé (2002)] cita o fato de que no interior de grandes processos históricos, a forma de percepção das coletividades humanas se transforma ao mesmo tempo em que seus modos de existência. É inegável que se vive num período de intensa tecnificação da vida humana, marcado fortemente pelo uso da imagem, capaz de interferir na construção da subjetividade contemporânea à medida que a forma de percepção dos indivíduos é permeada pelos sistemas de:
imagens e conceitos.
objetos e informações.
conceitos e ações.
objetos e ações.
informações e ações.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e reflexão dos alunos, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. Muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que tratam de questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social. O que norteia os temas transversais é a:
contextualização e o conhecimento.
liberdade e a responsabilidade.
cidadania e a democracia.
informação e conhecimento.
ética e moral.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo Ferreira (2029), [...] o fenômeno educativo só acontece quando tratado em sua totalidade, constituída de elementos que se associam como partes de um todo. [...]. Ensinar e aprender gestão e supervisão da educação significa compreender que todo conhecimento científico é conduzido e ganha sentido em sua relação intrínseca com as políticas e a formação educacional, por meio de uma base:
humanística e política.
social e ética.
política e pedagógica.
teórica e prática.
social e política.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Aqueixa, para o Psicopedagogo, expressa:
o fio condutor da anamnese.
a devolução.
a avaliação.
a causa.
o diagnóstico.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na educação escolar, favorece:
o processo ensino-aprendizagem, por oferecer um novo suporte com novas ferramentas, permitindo a ampliação das diferentes formas de interação e comunicação para o aluno.
a curiosidade do educando, ávido pelas novidades do mundo atual, facilitando o seu uso pessoal e novas amizades.
o professor, que, com novos instrumentos, não precisa mais planejar suas aulas diárias e semanais.
o espírito inovador do aluno, cansado de ler textos didáticos e de literatura nacional e estrangeira.
a disciplina escolar, porque todos os alunos, concentrados no uso do computador, ficarão em silêncio, evitando balbúrdiaemsala de aula.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais Termas Transversais A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo no qual se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição a manutenção da vida. A demanda global dos recursos naturais deriva de uma formação econômica cuja base é a produção e o consumo em larga escala. A lógica, associada a essa formação, que rege o processo de exploração da natureza hoje, é responsável por boa parte da destruição dos recursos naturais e é criadora de necessidades que exigem, para a sua própria manutenção, um crescimento sem fim das demandas desses recursos, nos aspectos:
orgânicos e climáticos.
biológicos e ecológicos.
micro e macro.
quantitativos e qualitativos.
ambientais e planetários.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Globalização, multiculturalismo, questões de gênero e de raça, novas formas de comunicação, manifestações culturais de adolescentes e jovens, expressões de diferentes classes sociais, movimentos culturais e religiosos, diversas formas de violência e exclusão social configuram novos e diferenciados cenários sociais, políticos e culturais. Desta forma, segundo Candau (2000), é preciso superar a didática voltada ao aluno padrão e reinventar a didática escolar, numa perspectiva:
transdisciplinar.
holística
interdisdisciplinar.
multidisciplinar.
multidimensional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...