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De acordo com Esteban (2003, p.16), a classificação das respostas em acertos e erros, ou satisfatórias e insatisfatórias, ou outras expressões do gênero, se fundamenta nessa concepção de que saber e não saber são excludentes e na perspectiva de substituição da heterogeneidade real por uma homogeneidade idealizada.Antagonicamente a esta ideia, pode-se afirmar que, em relação ao ERRO, a avaliação:
funciona como instrumento de controle e de limitação das ações dos alunos e professores no contexto escolar.
é uma prática de exclusão na medida que seleciona o que pode e deve ser aceito na escola.
revela o que a criança sabe, colocando esse saber numa perspectiva processual, indicando o que ela ainda não sabe.
é uma prática que dificulta a expressão dos múltiplos saberes, negando a diversidade e valorizando a semelhança e o acerto.
reforça a caracterização da ausência de conhecimento, a deficiência, a impossibilidade, a falta.
Libâneo (2008, p.153) chama atenção para o fato de que o projeto pedagógico curricular não pode ser confundido com a organização escolar e também não substitui a gestão. São duas coisas diferentes. Dentro deste princípio, marque a afirmativa que melhor condiz com a ideia.
A gestão põe em prática o processo organizacional para atender os interesses do corpo docente e da Direção.
Oprojeto é um instrumento da gestão e dá direção política e pedagógica ao trabalho escolar.
A gestão dá direção política e pedagógica para o trabalho escolar, independente do projeto pedagógico.
A gestão não põe em prática o processo organizacional, isto é função do projeto pedagógico.
A gestão é um instrumento do projeto e institui procedimentos e instrumentos de ação para a escola.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2011
Fazendo uma análise da concepção do ensino em uma perspectiva Durkheimniana de que a educação é um processo de transmissão de conhecimentos e tendo como outro extremo a concepção de educação que enfoca a aprendizagem (o aprender a aprender) como principal elemento, reflita sobre a aplicabilidade da tecnologia nestas duas vertentes. A afirmativa abaixo que melhor identifica o papel da tecnologia na educação, na perspectiva Durkheimniana é:
Como ferramenta de ensino, a tecnologia tem como finalidade ser utilizada como instrumento de acesso à informação, ao conhecimento historicamente produzido.
A tecnologia na educação é uma ferramenta que possibilita a interação e a criatividade dos alunos, porém deve-se ter o cuidado de planejar bem a atividade.
O ato de eleger e estudar os conteúdos que serão apresentados ou aprofundados no laboratório de informática é essencial para que a aula seja objetiva e produtiva.
A tecnologia na escola deve estar inserida no planejamento do currículo escolar e deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares.
Todas as atividades precisam ser bem estruturadas e bem planejadas, prevendo momentos de pesquisa, de visualização do conteúdo estudado e de troca de informações, evitando a dispersão.
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