Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Ambas se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimentos que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeito a um ato de conhecer, isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas diferem uma da outra, uma vez que uma se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos do conhecimento, enquanto a outra diz respeito principalmente à dimensão didática. São elas:

  • A.

    transversalidade e multidisciplinaridade.

  • B.

    interdisciplinaridade e multiculturalidade.

  • C.

    transversalidade e interdisciplinaridade.

  • D.

    interculturalidade e transversalidade.

  • E.

    transdisciplinaridade e interculturalidade.

Segundo Libâneo (2004),“uma escola bem organizada e bem gerida é aquela que cria condições pedagógico-didát icas, organizacionais e operacionais que propiciam o bom desempenho dos professores em sala de aula, de modo que todos os seus alunos sejam bem-sucedidos na aprendizagem escolar”. Para se alcançar a qualidade social e pedagógica do projeto educativo, reafirma-se a relevância de ações pensadas e geridas de forma:

  • A.

    cooperada e participativa.

  • B.

    ética e funcional.

  • C.

    cooperada e funcional.

  • D.

    ética e cooperada.

  • E.

    funcional e participativa.

A educação deve romper com essas fragmentações, para mostrar as correlações entre os saberes, a complexidade da vida e dos problemas que hoje existem. Enfatiza Morin (2000): “a inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional”. De acordo com Brasil (1999), a reorganização curricular em áreas de conhecimento tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de:

  • A.

    transdisciplinaridade e conhecimento.

  • B.

    interculturalidade e informação.

  • C.

    pluralidade e contextualização.

  • D.

    interdisciplinaridade e contextualização.

  • E.

    contextualização e conhecimento.

À luz da relação entre tecnologia e subjetividade, cabe pensar no papel educativo que as mídias da comunicação e da informação exercem no processo de formação dos indivíduos, as quais estão centradas no uso (e abuso) das imagens. Nessa direção, Benjamin (1994) [ apud Leite e Filé (2002)] cita o fato de que “no interior de grandes processos históricos, a forma de percepção das coletividades humanas se transforma ao mesmo tempo em que seus modos de existência”. É inegável que se vive num período de intensa tecnificação da vida humana, marcado fortemente pelo uso da imagem, capaz de interferir na construção da subjetividade contemporânea à medida que a forma de percepção dos indivíduos é permeada pelos sistemas de:

  • A.

    imagens e conceitos.

  • B.

    objetos e informações.

  • C.

    conceitos e ações.

  • D.

    objetos e ações.

  • E.

    informações e ações.

A educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e reflexão dos alunos, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. Muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que tratam de questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social. O que norteia os temas transversais é a:

  • A.

    contextualização e o conhecimento.

  • B.

    liberdade e a responsabilidade.

  • C.

    cidadania e a democracia.

  • D.

    informação e conhecimento.

  • E.

    ética e moral.

Segundo Ferreira (2029), “[...] o fenômeno educativo só acontece quando tratado em sua totalidade, constituída de elementos que se associam como partes de um todo. [...]”. Ensinar e aprender gestão e supervisão da educação significa compreender que todo conhecimento científico é conduzido e ganha sentido em sua relação intrínseca com as políticas e a formação educacional, por meio de uma base:

  • A.

    humanística e política.

  • B.

    social e ética.

  • C.

    política e pedagógica.

  • D.

    teórica e prática.

  • E.

    social e política.

Aqueixa, para o Psicopedagogo, expressa:

  • A.

    o fio condutor da anamnese.

  • B.

    a devolução.

  • C.

    a avaliação.

  • D.

    a causa.

  • E.

    o diagnóstico.

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na educação escolar, favorece:

  • A.

    o processo ensino-aprendizagem, por oferecer um novo suporte com novas ferramentas, permitindo a ampliação das diferentes formas de interação e comunicação para o aluno.

  • B.

    a curiosidade do educando, ávido pelas novidades do mundo atual, facilitando o seu uso pessoal e novas amizades.

  • C.

    o professor, que, com novos instrumentos, não precisa mais planejar suas aulas diárias e semanais.

  • D.

    o espírito inovador do aluno, cansado de ler textos didáticos e de literatura nacional e estrangeira.

  • E.

    a disciplina escolar, porque todos os alunos, concentrados no uso do computador, ficarão em silêncio, evitando balbúrdiaemsala de aula.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Termas Transversais – “A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo no qual se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição a manutenção da vida. A demanda global dos recursos naturais deriva de uma formação econômica cuja base é a produção e o consumo em larga escala. A lógica, associada a essa formação, que rege o processo de exploração da natureza hoje, é responsável por boa parte da destruição dos recursos naturais e é criadora de necessidades que exigem, para a sua própria manutenção, um crescimento sem fim das demandas desses recursos, nos aspectos:

  • A.

    orgânicos e climáticos.”

  • B.

    biológicos e ecológicos.”

  • C.

    micro e macro.”

  • D.

    quantitativos e qualitativos.”

  • E.

    ambientais e planetários.”

“Globalização, multiculturalismo, questões de gênero e de raça, novas formas de comunicação, manifestações culturais de adolescentes e jovens, expressões de diferentes classes sociais, movimentos culturais e religiosos, diversas formas de violência e exclusão social configuram novos e diferenciados cenários sociais, políticos e culturais.” Desta forma, segundo Candau (2000), é preciso superar a didática voltada ao aluno padrão e reinventar a didática escolar, numa perspectiva:

  • A.

    transdisciplinar.

  • B.

    holística

  • C.

    interdisdisciplinar.

  • D.

    multidisciplinar.

  • E.

    multidimensional.

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