Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A inclusão de questões sociais no currículo escolar não é uma preocupação inédita. Os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam essa tendência e a incluem no currículo de forma a comporumconjunto articulado e aberto de novos temas, buscando um tratamento didático que contemplem sua complexidade e sua dinâmica. De acordo com os PCNs, osTemasTransversais:
I. têm a mesma impor tância das áreas convencionais.
II. podem ser priorizados e contextualizados de acordo com as diferenças locais.
III. devem ser utilizados, mas não têm a mesma importância que as áreas convencionais.
Está(ão) correta(s):
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Gestão escolar diz respeito às atividades de planejamento, execução e avaliação que dirigentes e professores precisam desenvolver para levar adiante seus projetos educacionais e curriculares. A execução de um plano é, por natureza, um processo dinâmico e flexível que para funcionar de forma adequada, como elemento facilitador de uma gestão para mudança, exige talento político e:
formação.
liderança.
competências.
informação.
especialização.
Que tipo de planejamento apresenta a seguinte definição: é a previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante um certo período de tempo, geralmente durante o ano ou semestre letivo?
Planejamento de unidade.
Planejamento educacional.
Planejamento de aula.
Planejamento de curso.
Planejamento escolar.
Que tipo de avaliação tem como característica relatar umfato cuja solução exige dois ou mais raciocínios?
Situação problema.
Verdadeiro ou falso.
Associação.
Múltipla escolha.
Complete a lacuna.
Segundo Vera Maria Candau (1999, p. 153), Luckesi define avaliação como Um juízo de valor sobre dados relevantes, objetivando uma tomada de decisão. O que conclui Luckesi com essa afirmativa?
A avaliação tem como objetivo principal medir o conhecimento do aluno.
Em geral, os professores não apresentam um claro entendimento sobre o que seja avaliação.
Aavaliação deve ser considerada um fato comum por fazer parte do dia a dia dos indivíduos.
Basta aplicar uma avaliação para se ter um perfil do processo de aprendizagem.
Avaliar é uma mera formalidade do sistema.
Os jogos e as brincadeiras são atividades desenvolvidas na Educação Infantil como recursos que contribuem para:
distrair a criança, para não ficar cansada durante sua permanência no espaço da instituição educativa.
socializar as crianças mais rebeldes, a fim de melhorar o seu comportamento na hora do recreio.
desenvolver a sociabilidade, a criatividade, o respeito ao outro, a iniciativa e a imaginação da criança.
proporcionar momentos de descanso para o educador, porque as crianças ficam ocupadas durante as atividades.
estimular a criança a aceitar melhor a sua permanência na unidade escolar infantil.
Explorar o universo da música é uma tarefa a ser desenvolvida na Educação Infantil, porque:
distrai a criança que está no espaço educativo, facilitando a sua permanência nesse espaço, permanecendo às vezes, oito horas na instituição.
a música é uma atividade agradável e lúdica, apropriada para a criança ficar calada quando está ouvindo, facilitando as tarefas do educador infantil, já sobrecarregado com muitas atribuições.
ouvindo, cantando, imitando, dançando, a criança constrói seu conhecimento sobre música, como ser rítmico-mímico, usando espontaneamente os seus gestos diante das sensações.
cantando, a criança desenvolve sua habilidade vocal, imitando cantores já conhecidos, distraindo-se no espaço escolar, não se cansando porque está realizando uma tarefa interessante.
ajuda ao educador nas tarefas do dia a dia que ele planejou, tornando o ambiente mais apropriado para as exigências disciplinares e contribuindo para que a criança aprenda a ouvir em silêncio.
Atividades pedagógicas desenvolvidas no espaço da escola podem ajudar a criança com dificuldades na aprendizagem da linguagem oral e da linguagem escrita. Podem-se enumerar algumas atividades facilitadoras do processo da aquisição de linguagem pela criança:
leitura de textos didáticos, cópia de trechos de estórias, redações sobre gravuras apresentadas, ditados de textos com palavras compostas e de frases com palavras que tenham dígrafos.
aumento dos recursos audiovisuais em sala de aula, incentivo ao desempenho das rotinas, leitura de frases ou pequenos textos motivadores, cantigas de roda e uso de recursos tecnológicos acessíveis.
cantigas de roda, de músicas atuais, leitura de textos com palavras que tenham dois ss, z, lh, r, nh, tr, pr, dr, ditados de palavras compostas e nomes próprios.
leitura de textos contendo palavras compostas, provas orais, cópias das palavras corretas, substituindo aquelas com erros ortográficos, elaborar enunciados claros e concisos.
utilização de filmes cômicos, desenhos animados, repetição das leituras que foram entrecortadas e com pouca entonação, leitura de legendas, organização e elaboração de textos escritos.
Juliana está cursando o primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola construtivista. Sua mãe está muito preocupada com os erros gramaticais que Juliana vem cometendo em suas produções de texto. Então, resolveu conversar com a professora sobre a sua insatisfação quanto ao ensino da escola.
Partindo dessas informações, qual seria a resposta da professora diante da angústia da mãe?
Partindo dessas informações, qual seria a resposta da professora diante da angústia da mãe?
Também percebo que Juliana é uma aluna fraca, sugiro que ela retorne para o último período da pré-escola.
Juliana está tendo liberdade para construir textos, e isto é importante para o seu processo de alfabetização. Mandarei para casa mais exercícios para que ela possa treinar gramática.
Sabemos que sua escrita está incorreta, mas o que valorizamos é a produção criativa da criança e seu entendimento a respeito de como organizar a história.
Juliana é uma menina muito inteligente e criativa, mas se distrai facilmente conversando com os colegas, acredito que, por esta razão, esteja errando tanto.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
É característica da avaliação formativa ser:
quantitativa.
contínua.
classificatória.
somativa.
genérica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...