Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Para Sara Paim, “o organismo se domestica, se acostuma, se medica. O corpo ensaia, se equivoca, corrige, aprende.” Segundo a afirmação, pode-se entender que Sara Paím defende a ideia de que:

  • A.

    o corpo e o organismo funcionam em bases semelhantes.

  • B.

    a apropriação do conhecimento implica o domínio do objeto, e esse domínio resulta em prazer corporal.

  • C.

    o corpo é a única base para a aprendizagem.

  • D.

    o organismo é o mediador da aprendizagem e o corpo é o autorregulador.

  • E.

    a memória do corpo e do organismo é semelhante.

A Educação Especial, no Brasil, está incluída na proposta da construção de um Sistema Educacional Inclusivo, devendo abranger:

  • A.

    os alunos que já estão nos últimos anos de escolaridade do Ensino Fundamental.

  • B.

    desde a faixa etária de zero a cinco anos, durante a Educação Infantil.

  • C.

    somente os casos mais complexos de deficiência.

  • D.

    apenas os estudantes de faixa etária do Ensino Fundamental.

  • E.

    os alunos que possuem condições de aprendizagem socializada.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ética – “A forma de operar com a diversidade de valores por vezes conflitantes, também é dada culturalmente, ainda que do ponto de vista do sujeito, dependa também do desenvolvimento biopsicológico. O preconceito, a discriminação, o negar-se a dialogar com sistemas de valores diferentes daqueles do seu meio social, o agir de forma violenta com aqueles que possuem valores diferentes, são aprendidos.” Na legitimação de valores, estão estreitamente articuladas as perspectivas:

  • A.

    emocional e social.

  • B.

    social e individual.

  • C.

    social e psicológico.

  • D.

    individual e familiar.

  • E.

    familiar e escolar.

A educação inclusiva é, antes de tudo, uma questão de direitos humanos, uma vez que defende que não se pode segregar nenhuma pessoa como consequência de sua deficiência ou de sua dificuldade de aprendizagem, qualquer que seja. Segundo Campbell (2002), na escola inclusiva, a ação educativa é entendida comoumprocesso:

  • A.

    assistencial.

  • B.

    social.

  • C.

    integracional.

  • D.

    interacional.

  • E.

    especial.

Podemos entender inteligência atrapada como:

  • A.

    deficiência neurológica.

  • B.

    curiosidade.

  • C.

    inteligência aguçada.

  • D.

    atraso no desenvolvimento mental.

  • E.

    criatividade encapsulada.

Desde a década de 1990, a questão da interdisciplinaridade tem estado presente nos debates educacionais. Na organização curricular e no planejamento pedagógico, tem se tentando buscar a intercomplementaridade dos conhecimentos, por meio do:

  • A.

    rompimento da estrutura de cada disciplina, para construir uma axiomática nova e comum a todas as disciplinas, com o objetivo de dar uma visão unitária de um campo do saber, promovendo intercâmbios mútuos e integrações recíprocas entre as várias ciências.

  • B.

    entrosamento de alguns conceitos e temas, permitindo as articulações necessárias entre os saberes, conservando os limites de cada componente curricular, garantindo a dualidade no campo deumsaber específico.

  • C.

    intercâmbio entre os docentes, de acordo com seus programas, para não prejudicar a organização curricular já estabelecida que, na avaliação do coletivo, se concluiu que ela tem muitos aspectos positivos, porque foi pensada e planejada durante uma semana de reuniões.

  • D.

    planejamento realizado por Supervisores Escolares com formação pedagógica e domínio dos componentes curriculares que estão contidos na Pedagogia, tanto de aspecto teórico, como de aspecto prático e real, como especialistas da educação.

  • E.

    processo de reconstrução dos conceitos próprios de um campo delimitado do conhecimento, visando a facilitar a compreensão do aluno não acostumado a novas formas de pensamento, e formulando exemplos vividos por ele, tentando estabelecer limites vividos pela sua realidade.

O princípio do desempenho, base para a tradicional divisão de alunos por classes que orienta a homogeneidade, abala-se com a proposta da educação inclusiva. Isso implica não apenas incorporar nas classes regulares grupos minoritários antes segregados, mas também uma reflexão da própria escola sobre os objetos da educação, quanto aos indivíduos que ela almeja contribuir com a formação, questionando, sobretudo, a competição e a padronização destes. Nessa perspectiva, a educação inclusiva deve significar a busca pelo máximo desenvolvimento possível em todos os seus alunos, das capacidades:

  • A.

    cognitivas e sociais.

  • B.

    lógicas e linguísticas.

  • C.

    psicológicas e intelectuais.

  • D.

    intelectuais e sociais.

  • E.

    afetivas e intelectuais.

A gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas públicas se coloca hoje como um dos fundamentos da qualidade da educação, como exercício efetivo da cidadania. Aqui se situa um dos maiores desafios dos educadores: a democracia, assim como a cidadania, se fundamenta na autonomia. Escolas e cidadãos privados da autonomia, não terão condições de exercer uma gestão democrática, de educar para a cidadania. Para a gestão democrática, é condição essencial uma:

  • A.

    educação emancipadora.

  • B.

    escola para todos.

  • C.

    educação intercultural.

  • D.

    escola participativa.

  • E.

    educação sem fronteiras.

Com o movimento de integração de serviços da escola, evitam-se distanciamentos e fronteiras que delimitam princípios, processos e ações, acompanha-se, também, a valorização de Projeto Político-Pedagógico, que é o documento integrado e integrador das práticas e de seus fundamentos. Nesse contexto escolar dinâmico e integrado, inserem-se as concepções e as práticas conjuntas de:

  • A.

    supervisão e orientação escolar.

  • B.

    direção e supervisão escolar.

  • C.

    coordenação e supervisão escolar.

  • D.

    supervisão e inspeção escolar.

  • E.

    orientação e inspeção escolar.

O transtorno de aprendizagem relacionado a fatores internos constitui:

  • A.

    causa

  • B.

    doença.

  • C.

    sintoma.

  • D.

    debilidade mental.

  • E.

    reação.

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