Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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No planejamento, na organização curricular e na adoção de estratégias pedagógicas, o Supervisor Escolar deve estar atento aos Parâmetros Curriculares Nacionais, segundo o qual o currículo pode ser considerado:

  • A.

    uma relação autônoma de componentes curriculares previstos na reunião de docentes, com os devidos detalhamentos de conteúdos fundamentais, imprescindíveis para os conhecimentos e informações a serem adquiridos e memorizados adequadamente pelos alunos.

  • B.

    como redes de fazeres e saberes, produzidas e compartilhadas nos cotidianos escolares, cujos fios, nós e linhas de fuga não se limitam a esses cotidianos, prolongando-se para além deles nos diferentes contextos vividos pelos sujeitos que praticam e habitam, direta ou indiretamente, as escolas.

  • C.

    como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes a serem incorporados pelos alunos, tendo em vista seu aprimoramento cultural, indispensável para vencer obstáculos no percurso da vida, seja como pessoa, seja como profissional ajustado e cumpridor de todas as regras.

  • D.

    um processo dinâmico, com várias interfaces, sujeito a realizar as missões em diferentes níveis educativos, de acordo com as características destes, numa preocupação linear de realizações pedagógicas, coerentes com um planejamento detalhado e rígido.

  • E.

    como uma relação de saberes científicos, contemporâneos, de acordo com as intenções de um mundo globalizado, de aceitação dos principais conceitos que poderão ser vividos pelos alunos no futuro, numa atitude de aceitação e obediência ao que foi dito nas escolas.

ALei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no seu Artigo 13, inciso I, expressa que os docentes terão a incumbência de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Para a consecução dessa proposta, o Supervisor Escolar deverá exercer um papel significativo, atuando com o objetivo de:

  • A.

    dotar os professores de conhecimentos sobre legislação escolar, de ordem federal, estadual e municipal, visando a garantir a presença técnicoburocrática no currículo e no regimento escolar.

  • B.

    preparar um anteprojeto para apresentação na reunião dos professores, destinando tarefas para cada um, de acordo com sua formação, visando a unir no final os conteúdos numa justa posição.

  • C.

    sensibilizar os docentes para uma posição mais complacente com os alunos, a fim de que suas propostas estejam voltadas para a relação com a realidade ambiental, de pobreza socioeconômica.

  • D.

    resgatar a escola como espaço público de reflexão crítica e coletiva, rompendo com a separação entre conceber e executar, entre o pensar e o fazer, entre teoria e prática.

  • E.

    organizar, com o devido cuidado, o plano global da escola, com os detalhes sobre os recursos humanos, materiais, como uma tarefa individual deumprofissional capacitado tecnicamente.

Diante das necessidades educacionais do país, a proposta da Supervisão Escolar deve ser:

  • A.

    atuar como a fundamentação teórica atualizada que facilite compreender melhor as competências do planejamento, tão importantes no exercício de sua função, seja qual for o caráter da instituição educativa, e tendo em vista verificar o rendimento escolar dos alunos.

  • B.

    exercer suas funções pedagógicas, nos diversos âmbitos de sua atuação educacional, com base numa prática socioeducativa voltada para a superação das discriminações e exclusões e comprometida com os anseios de uma sociedade mais justa e humana.

  • C.

    romper com o tecnicismo que marcou durante décadas a trajetória da Supervisão Escolar no Brasil, ultrapassando este limite, no intuito de garantir um ensino mais objetivo e necessário para os alunos.

  • D.

    desenvolver as atividades de supervisão na educação básica, desde aquelas dirigidas para as creches até as relativas ao Ensino Médio, principalmente, dirigindo os docentes das diversas áreas de ensino e, os coordenadores pedagógicos e orientando as secretarias das unidades escolares.

  • E.

    realizar as suas competências pedagógicas, desde o planejamento à avaliação da aprendizagem, com base em cr i tér ios psicossociais, objetivando a conquista de ambientes socioeducativos privilegiados, facilitadores da adaptação individual de cada aluno.

Identifique abaixo qual atitude NÃO está de acordo com a utilização crítica do livro didático pelo professor.

  • A.

    Descobrir a melhor forma de estabelecer o necessário diálogo entre o que diz o livro e o que pensam os alunos.

  • B.

    Escolher um livro que desenvolva, em seu aluno, o raciocínio indutivo e dedutivo visto como uma ferramenta estimulante.

  • C.

    Trabalhar com um livro que tenha uma linguagem dosada ao nível da série e vocabulário que esclareça o texto.

  • D.

    Verificar se as ilustrações são adequadas, auxiliando também na compreensão dos textos, e se o livro incentiva o raciocínio indutivo e dedutivo do aluno.

  • E.

    Evitar fazer correções nos conteúdos do livro e operar com os significados propostos, sem retificar o que for necessário.

Assis (1994) [ apud Pascoal (2008)] apresenta a importância do papel do Orientador Educacional como corresponsável pela aprendizagem dos alunos. Apresenta o papel do Orientador Educacional numa dimensão bastante ampla e fala também da escola como lócus privilegiado de participação. Questiona a formação profissional, mostrando que há necessidade do domínio de conteúdos essenciais a uma nova atuação. Questiona, ainda, as práticas docentes envolvendo os aspectos didático-pedagógicos, tais como metodologia, avaliação, relação professor-aluno, objetivos, conteúdos e revela a necessidade de que os docentes conheçam e reflitam sobre o real significado da existência da escola e sua função:

  • A.

    educacional.

  • B.

    cultural

  • C.

    social.

  • D.

    formativa.

  • E.

    informativa.

Ao tomar conhecimento de que um aluno sofreu maus-tratos, apresentando marcas visíveis, qualquer funcionário da escola deve:

  • A.

    acolher o aluno.

  • B.

    comunicar ao Conselho Escola-Comunidade.

  • C.

    comunicar ao ConselhoTutelar.

  • D.

    comunicar apenas ao corpo docente.

  • E.

    guardar segredo.

O ensino desenvolvido pela escola necessita contemplar além das experiências prévias dos alunos, diversificados meios letrados, portadores de informações significativas, para a compreensão do que se lê e do que se escreve na sociedade. As alternativas abaixo referem-se à alfabetização e ao letramento. Apenas uma delas apresenta informação INCORRETA.Assinale-a.

  • A.

    Letramento é um termo utilizado para acentuar o trabalho com as práticas sociais de leitura e da escrita, ampliando o conceito de alfabetização comumente relacionado com a aquisição do código escrito.

  • B.

    As interações entre os alunos, o uso diversificado de materiais escritos e a proposição de atividades com sentido favorecem o processo de alfabetização.

  • C.

    A organização de um ambiente alfabetizador em uma sala de aula e o alcance, pelo aluno, da hipótese alfabética na escrita têm o mesmo significado.

  • D.

    A escolha por um método de alfabetização, no período inicial do Ensino Fundamental, depende da opção dos professores em relação às unidades de partida a serem consideradas: da parte ao todo, do todo à parte ou combinando as duas formas.

  • E.

    Os termos alfabetização e analfabetismo podem variar de acordo com o contexto sociocultural.

Amanda é uma criança de 3 anos, muito criativa e imaginativa. Durante as brincadeiras livres, ela convoca algumas amigas para serem pacientes em seu consultório. Junto com as colegas, utiliza alguns materiais da sala para compor o cenário, como telefone, maca, medicamentos, mesa, papéis, caneta, etc. Certo dia, Amanda nos pregou um susto com sua brincadeira de médica. Ela pingou cola nos olhos de uma outra criança que, desesperada, começou a gritar. Corri imediatamente para socorrê-la e, na mesma hora, eu...

Marque a alternativa que dá continuidade ao texto acima, de acordo com os procedimentos de primeiros socorros.

  • A.

    irriguei seus olhos com soro fisiológico, durante vários minutos, até que a cola fosse totalmente removida.

  • B.

    utilizei um colírio anestésico para poder remover a cola sem causar dor.

  • C.

    peguei papel toalha e removi a cola que estava em seus olhos.

  • D.

    solicitei uma ambulância para levá-la ao hospital.

  • E.

    coloquei em seus olhos algodões encharcados com água boricada e deixei agir até que a cola fosse totalmente removida.

Marque V para verdadeiro ou F para falso de acordo com os princípios de uma organização e gestão escolar participativa.

( ) A autonomia é gerida com corresponsabilidade, partilhada e solidária entre todos os membros da equipe escolar.

( ) O Diretor não submete à avaliação da equipe o desenvolvimento das decisões tomadas coletivamente.

( ) Os pais e representantes participam do Conselho de Escola, acompanham e avaliam a qualidade do serviço prestado.

( ) Há uma relação orgânica e unilateralizada entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar.

( ) O plano de ação da escola ou projeto pedagógico curricular é discutido e analisado publicamente pela equipe escolar.

 A sequência correta é:

  • A.

    V,V, F, F,V.

  • B.

    F, F,V,V, F.

  • C.

    V, F,V, F,V.

  • D.

    V, F, F,V, F.

  • E.

    F,V, F,V, F.

Qual o critério que devemos evitar ao iniciar um trabalho focado na concepção do agrupamento produtivo em sala de aula?

  • A.

    Mapear o que a turma já sabe, através da investigação do nível de conhecimento de toda a classe e de cada aluno individualmente.

  • B.

    Observar o desempenho de todos os alunos no processo com o objetivo de não alterar a formação inicial dos grupos.

  • C.

    Pensar previamente no conteúdo a ser ensinado e nos objetivos específicos da atividade.

  • D.

    Adequar as atividades de acordo com os níveis de aprendizagem: nem muito fáceis, nem muito complicadas.

  • E.

    Sondar o desempenho individual do aluno, analisando suas produções durante todo o processo da aprendizagem.

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