Questões de Pedagogia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Jean Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento. Com base nessa teoria, assinale a alternativa correta.

  • A. No período das operações concretas, o recém-nascido exercita os reflexos e o fundo hereditário.
  • B. No período pré-operatório, a criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais.
  • C. No período sensório-motor, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que provoca transformações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança.
  • D. No período das operações formais, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal abstrato.
  • E. Na idade adulta, surgem novas estruturas mentais que possibilitam o aumento gradual do desenvolvimento cognitivo.

A escola tem compromisso com a cultura e os problemas sociais pertencem à sociedade. O papel do aluno é superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Caso não consiga, deverá procurar o ensino profissionalizante. Para essa concepção de educação, a relação professor/aluno é

  • A. liberal, não havendo lugar privilegiado para o professor, cujo papel é auxiliar o desenvolvimento espontâneo do aluno.
  • B. centrada no aluno. O professor deve garantir o bom relacionamento e interferir o menos possível no processo de aprendizagem.
  • C. autoritária e o professor exige uma atitude receptiva do aluno.
  • D. dialógica. Educador e educando posicionam-se como sujeitos do processo de ensino e aprendizagem.
  • E. mediada pelo professor, que parte da realidade do aluno para propor novos desafios e conhecimentos que despertem a crítica da realidade.

O aprendizado é considerado como um aspecto necessário e fundamental no processo de desenvolvimento de todas as funções psicológicas superiores. O desenvolvimento pleno do ser humano depende do aprendizado que ele realiza em um determinado grupo cultural a partir da interação com outros indivíduos de sua espécie. Esse conceito foi formulado por

  • A. Piaget.
  • B. Skinner.
  • C. Freud.
  • D. Wundt.
  • E. Vygotsky.

De acordo com a teoria de Schutz, as pessoas integram-se em um grupo para que certas necessidades sejam satisfeitas. Ele identificou três necessidades interpessoais típicas: necessidade de inclusão, necessidade de controle e necessidade de afeição. Acerca desse tema, é correto afirmar que

  • A. as pessoas que são rebeldes e resistentes se integram aos grupos para controlar o que são incapazes de controlar.
  • B. a necessidade de afeição se refere ao estabelecimento de relações de comando e de autoridade.
  • C. a necessidade que toda pessoa tem de se sentir aceita, valorizada e respeitada é definida pelo autor como necessidade de inclusão.
  • D. a necessidade de controle se refere ao estabelecimento de relações afetivas, de sentimentos íntimos e particulares.
  • E. os sujeitos com afeição negativa são os que mais buscam os grupos afetivos como forma de se confidenciarem.

Ao pensar a inclusão na educação, deve-se entender a diversidade em seus múltiplos aspectos, que serão analisados, visando ao resgate dos direitos humanos dos grupos excluídos socialmente. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

  • A. A política pública educacional indígena restringe-se ao reconhecimento das diferenças étnico-raciais.
  • B. O movimento negro desconsidera a longa duração dos processos coloniais escravocratas, exigindo igualdade racial.
  • C. Para os grupos feministas, as relações entre homens e mulheres estão pautadas pelo determinismo biológico.
  • D. O racismo, o sexismo, a homofobia, entre outras manifestações sociais, acarretam a exclusão de parcelas da população dos bancos escolares.
  • E. Praticar a educação para a diversidade na escola é priorizar um dos grupos de excluídos e criar estratégicas pedagógicas para inclui-lo.

A educação constitui direito da pessoa com deficiência, sendo assegurados a ela sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida. A respeito da educação inclusiva, assinale a alternativa correta.

  • A. É obrigação do Estado ofertar educação bilíngue, em Libras, como primeira língua, e, em língua portuguesa, como segunda língua, para todos os estudantes em escolas regulares.
  • B. As instituições privadas, de qualquer nível e modalidade de ensino, são obrigadas a oferecer condições de inclusão, podendo acrescentar valores adicionais às mensalidades desses estudantes.
  • C. O atendimento às pessoas com deficiência deverá ser realizado apenas por professores especializados em programas de formação inicial.
  • D. Dependendo do tipo de necessidade especial que o aluno tenha, a escola poderá recusá-lo por não ter condições favoráveis a seu atendimento.
  • E. As instituições de ensino superior deverão disponibilizar provas em formatos acessíveis para atendimento das necessidades específicas do candidato com deficiência.

A família e a influência cultural são fatores importantes na determinação do padrão de uso e consumo de álcool e outras drogas. No que diz respeito a psicotrópicos, é correto afirmar que

  • A. a família é a primeira e única referência do homem; é como uma sociedade em miniatura, por isso nela se determinam os vícios.
  • B. há várias evidências de que os padrões culturais têm papel significativo no desenvolvimento do alcoolismo, portanto não existem condições preexistentes de personalidade que favoreçam a dependência.
  • C. o uso de álcool é socialmente mais aceitável que o uso de outras drogas, mas o fato de ser socialmente aceitável não anula o risco que a droga representa.
  • D. vários autores demonstram que a cultura não se constitui como um importante fator para determinar a proporção de alcoólatras.
  • E. culturas que seguem rituais estabelecidos de onde, quando e como beber têm maiores taxas de uso abusivo de álcool que as culturas que simplesmente proíbem o uso.

Mesmo tendo aumentado o nível de consciência sobre as questões étnico-raciais, não se pode negar que ainda existe uma ideologia racial presente no cotidiano escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A. os valores transmitidos aos estudantes dentro do ambiente escolar são apenas os pertinentes à questão de classe social.
  • B. o racismo e a discriminação racial e de gênero, que fazem parte da cultura e da estrutura da sociedade brasileira, não estão presentes nas relações entre educadores e educandos.
  • C. a escola não enfatiza a ideologia do branqueamento, que se revela por meio da tentativa de suavizar o pertencimento racial dos alunos e professores negros.
  • D. as teorias racistas presentes no cotidiano escolar e na sociedade surgiram espontaneamente, sendo meras transposições de pensamento externo.
  • E. a escola não é um campo neutro, mas sim um espaço sociocultural no qual convivem conflitos e contradições.

A família e a escola são ambientes de desenvolvimento e aprendizagem. A respeito da relação entre essas instituições, assinale a alternativa correta.

  • A. A aprendizagem escolar independe das aprendizagens que ocorrem no ambiente familiar.
  • B. É papel exclusivo da família escolher os conteúdos que devem ser ensinados na escola.
  • C. A família e a escola podem funcionar como propulsoras ou inibidoras do desenvolvimento e da aprendizagem humana.
  • D. À família cabe a aprendizagem informal e à escola a aprendizagem formal, por isso uma não deve interferir na outra.
  • E. De acordo com os teóricos críticos, o sucesso na educação escolar ocorre independentemente do contexto familiar.

Acerca do conceito de prevenção, é correto afirmar que

  • A. prevenir é considerar uma série de fatores para favorecer o indivíduo, garantindo-lhe a possibilidade de fazer escolhas.
  • B. prevenir é impossibilitar o uso de drogas.
  • C. o conceito de prevenção tem-se modificado com o tempo. Na atualidade, está associado ao uso ritualístico de drogas.
  • D. o discurso moralista sobre o perigo que a dependência das drogas causa é um trabalho preventivo.
  • E. o trabalho preventivo só tem sucesso quando associado aos valores religiosos.
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