Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o planejamento, é correto afirmar que:
I. Está diretamente vinculado ao que ocorre em sala de aula.
II. É determinante do processo ensinoaprendizagem.
III. Deve estar embasado em um livro didático.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
O final do século XIX e o início do século XX constituem um período marcado por tantas inovações tecnológicas que numerosos pensadores passaram a divulgar a crença no progresso indefinido. Nesse contexto, a escola viu-se também colocada no centro de um vasto movimento de ideias e de propostas de reforma denominado educação nova, visando a torná-la mais adequada aos novos tempos e às novas realidades.
São elementos comuns às diversas propostas de educação nova:
Papel orientador do professor e transmissão de conteúdos.
Ênfase no livro didático e aluno como receptor de informações.
Conhecimento descontextualizado e aprendizagem significativa.
Reprodução do conhecimento e exposição de conteúdos.
Aluno como sujeito do processo educativo e métodos ativos.
Consideramos a avaliação não somente como um processo ou um procedimento para saber quanto os alunos aprenderam, mas, primeiramente, como um meio ou oportunidade relevante de ensino e aprendizagem, de formação e, definitivamente, de educação dos alunos. (Arredondo e Diago, 2009)
De acordo com esses autores, as três partes do processo avaliador são:
Sondagem, verificação e elaboração de conceito final.
Aplicação de testes, conselho de classe e promoção dos alunos.
Avaliação parcial, recuperação de instrumentos e avaliação final.
Coleta de informação, estabelecimento de um juízo e tomada de decisões.
Divulgação de objetivos, testagem de conteúdos e atribuição de notas.
O conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP), elaborado por Vygotsky, é central para a defesa da tese segundo a qual a escola tem como papel a
transmissão de conhecimentos socialmente produzidos pelos homens.
atenção prioritária à escrita, como fonte de emancipação dos educandos.
preparação de crianças para a revolução tecnológica na sociedade da informação.
disseminação de valores que possibilitem o desenvolvimento moral das crianças.
elaboração de métodos de instrução que facilitem a memorização de conteúdos.
Relacione os pensadores listados na Coluna A com suas respectivas ideias contidas na Coluna B.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2 3 4 5 1.
5 4 1 2 3.
1 2 3 5 4.
3 4 5 1 2.
4 5 2 3 1.
De acordo com Melo (2008), os quatro elementos fundamentais dentro da didática são:
Conteúdo, currículo, disciplina e método.
Objetivo, planejamento, método e avaliação.
Estratégia, ensino, aprendizagem e avaliação.
Disciplina, planejamento, currículo e método.
Objetivo, conteúdo, metodologia e avaliação.
Segundo Jean Piaget, o direito à educação significa:
Garantir a toda criança o pleno desenvolvimento de suas funções mentais e a aquisição de conhecimentos e valores correspondentes ao exercício dessas funções.
Adaptar as crianças ao convívio em sociedade a fim de evitar conflitos entre as classes sociais.
Oportunizar a promoção automática de todas as crianças, pois o fracasso é inibidor e destruidor do ânimo e do entusiasmo.
Facilitar a todas as crianças a autoeducação como um processo espontâneo, informal e livre de obstáculos materiais.
Desenvolver nas crianças o espírito empreendedor que as possibilite competir individualmente em uma sociedade capitalista.
Assinale a alternativa que apresenta a ideia básica do Método Paulo Freire:
Professor como centro do processo ensinoaprendizagem.
Adequação do processo educativo às características do meio.
Currículo organizado a partir de conteúdos clássicos e universais.
Aluno visto como objeto da aprendizagem.
Transmissão de conteúdos através do modelo expositivo.
Segundo Bassedas, para atuar na zona de desenvolvimento proximal é importante, EXCETO:
Considerar os conhecimentos prévios dos alunos.
Ter o conhecimento de todas as dificuldades e transtornos de aprendizagem.
Desenvolver uma tarefa de observação do processo de aprendizagem dos alunos.
Conhecer bem os componentes que podem dificultar a aprendizagem da matéria aos alunos.
Dar a ajuda educativa que faz falta a cada aluno, considerando o seu nível e a diversidade do grupo de aula.
Sobre os sintomas mais sérios de distúrbios afetivos, de acordo com Machado, relacione a Coluna 2 à Coluna 1.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 3 4 2.
3 1 2 4.
2 1 3 4.
2 4 1 3.
3 2 4 1.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...