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No que diz respeito à violência, um dos aspectos mais ressaltados pelos profissionais da educação é a falta de preparo para atuar frente ao fenômeno: ao serem questionados se sabem como enfrentar a violência em sua prática pedagógica, apontam a necessidade de formação para discutir a violência na escola. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
O trabalho de prevenção da violência não necessita ser programado e dirigido, ou seja, deve ocorrer de forma intuitiva, uma vez que se realiza em muitas escolas.
A formação de professores e dos profissionais que atuam na educação deve ser repensada, de modo que eles possam ter subsídios para enfrentar o novo momento social.
A atitude informal e intuitiva das conversas com os alunos a respeito da violência é o melhor caminho de prevenção realizado pelos psicólogos e orientadores educacionais nas escolas.
O fato de os professores não terem uma formação adequada pode abalar a relação de confiança dos alunos com os professores, caso estes façam referência a alguma informação equivocada; por isso, o melhor caminho é estar preparado para depois executar algum tipo de ação.
A questão da violência não é um problema da escola, e sim da sociedade como um todo; por isso, a escola não deve perder seu tempo com questões que não serão solucionadas nesse espaço.
Acerca do relacionamento interpessoal, assinale a alternativa correta.
A eficiência dos educadores nada tem que ver com a eficiência dos gestores, que são responsáveis por criar uma boa equipe de trabalho, o que não interfere no trabalho de sala de aula.
Todo gestor deve se interessar pelo professor, criando condições favoráveis para o trabalho. O bom gestor é aquele que influencia as atitudes dos outros por suas ideias e ações, por meio da verificação e do controle da produtividade dos membros do grupo.
O psicólogo e o orientador educacional são os únicos responsáveis pela criação de equipes cooperativas de trabalho na escola, e isso independe das ações de gestão.
Na maioria das escolas, os gestores administram em um ambiente autocrático, onde os líderes e os coordenadores utilizam o poder coercitivo, decidindo o que o grupo deve fazer e como fazer. Nesse ambiente, surgem mais hostilidades, rivalidades e agressividades do que cooperação.
O orientador educacional não deve se preocupar com a gestão da escola, pois sua função está direcionada ao atendimento ao aluno, à família e ao professor.
Quando se fala em orientação educacional, inúmeros conceitos vêm à tona. Acredita-se que houve duas fases: inicialmente, uma fase romântica, em que se achava que a orientação resolvia todos os problemas dos alunos. Outra fase foi chamada objetiva; nesta, a orientação seria uma prestadora de serviços, de várias ordens e que não permitiria que os alunos tivessem problemas. Acerca do papel do orientado na atualidade, assinale a alternativa correta.
O passado nos mostra a orientação educacional com um conceito terapêutico psicologizante, que não se aplica na perspectiva sócio-histórica.
Não é papel do orientador educacional voltar-se para o indivíduo e chegar a uma orientação coletiva, participativa e contextualizada.
O foco da orientação educacional é o ajuste do aluno à escola, a família ou a sociedade e não a formação do cidadão.
O orientador educacional, para compreender e ajudar o aluno, não precisa levar em consideração seu próprio contexto, sua cultura e seus valores.
A orientação está sempre a favor da escola, aconselhando o aluno no cumprimento das regras de procedimento.
Tradicionalmente, o orientador educacional é visto como um profissional cujo papel principal é atuar com os educandos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O papel do orientador educacional não inclui ajuda ao aluno para a tomada de consciência de seus valores e dificuldades no estudo.
Entre as atuações do orientador, o aconselhamento é considerado como a mais importante atividade.
A sondagem de aptidões profissionais dos alunos deve ser realizada por pessoas especializadas, e não pelo orientador.
O aconselhamento familiar é de responsabilidade do psicólogo, e não do orientador.
O aconselhamento pedagógico aos professores deve ser uma das mais importantes ações do orientador educacional.
Por ser um trabalho complexo, a gestão da proposta pedagógica requer a adoção de alguns princípios básicos, cuja aplicação deve estar subordinada a condições concretas da escola. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A gestão democrática se restringe ao discurso da participação, em eleições, assembleias e reuniões.
A autonomia da escola é total e irrestrita, pois os sistemas de ensino não podem determinar as ações realizadas no ambiente escolar.
A gestão da proposta pedagógica independe da coleta de dados para a análise global dos problemas.
A formação continuada dos professores não deve ser princípio norteador da proposta pedagógica.
A participação implica os processos de gestão, os modos de fazer, a coordenação e a cobrança dos trabalhos no cumprimento das responsabilidades compartilhadas.
Hoje em dia, há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família, e elas, juntas, criam espaços agradáveis para a convivência. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A parceria família-escola pode ser estabelecida por meio de uma conversa franca dos professores com os pais, em reuniões simples, organizadas, nas quais é permitido aos pais falarem e opinarem sobre todos os assuntos.
Muitas funções que eram das famílias, como educação sexual, definição política, formação religiosa, entre outras, têm sido transferidas para a escola, mas isso não interfere nas relações humanas desses dois grupos sociais.
A escola deve ser um lugar de aprendizagem, e não um campo de ação no qual haverá continuidade da vida afetiva. A escola que funciona como quintal da casa perde sua função primordial na educação das crianças e dos adolescentes.
As crianças e os jovens precisam sentir que pertencem a uma família. Sabe-se que a família de sangue é a base para qualquer ser. Por sua vez, as famílias construídas com base em laços de afeto não atendem às necessidades fundamentais que tornam as pessoas mais humanas e afetuosas.
A construção da parceria família-escola é responsabilidade exclusiva dos professores, pois, com a proximidade dos pais à escola, tal parceria cria meios de que a família esteja cada vez mais preparada para ajudar seus filhos. É necessária uma conscientização muito grande para que todos se sintam envolvidos nesse processo de educação contínua dos filhos.
Os tipos de violência mais comuns que ocorrem nas escolas são: física; verbal; ofensa, desobediência e desacato ao professor; atitudes de discriminação; ameaças; violência simbólica; baixos salários e más condições de trabalho; exigências da legislação, em especial do Estatuto da Criança e do Adolescente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
As vítimas e os causadores das violências escolares podem ser os professores, alunos e(ou) os funcionários.
Apenas os alunos são vítimas da violência escolar.
Apenas os professores e funcionários são vítimas da violência escolar.
Apenas os alunos são os causadores da violência escolar.
As causas da violência escolar são sociais e não se reportam ao ambiente educacional.
Julgue os itens a seguir acerca dos mecanismos de fortalecimento da relação escola-família na educação das crianças e dos jovens.
I Os conselhos escolares são os meios mais efetivos da participação da família na elaboração do projeto pedagógico da escola.
II Participar da vida escolar das crianças resume-se a participar do conselho escolar.
III A integração da família com a escola deve ser realizada por meio de diversas ações de aproximação que não dependem exclusivamente da escola.
IV Cada escola precisa encontrar os caminhos de aproximação com a comunidade, escutando o que os pais de alunos têm a dizer.
V As crianças que não encontram apoio dos pais nas atividades escolares estão fadadas ao fracasso na vida profissional.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
A ética profissional encontra na educação uma forte manifestação, uma vez que uma classe social, a burguesia, se impõe, em determinado momento, como hegemônica. Desse modo, aquilo que é tido como socialmente justo ou injusto, o bem e o mal, o certo e o errado não correspondem à compreensão, escolha e desejo de cada indivíduo e nem do conjunto dos participantes da vida social. Acerca da ética na profissão docente, assinale a alternativa incorreta.
No exercício da profissão docente, encontram-se professores portadores de objetos de griffes verdadeiras ou falsas, ao invés de se questionarem a respeito desse hábito social. Isso implica falta de crítica sobre a ideologia dominante.
Um professor do ensino público, que foi designado para lecionar em uma escola situada em região urbana com altos índices de violência, ao vivenciar as primeiras semanas nesse contexto, percebe as dificuldades na realização de seu trabalho. Corresponde a uma escolha ética quando tenta transferir-se para uma nova escola em região menos violenta.
A questão ética não se restringe ao plano da aceitação das normas socialmente estabelecidas nem se reduz ao problema da criação dos valores por uma liberdade solitária.
A postura ética nasce da existência concreta de cada um, da consciência dos valores envolvidos no reconhecimento da inalienável dignidade da pessoa e do sentido da responsabilidade pessoal diante do outro, cujo rosto é um apelo constante a ser respeitado e promovido.
A postura ética permite a crítica à pequena moral e, pela crítica, é possível questionar a ideologia, favorecendo o embate de diferentes alternativas sociais.
Quando se pensa o sucesso ou o fracasso escolar, geralmente se fala no papel das famílias como possibilitadoras de aprendizagem. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
As famílias de classes baixas não podem fornecer qualidade de vida satisfatória, alimentação adequada e acesso a diversas formas de cultura; por isso, seus filhos estão fadados ao fracasso escolar.
A falta de estrutura familiar é um sintoma que deve ser considerado de forma única, isolado, na análise sobre o sucesso ou fracasso escolar.
São consideradas famílias produtoras de problemas de aprendizagem somente aquelas que estão em situação de risco e de pobreza.
A família também é responsável pela aprendizagem da criança, já que os pais são os primeiros ensinantes e suas atitudes irão determinar a modalidade de aprendizagem dos filhos.
Para identificar os problemas de aprendizagem, não é preciso distinguir aquilo que é próprio da criança, em termos de dificuldades, daquilo que ela reflete em termos do sistema em que se insere.
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