Questões de Pedagogia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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A gestão democrática é um princípio consagrado pela CF e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira do PPP da escola. Nesse sentido, é correto afirmar que o(a)

  • A. busca pela gestão democrática exclui a participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões administrativo-pedagógicas.
  • B. gestão democrática, no interior da escola, é um princípio fácil de ser consolidado na construção do projeto político-pedagógico e na sua gestão.
  • C. conselho escolar será escolhido pelos gestores da escola e deverá aprovar as decisões de acordo com eles para que ocorra a gestão democrática.
  • D. comunidade escolar é formada pelos gestores e professores e as decisões democráticas devem ocorrer apenas entre esses dois grupos.
  • E. gestão democrática implica principalmente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização.

A educação inclusiva propõe um novo modelo escolar no qual se torna possível o acesso e a permanência de todos na escola. Acerca desse tema, é correto afirmar que a educação

  • A. inclusiva exige do aluno a adaptação a regras disciplinares e de ensino da escola, sob pena de punição e reprovação.
  • B. inclusiva requer uma nova cultura escolar e uma nova concepção de escola que vise ao desenvolvimento de respostas educativas, atingindo todos os alunos.
  • C. especial é sinônima de educação inclusiva. Nesses dois modelos, o aluno é acolhido em espaços apropriados e tem atendimento individualizado e especializado.
  • D. inclusiva deve ser concebida como um sistema educacional especializado que adota metodologias específicas com materiais, recursos e professores especialistas.
  • E. inclusiva se resume à matrícula do aluno com deficiência na turma comum, dando a ele a oportunidade de estar presente na escola regular.

Acompanhar as atividades, avaliando-as, leva à reflexão, com base em dados concretos, sobre como a escola se organiza para colocar em ação seu projeto político-pedagógico. Acerca da avaliação do PPP, assinale a alternativa correta.

  • A. O processo avaliativo do PPP deve ser realizado apenas pelos educandos, pois são os maiores interessados na comunidade escolar.
  • B. Os avaliadores que comungam das ideias de uma visão crítica analisam o PPP como algo estanque e desvinculado dos aspectos políticos e sociais.
  • C. A avaliação tem um compromisso amplo com a eficiência e eficácia das propostas colocadas no PPP, por isso deve ser rígida e decisória.
  • D. A avaliação do PPP, em uma visão crítica, parte da necessidade de se conhecer a realidade escolar e se esforçar para propor ações alternativas.
  • E. Para que seja um processo válido, a avaliação do PPP deve ser realizada por avaliadores externos que não estejam envolvidos com os problemas locais.

O PPP busca um rumo, uma direção, por isso é uma ação intencional, com sentido explícito e compromisso definido coletivamente. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A. o PPP é um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico e aos interesses reais e coletivos da comunidade escolar.
  • B. a dimensão política do PPP se expressa na definição de ações educativas necessárias às escolas para cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.
  • C. o PPP deve expressar uma dimensão político-partidária com a qual a maioria da população do entorno escolar simpatize.
  • D. a escolha do tipo de compromisso político que estará expresso no PPP deve ser dos dirigentes da escola, independentemente da comunidade escolar.
  • E. os compromissos políticos expressos no PPP independem das disposições contidas na legislação educacional.

A discussão sobre pedagogia de projetos não é nova. Ela surgiu com John Dewey e outros representantes da chamada pedagogia ativa. Já com este autor, a discussão estava embasada em uma concepção de que a educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Os projetos devem partir, necessariamente, dos alunos para que não sejam uma imposição da escola.
  • B. O que caracteriza o trabalho com projetos é a origem do tema, e não o tratamento dado a ele.
  • C. É uma postura pedagógica, e não apenas uma técnica de ensino, mais atrativa para os alunos.
  • D. O método de resolução de problemas é impraticável na adoção da pedagogia de projetos.
  • E. A pedagogia de projetos está diretamente ligada à teoria da aprendizagem cognitivista.

Com relação à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.

I A interdisciplinaridade é o elo entre os profissionais do ensino como forma de reciprocidade, de reflexão mútua e em substituição à concepção fragmentária do conhecimento.

II O professor, na perspectiva interdisciplinar, necessita desenvolver uma ação permeada de criticidade e reflexão perante o aluno, o conhecimento, a realidade e o outro.

III A interdisciplinaridade exige um pensamento lógico, formal e linear.

IV A prática da interdisciplinaridade está inteiramente relacionada à pesquisa.

V O professor, na perspectiva da interdisciplinaridade, não é um mero repassador de conhecimentos, mas é reconstrutor juntamente com seus alunos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.
  • E. 5.

Acerca de plano de ensino, assinale a alternativa correta.

  • A. O Conselho Nacional de Educação escolhe os conteúdos de cada disciplina e explicita, por meio de resoluções e pareceres, como eles devem ser divididos.
  • B. Cabe à escola e ao corpo docente elaborar uma proposta de trabalho e eleger os conteúdos específicos para cada uma das disciplinas.
  • C. Os PCN determinam quais conteúdos devem ser ministrados em cada série/ano da educação básica.
  • D. Cada professor, independentemente da escola e da legislação vigente, deve escolher quais conteúdos devem ser ministrados na disciplina que está sob sua responsabilidade.
  • E. Os conteúdos são delimitados pelos livros didáticos adotados pela escola e, por isso, independem da vontade do professor.

A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente planejamento de ensino. Acerca da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento, assinale a alternativa correta.

  • A. No PPP, devem estar descritas todas as formas de avaliação utilizadas pelos professores em sala de aula.
  • B. A avaliação da aprendizagem é um processo diferente da avaliação do PPP, por isso não existe articulação entre as duas formas de avaliar.
  • C. A avaliação da aprendizagem visa à verificação do conhecimento adquirido pelo estudante durante o processo de ensino e aprendizagem.
  • D. Um dos princípios do PPP é a melhoria da qualidade do ensino, sendo que a avaliação da aprendizagem deve ser um dos instrumentos utilizados para identificar caminhos para que isso ocorra.
  • E. Uma das tarefas do professor é conhecer o PPP para que possa direcionar suas ações pedagógicas, o que não interfere na forma de avaliar seus alunos.

Os métodos de ensino são as ações por meio das quais os professores organizam as atividades de ensino com o intuito de atingir objetivos. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

  • A. Os métodos de ensino adotados em sala de aula independem dos objetivos gerais propostos pelo Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola.
  • B. O método de ensino deve corresponder à necessária unidade: objetivos; conteúdos; métodos; e formas de organização do ensino.
  • C. Os métodos de ensino independem dos conteúdos e das disciplinas, por isso todos os métodos podem ser utilizados em qualquer conteúdo.
  • D. A escolha do método a ser utilizado para o ensino de um determinado conteúdo independe da idade e do nível de desenvolvimento dos alunos.
  • E. No PPP da escola, já estão definidos todos os métodos e todas as ações que o professor adotará em sala de aula.

Acerca das teorias psicológicas da aprendizagem, assinale a alternativa correta.

  • A. Para Emília Ferreiro, o processo de escrita depende do treinamento motor e da repetição de sílabas e palavras.
  • B. Piaget criou o conceito de zona de desenvolvimento proximal, referindo-se às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático.
  • C. Para os teóricos do condicionamento, há diferença entre a aprendizagem mecânica e a aprendizagem significativa.
  • D. Para a teoria cognitivista, hábitos e associações entre estímulo e resposta são aprendidos por meio da prática.
  • E. A partir das concepções de Vygotsky, a escola tornase um espaço que deve privilegiar o contato social e cultural. O aluno jamais poderá ser visto como alguém que não aprende.
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