Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Entre as políticas públicas para a melhoria da qualidade da escola são aplicados instrumentos de avaliação externa como SAEB, Prova Brasil ou outra promovida pelo sistema de ensino a que a instituição esteja vinculada.Assim, é correto afirmar que:

  • A.

    a Prova Brasil avalia alunos de 5° e 9° anos do Ensino Fundamental, da rede pública e urbana de ensino.

  • B.

    participam do SAEB alunos de 5°e 9° anos do Ensino Fundamental e também os da 3ª série do Ensino Médio regular, da rede privada, em área urbana.

  • C.

    a participação no SAEB e na Prova Brasil é compulsória para alunos e instituições de ensino.

  • D.

    o SAERJ é aplicado em todas as instituições de ensino públicas e privadas situadas no território do Estado do Rio de Janeiro

  • E.

    a Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada a todos os alunos matriculados no Ensino Fundamental.

Para os alunos impedidos de frequentar regularmente as aulas, por motivo de doença, poderão ser ofertados estudos de:

  • A.

    avanços progressivos.

  • B.

    atendimento domiciliar.

  • C.

    recuperação paralela.

  • D.

    recuperação final.

  • E.

    aceleração de estudos.

O governo federal sancionou, em março de 2003, a Lei nº 10.639/03-MEC, que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação da mesma. A Lei nº 10.639, instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. Essa decisão resgata historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira e é fundamentadaemquestões:

  • A.

    históricas, sociais e antropológicas.

  • B.

    filosóficas, culturais e antropológicas.

  • C.

    culturais, históricas e sociológicas.

  • D.

    humanísticas, sociais e antropológicas.

  • E.

    históricas, culturais e filosóficas.

São trabalhados obrigatoriamente mesmo que sob a forma de temas transversais, os conteúdos de:

  • A.

    Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e doAdolescente e Educação Ambiental.

  • B.

    Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente e Língua Espanhola.

  • C.

    Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente e Língua Espanhola.

  • D.

    Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e doAdolescente eArte.

  • E.

    Educação para o Trânsito, Estatuto da Criança e do Adolescente, Língua Espanhola e Educação Física.

Em relação à organização curricular da educação básica, é correto afirmar:

  • A.

    A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para todas as instituições de educação básica.

  • B.

    A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para todas as instituições de educação básica e opcional para os alunos do Ensino Médio.

  • C.

    A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para todas as instituições de educação básica e opcional para os alunos do Ensino Fundamental.

  • D.

    A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para as instituições de Ensino Médio, sendo facultativa para os alunos.

  • E.

    A língua Espanhola é obrigatória nas instituições de educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e de Educação a Distância para os alunos do MERCOSUL.

Os conteúdos de cada tema foram organizados de forma a reunir os diversos conteúdos em função dos principais eixos de cada tema.

  • A.

    pela Secretaria de Estado.

  • B.

    pela Constituição Federal.

  • C.

    pela Fundação Municipal de Educação.

  • D.

    pelas instituições privadas.

  • E.

    pelo ConselhoTutelar.

A Orientação Vocacional Ocupacional – facilitadora do processo de escolha profissional ajustada – deve propiciar às pessoas a capacidade de adaptação, interpretação e juízo da realidade, discriminação, hierarquização, esclarecer diar iamente a ambiguidade e tolerar a ambivalência. Esses aspectos nada mais são do que o desenvolvimento do raciocínio:

  • A.

    hipotético-dedutivo.

  • B.

    indutivo.

  • C.

    psicossocial.

  • D.

    cognitivo.

  • E. filosófico.

Segundo FREIRE (1996: 96), “o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, dúvidas e incertezas...” Sobre a relação professor/aluno, o primeiro a colocar a importância da linguagem, da fala e do discurso nos processos de transformação do professor foi:

  • A.

    Lacan.

  • B.

    Vigotsky.

  • C.

    Stern

  • D.

    Piaget.

  • E.

    Freud.

Embora a transversalidade implique que os conteúdos dos Temas Transversais sejam contemplados pelas áreas e não configurem um aprendizado à parte, todos os temas têm, explicitados em seus documentos, o conjunto de conceitos, procedimentos, atitudes e valores a serem ensinados e aprendidos.

As afirmativas seguintes apresentam especificidades dos conteúdos dosTemasTransversais, EXCETO:

  • A.

    Quanto à divisão dos conteúdos, considerou-se que nos Temas Transversais não há nada que, a priori , justifique uma sequenciação de conteúdos.

  • B.

    Os conteúdos podem ser abordados em qualquer ciclo, variando apenas o grau de profundidade e abrangência com que serão trabalhados.

  • C.

    A transversalidade possibilita ao professor desenvolver o trabalho com uma abordagem mais dinâmica e menos formalista.

  • D.

    Os Temas Transversais precisam necessariamente ser oferecidos aos alunos na sequência em que são apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

  • E.

    Os conteúdos de cada tema foram organizados de forma a reunir os diversos conteúdos em função dos principais eixos de cada tema.

A Teoria da Modificabilidade Cognitiva diz que a inteligência é algo dinâmico, com possibilidades de mudança.Oautor dessa teoria foi:

  • A.

    Reuven Feuerstein.

  • B.

    Jean Piaget.

  • C.

    Jorge Visca.

  • D.

    David Elkind.

  • E.

    HenryWallon.

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