Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Entre as políticas públicas para a melhoria da qualidade da escola são aplicados instrumentos de avaliação externa como SAEB, Prova Brasil ou outra promovida pelo sistema de ensino a que a instituição esteja vinculada.Assim, é correto afirmar que:
a Prova Brasil avalia alunos de 5° e 9° anos do Ensino Fundamental, da rede pública e urbana de ensino.
participam do SAEB alunos de 5°e 9° anos do Ensino Fundamental e também os da 3ª série do Ensino Médio regular, da rede privada, em área urbana.
a participação no SAEB e na Prova Brasil é compulsória para alunos e instituições de ensino.
o SAERJ é aplicado em todas as instituições de ensino públicas e privadas situadas no território do Estado do Rio de Janeiro
a Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada a todos os alunos matriculados no Ensino Fundamental.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Para os alunos impedidos de frequentar regularmente as aulas, por motivo de doença, poderão ser ofertados estudos de:
avanços progressivos.
atendimento domiciliar.
recuperação paralela.
recuperação final.
aceleração de estudos.
O governo federal sancionou, em março de 2003, a Lei nº 10.639/03-MEC, que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação da mesma. A Lei nº 10.639, instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. Essa decisão resgata historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira e é fundamentadaemquestões:
históricas, sociais e antropológicas.
filosóficas, culturais e antropológicas.
culturais, históricas e sociológicas.
humanísticas, sociais e antropológicas.
históricas, culturais e filosóficas.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
São trabalhados obrigatoriamente mesmo que sob a forma de temas transversais, os conteúdos de:
Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e doAdolescente e Educação Ambiental.
Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente e Língua Espanhola.
Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente e Língua Espanhola.
Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e doAdolescente eArte.
Educação para o Trânsito, Estatuto da Criança e do Adolescente, Língua Espanhola e Educação Física.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Em relação à organização curricular da educação básica, é correto afirmar:
A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para todas as instituições de educação básica.
A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para todas as instituições de educação básica e opcional para os alunos do Ensino Médio.
A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para todas as instituições de educação básica e opcional para os alunos do Ensino Fundamental.
A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para as instituições de Ensino Médio, sendo facultativa para os alunos.
A língua Espanhola é obrigatória nas instituições de educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e de Educação a Distância para os alunos do MERCOSUL.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os conteúdos de cada tema foram organizados de forma a reunir os diversos conteúdos em função dos principais eixos de cada tema.
pela Secretaria de Estado.
pela Constituição Federal.
pela Fundação Municipal de Educação.
pelas instituições privadas.
pelo ConselhoTutelar.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Orientação Vocacional Ocupacional facilitadora do processo de escolha profissional ajustada deve propiciar às pessoas a capacidade de adaptação, interpretação e juízo da realidade, discriminação, hierarquização, esclarecer diar iamente a ambiguidade e tolerar a ambivalência. Esses aspectos nada mais são do que o desenvolvimento do raciocínio:
hipotético-dedutivo.
indutivo.
psicossocial.
cognitivo.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo FREIRE (1996: 96), o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, dúvidas e incertezas... Sobre a relação professor/aluno, o primeiro a colocar a importância da linguagem, da fala e do discurso nos processos de transformação do professor foi:
Lacan.
Vigotsky.
Stern
Piaget.
Freud.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Embora a transversalidade implique que os conteúdos dos Temas Transversais sejam contemplados pelas áreas e não configurem um aprendizado à parte, todos os temas têm, explicitados em seus documentos, o conjunto de conceitos, procedimentos, atitudes e valores a serem ensinados e aprendidos.
As afirmativas seguintes apresentam especificidades dos conteúdos dosTemasTransversais, EXCETO:
Quanto à divisão dos conteúdos, considerou-se que nos Temas Transversais não há nada que, a priori , justifique uma sequenciação de conteúdos.
Os conteúdos podem ser abordados em qualquer ciclo, variando apenas o grau de profundidade e abrangência com que serão trabalhados.
A transversalidade possibilita ao professor desenvolver o trabalho com uma abordagem mais dinâmica e menos formalista.
Os Temas Transversais precisam necessariamente ser oferecidos aos alunos na sequência em que são apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os conteúdos de cada tema foram organizados de forma a reunir os diversos conteúdos em função dos principais eixos de cada tema.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Teoria da Modificabilidade Cognitiva diz que a inteligência é algo dinâmico, com possibilidades de mudança.Oautor dessa teoria foi:
Reuven Feuerstein.
Jean Piaget.
Jorge Visca.
David Elkind.
HenryWallon.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...