Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o planejamento, é correto afirmar que:

I. Está diretamente vinculado ao que ocorre em sala de aula.

II. É determinante do processo ensinoaprendizagem.

III. Deve estar embasado em um livro didático.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

O final do século XIX e o início do século XX constituem um período marcado por tantas inovações tecnológicas que numerosos pensadores passaram a divulgar a crença no progresso indefinido. Nesse contexto, a escola viu-se também colocada no centro de um vasto movimento de ideias e de propostas de reforma denominado educação nova, visando a torná-la mais adequada aos novos tempos e às novas realidades.

São elementos comuns às diversas propostas de educação nova:

  • A.

    Papel orientador do professor e transmissão de conteúdos.

  • B.

    Ênfase no livro didático e aluno como receptor de informações.

  • C.

    Conhecimento descontextualizado e aprendizagem significativa.

  • D.

    Reprodução do conhecimento e exposição de conteúdos.

  • E.

    Aluno como sujeito do processo educativo e métodos ativos.

“Consideramos a avaliação não somente como um processo ou um procedimento para saber quanto os alunos aprenderam, mas, primeiramente, como um meio ou oportunidade relevante de ensino e aprendizagem, de formação e, definitivamente, de educação dos alunos.” (Arredondo e Diago, 2009)

De acordo com esses autores, as três partes do processo avaliador são:

  • A.

    Sondagem, verificação e elaboração de conceito final.

  • B.

    Aplicação de testes, conselho de classe e promoção dos alunos.

  • C.

    Avaliação parcial, recuperação de instrumentos e avaliação final.

  • D.

    Coleta de informação, estabelecimento de um juízo e tomada de decisões.

  • E.

    Divulgação de objetivos, testagem de conteúdos e atribuição de notas.

O conceito de “zona de desenvolvimento proximal” (ZDP), elaborado por Vygotsky, é central para a defesa da tese segundo a qual a escola tem como papel a

  • A.

    transmissão de conhecimentos socialmente produzidos pelos homens.

  • B.

    atenção prioritária à escrita, como fonte de emancipação dos educandos.

  • C.

    preparação de crianças para a revolução tecnológica na sociedade da informação.

  • D.

    disseminação de valores que possibilitem o desenvolvimento moral das crianças.

  • E.

    elaboração de métodos de instrução que facilitem a memorização de conteúdos.

Relacione os pensadores listados na Coluna A com suas respectivas ideias contidas na Coluna B.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    2 – 3 – 4 – 5 – 1.

  • B.

    5 – 4 – 1 – 2 – 3.

  • C.

    1 – 2 – 3 – 5 – 4.

  • D.

    3 – 4 – 5 – 1 – 2.

  • E.

    4 – 5 – 2 – 3 – 1.

De acordo com Melo (2008), os quatro elementos fundamentais dentro da didática são:

  • A.

    Conteúdo, currículo, disciplina e método.

  • B.

    Objetivo, planejamento, método e avaliação.

  • C.

    Estratégia, ensino, aprendizagem e avaliação.

  • D.

    Disciplina, planejamento, currículo e método.

  • E.

    Objetivo, conteúdo, metodologia e avaliação.

Segundo Jean Piaget, o direito à educação significa:

  • A.

    Garantir a toda criança o pleno desenvolvimento de suas funções mentais e a aquisição de conhecimentos e valores correspondentes ao exercício dessas funções.

  • B.

    Adaptar as crianças ao convívio em sociedade a fim de evitar conflitos entre as classes sociais.

  • C.

    Oportunizar a promoção automática de todas as crianças, pois o fracasso é inibidor e destruidor do ânimo e do entusiasmo.

  • D.

    Facilitar a todas as crianças a autoeducação como um processo espontâneo, informal e livre de obstáculos materiais.

  • E.

    Desenvolver nas crianças o espírito empreendedor que as possibilite competir individualmente em uma sociedade capitalista.

Assinale a alternativa que apresenta a ideia básica do Método Paulo Freire:

  • A.

    Professor como centro do processo ensinoaprendizagem.

  • B.

    Adequação do processo educativo às características do meio.

  • C.

    Currículo organizado a partir de conteúdos clássicos e universais.

  • D.

    Aluno visto como objeto da aprendizagem.

  • E.

    Transmissão de conteúdos através do modelo expositivo.

Segundo Bassedas, para atuar na zona de desenvolvimento proximal é importante, EXCETO:

  • A.

    Considerar os conhecimentos prévios dos alunos.

  • B.

    Ter o conhecimento de todas as dificuldades e transtornos de aprendizagem.

  • C.

    Desenvolver uma tarefa de observação do processo de aprendizagem dos alunos.

  • D.

    Conhecer bem os componentes que podem dificultar a aprendizagem da matéria aos alunos.

  • E.

    Dar a ajuda educativa que faz falta a cada aluno, considerando o seu nível e a diversidade do grupo de aula.

Sobre os sintomas mais sérios de distúrbios afetivos, de acordo com Machado, relacione a Coluna 2 à Coluna 1.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    1 – 3 – 4 – 2.

  • B.

    3 – 1 – 2 – 4.

  • C.

    2 – 1 – 3 – 4.

  • D.

    2 – 4 – 1 – 3.

  • E.

    3 – 2 – 4 – 1.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...